Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amd fx-6300 + m5a78l-m lx/br


ricardomsn

Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

Trabalho com informática há anos e nunca tinha visto um problema exatamente como este... seguinte:

Há 1 mês atrás eu comprei na KABUM! As seguintes peças para montar um PC top para rodar o GHOSTS e BF4 para meu filho:

- AMD FX-6300

- Mobo Asus m5a78l-m lx/br

- Fonte (só 220v) Corsair Fonte ATX 550W VS550 - CP-9020050-WW

- Cooler Processador - Thermaltake Nic F3 AMD/Intel - CLP0605

- Memória Corsair 4096 MB (4GB) 1600MHz DDR3 CMZ4GX3M1A1600C9

- Placa de vídeo VGA Sapphire ATI Radeon HD 7870 2GB OC DDR5 PCI-Express 11199-19-20G

E montei, comprei uma chave original do windows 8.1 e instalei, tudo 100%. E desde então quando estava apenas lendo uns sites o utilizando pelo primeiro dia, BUM, o computador reiniciou sem apresentar a famosa TELA AZUL, apenas reiniciou (como se tivesse apertado o botão reset normalmente). Enfim, irei resumir, já fiquei jogando por hoooras e hoooras bf4 ou ghosts e nada acontece, são reiniciadas ALEATÓRIAS, as vezes reinicia dentro dos jogos, as vezes fora dos jogos, as vezes fica dias ligado e nada acontece.... como tinha dito anteriormente, nunca ví um erro tão aleatório como este, rsrs.

Informando: a BIOS já veio na última versão(é, eu ia atualizar, rs)

E sobre temperatura fico verificando tudo com monitor, as vezes até jogo em MODO JANELA para ficar vendo as temps, não são elas não... pois aquele cooler de processador é muito bom! Enfim... HEEELP, vou mandar umas screens dos dumps @erro@ com o "BlueScreen View"...

dmp.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ricardo, bom dia.

-qual a corrente elétrica da sua residência?

-ACHO que tu poderia verificar as temperaturas com o game rodando com programa tipo speedfan, ou AIDA64... a HD7870 esquenta bem, logo seria interessante ver a ventilação do gabinete - qual mesmo?

-Seu HD, qual é e como foi feita a instalação... eu li que este hal.dll tem a ver com o gerenciador de boot do windows...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo: Esta Asus m5a78l-m lx/br é uma porcaria, pois embora afirme suportar os FX 6300 existem vários relatos de problemas com esta dupla.

Aparentemente foi adaptada para suportar o FX-6300, o regulador de tensão não da conta do FX-6300 uma vez que com outros processadores mais simples funciona bem.

Alguns dão sorte e não tem problema algum com esta combinação, mas outros sim, inclusive já relatados aqui mesmo no forum:

http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-amd-fx/1157118

Troque a MB e verá que seu problema estará resolvido.

Em tempo: Este erro ocorre com a linha FX-63xx e a linha FX-8xxx (com TDP de 95w)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cláudio e BINHO muito obrigado pelas primeiras respostas... enfim:

Cláudio:

Aqui em casa é 220v mesmo, Goiás só trabalha com essa tensão. Então, sobre as temperaturas, eu fico verificando sempre jogando em modo janela, elas não passam 55~60, mesmo em jogos... o meu gabinete é o -> Gabinete Thermaltake ATX Commander MS-I Black - VN40001W2N-B...

Ele é todo aberto, cheio de furinhos, até coloquei uma fan extra nele de alta rotação... meu HD é um normal de 500gb seagate 7200rpm... normalzinho....

E lembre-se, as vezes o reinício acontece só estando lendo sites, normalmente, sem estar jogando ele reinicia, ou seja, com as temps normais... =(

E lembrando, nem chega a dar a tela azul, reinicia DIRETO. aaaah que raiva!

Binho:

É eu tava lendo isso em váarios lugares, engraçado que quando eu estava comprando as peças eu tinha que ter procurado algumas opiniões sobre essa combinação né, rs... só que eu estava com pressa e não fiz isso =(... ví somente opiniões boas na kabum sobre essa mobo e tal, mas sempre via o pessoal falando com o fx6100 dentro dela ou 4xxx... enfim, estou querendo mendigar algumas informações para ver se consigo ficar menos triste, rsrsrsrs.... deveria ter como resolver isso =((((((( as vezes o barato sai caro. Custo X Benefício saem caro RSRS

Binho, tava até pensando, se eu fosse trocar essa placa... essa seria boa? http://www.kabum.com.br/produto/41866/mb-asrock-p-amd-980de3-u3s3-am3-ddr3-box/?tag=asrock%20am3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Binho:

É eu tava lendo isso em váarios lugares, engraçado que quando eu estava comprando as peças eu tinha que ter procurado algumas opiniões sobre essa combinação né, rs... só que eu estava com pressa e não fiz isso =(... ví somente opiniões boas na kabum sobre essa mobo e tal, mas sempre via o pessoal falando com o fx6100 dentro dela ou 4xxx... enfim, estou querendo mendigar algumas informações para ver se consigo ficar menos triste, rsrsrsrs.... deveria ter como resolver isso =((((((( as vezes o barato sai caro. Custo X Benefício saem caro RSRS

ASUS não respeita o consumidor......

Esta é a terceira vez que vejo a ASUS anunciar que uma determinada MB suporta um processador e na prática não funcionar... mas nas outras duas foi pior pois tratavam-se de produtos Top de linha, onde só a MB custava mais de R$ 1000 e, após algum tempo, após verificar a incompatibilidade, simplesmente retirava a informação de compatibilidade do site deixando os consumidores que já haviam comprando a ver navios, nem sequer prestando qualquer nota. Lembro que um era com os Intel 775 linhas "Qxxxx" e outra foi com AMD, não lembro agora qual modelo.

Também trabalho com informática e embora a ASUS possua alguns bons produtos não os indico, pois não vou comprar algo de um fabricante que omite suas falhas de detrimento do consumidor.

Errar todos erram, lançar produtos ruins todos lançam, mas a honestidade de assumir o erro são poucos.

Lembro que uma vez ocorreu algo parecido com um modelo de MB da Gigabyte e após confirmada a incompatibilidade foi incluída a informação relacionada em letras vermelhas na página do modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendí, é **** né binho... então... vou ser bem sincero, infelizmente pelo que estou vendo eu irei ter que trocar a mobo, mas não poderia mais gastar dinheiro com esse pc, pois o orçamento está apertado aqui já... daí no máximo poderia gastar até 400, estourando 500... teria alguma placa melhor que essa que mandei aí nessa faixa de preço? Ou essa daí estaria muito boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendí, é **** né binho... então... vou ser bem sincero, infelizmente pelo que estou vendo eu irei ter que trocar a mobo, mas não poderia mais gastar dinheiro com esse pc, pois o orçamento está apertado aqui já... daí no máximo poderia gastar até 400, estourando 500... teria alguma placa melhor que essa que mandei aí nessa faixa de preço? Ou essa daí estaria muito boa?

Pode até ser que apareça alguma att da Bios que resolva (o que eu acho difícil ocorrer).

Não precisa ser placa AMD3+ TOP pra rodar o Fx-6300.... só não pode ser a Asus m5a78l-m lx/br.........

Só invista em uma placa cara se pretender fazer um UP futuro para algum processador da linha Fx-83xx como o 8350...... caso contrário, na minha opinião não vale a pena.

Com +/- R$ 150,00 você resolve seu problema GA-78LMT-S2P ou GA-78LMT-S2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendí... teve um cara alí no adrenaline que postou um negócio lá... para eu ir na bios e desativar o turbo core AMD.... e depois disso dizendo ele que estaria resolvido o problema... daí ele disse: apenas faça isso, não pergunte o.O

huahuahuahuahua

fiz isso aqui, estou rodando um programa que ele pediu, um tal de prime95 para stressar processador e RAM.... vamos ver o que dá... mas se não der, vou pegar essa gigabyte aí mesmo binho.... mas, e o TDP dela, não ví lá... por esse preço o máximo tdp dela também não é 95w? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendí... teve um cara alí no adrenaline que postou um negócio lá... para eu ir na bios e desativar o turbo core AMD.... e depois disso dizendo ele que estaria resolvido o problema... daí ele disse: apenas faça isso, não pergunte o.O

huahuahuahuahua

fiz isso aqui, estou rodando um programa que ele pediu, um tal de prime95 para stressar processador e RAM.... vamos ver o que dá... mas se não der, vou pegar essa gigabyte aí mesmo binho.... mas, e o TDP dela, não ví lá... por esse preço o máximo tdp dela também não é 95w? Obrigado!

Não esqueça de setar o Gerenciamento de Energia do Windows para "Sempre ligado".....

Sim, é 95w.... o Fx-6300 é 95w tb.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem gente falando em outro fórum que pode ser porquê uso windows 8, mas é original e tem todos os updates... será que pode ser isso? Acho impossível quase.

Aconteceu uma coisa aqui agora sem explicação... eu estava vendo as temperaturas da placa mãe... e DO NADA CAIU PARA 17graus, estava 38 e caiu para 17C em 1 segundo.......???? o.O

temp.jpg

Testei aqui com outro programa... em um lugar parece que esta 17C e em outro está falando que a temp está 37... o que pode ser isso? É normal?

temps2.jpg

E minhas memórias são 1600mhz... alí está falando que o clock está 800mhz, como assim?

Alou, alguém se encontra? rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo estou exatamente com o mesmo problema que voce... simplesmente igual, e assim como voce o problema nao é temperatura memoria nem nada...

voce conseguio resolve o problema?

se deu jeito ai me fala como tu fez man to necessitanto também rs

Vi em alguns foruns que manda resetar a CMOS e tal... como desativo o turbo core?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também estava pensando em comprar o FX-6300 para coloca-lo na minha MB, mas depois de ver esse tópico (mais um), acabei desistindo. O estranho é que ninguém consegue explicar o que diabos acontece.

Alguns conseguem resolver o problema apenas atualizando a BIOS. (última versão se não me engano, é 1502)

Outros fazem o mesmo procedimento e não tem o mesmo resultado.

Quantos modelos M5A78L-M/LX existem no mercado? Será que isso tem algo haver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conselho de amigo cara...nao entra mesmo nessa furada. Eu aqui como to lascado vou aproveita q ta na garantia e falar com a asus, que elas de certa forma forneceram uma placa que na descrição dizia compativel sendo que nao esta fufando de boa. Mas vou espera a resposta do ricardo pra ver se ele achou uma solucao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

hmmm...

M5A78L-M LX

M5A78L-M LX/BR (versão CKD montada no Brasil)

M5A78L-M LX V2 (125W)

M5A78L-M LX3 (Suporte a FX nativo com restrição de clock a 1333Mhz, Rede Atheros)

M5A78L-M/USB3 (4 slots de RAM, suporte a FX nativo até DDR3 1866 Mhz, som Via Vinyl, USB 3.0)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O claudio é so digiar fx6300+ a lx/br que voce se depara com esse problema. É muito estranho mesmo, assim como o de ricardo eu jogo games pesados durantes horas e nao acontece nada, e simplesmente acesso a net de boa e o pc reinicia mesmo estando progamado pra nao fazer isso. Ja testei de tudo mesmo de testes e a unica alternativa plausivel é essa combinacao do processador e placa. Ta na garantia.... Sera que eles trocam ou ate mesmo concertam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hmmm...

M5A78L-M LX

M5A78L-M LX/BR (versão CKD montada no Brasil)

M5A78L-M LX V2 (125W)

M5A78L-M LX3 (Suporte a FX nativo com restrição de clock a 1333Mhz, Rede Atheros)

M5A78L-M/USB3 (4 slots de RAM, suporte a FX nativo até DDR3 1866 Mhz, som Via Vinyl, USB 3.0)

Olha só que interessante, 4 modelos da mesma placa! :D

Somente os dois ultimos modelos são compatíveis, ou seja, fiz bem em não ter comprado o FX-6300. Se for isso mesmo, o mistério foi desvendado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

è o que o dinei viu aí, terrorista (nos EEUU tu não poderia usar esse nick, tu sabe, né... :D)... só a rev. LX3 suporta OK os FX. Parece que a LXV2 suporta, mas é incerto... fogo é a Asus nem dar bola pro caso... na dúvida, querendo placa-mãe baratinha, comprem gigabyte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ae galera achei a solução pro problema =D. É simples de resolver...

Quando se usa o win 8 apenas aparece o erro 124 ou o pc trava ou reinicia( mesmo programado para nao reiniciar)... Quando instala o win 7 acontece esse mesmo erro e mais um bluescreen 101( ou seja falta de vcore).

Para problema sumir deve ir na bios e procurar pelo nome turbo core tecnology e desativa-lo.

O que eu suspeito: A placa-mãe lx/br pode nao suporta a frequencia do turbo core do fx 6300 e por isso gerar o erro. Ou então ela nao consegue alimentar o processador suficientemente quando ele esta em turbo.

Sinceramente quando desativei nao notei nenhuma diferença. Os games continuam rodando numa boa e tal como se nada tivesse acontecido.

Ja fiz testes e mais testes de stress e tal e o erro sumio de vez...

fica a dica para quem esta com o problema

DESATIVE O TURBO CORE!!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...