Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
cezarrocha

Como acender 60 leds aleatoriamente

Recommended Posts

Como eu poderia acender 60 leds, aleatoriamente, permanecendo aceso por 2 minutos cada um. Ou seja, um circuito (que eu já tenho) irá gerar os pulsos, cada pulso deverá acender um dos 60 leds, que permanecerá aceso por 2 minutos. Quando for gerado outro pulso, outro led se acenderá, também por 2 minutos e assim sucessivamente. O intervalo dos pulsos do circuito que eu tenho, varia. Pode ser a cada 10 seg, 30 min, 2 horas, 24 horas etc... Alguém poderia me ajudar com uma ideia de circuito? Algum link, ou circuito pronto? Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre que houver um pulso, acende um outro Led. E o led que estava aceso, apaga, ou só pode apagar após dois minutos ?

Falando de outro jeito, vai ter mais de um Led aceso, ou sempre será apenas 1 ?

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
Sempre que houver um pulso, acende um outro Led. E o led que estava aceso, apaga, ou só pode apagar após dois minutos ?

Falando de outro jeito, vai ter mais de um Led aceso, ou sempre será apenas 1 ?

Paulo

-----------------------------------------------------------------------

Olá amigo. Isso mesmo, sempre que houver um novo pulso, um outro led acende. O led que estava aceso só se apagará após os 2 minutos. Sendo assim, se por ex, os pulsos forem curtos, a cada 10 segundos, vários leds ficaram acesos, mas cada um permanecerá aceso por 2 minutos a contar do momento que cada um acendeu. Entendeu.

Compartilhar este post

Link para o post

:o meu deus cara rsrsrs que loucura rsrsrs, não imagino um jeito de fazer isso sem microcontroladores, o meu conhecimento em eletrônica digital e analógica falha em algo assim, ou seria um circuito muito grande, tem problemas de espaço?

flowwww

Compartilhar este post

Link para o post
:o meu deus cara rsrsrs que loucura rsrsrs, não imagino um jeito de fazer isso sem microcontroladores, o meu conhecimento em eletrônica digital e analógica falha em algo assim, ou seria um circuito muito grande, tem problemas de espaço?

flowwww

-----------------------------------------------------------------------------

Bom, é possivel desenvolver algo com alguns CIs 4017 em cascata. Mas é claro que quanto mais compacto melhor. Você teria alguma ideia.

Compartilhar este post

Link para o post
-----------------------------------------------------------------------------

Bom, é possivel desenvolver algo com alguns CIs 4017 em cascata. Mas é claro que quanto mais compacto melhor. Você teria alguma ideia.

E alguns 60 timers ligados em cada saída dos 4017 ..... :D :D :D :D

Vai ficar absurdamente grande o hardware.

Melhor usar um microprocessador e 8 peças do 74hc595, dá para fazer isso.

Só não entendo a utilidade disto, pois o Led será escolhido aleatóriamente.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais