Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é Tesla K40 e qual sua aplicação


Jcalvino

Posts recomendados

  • Membro VIP

Reprodução da Matéria postada no TecMundo:

"A NVIDIA anunciou o novo acelerador Tesla K40, mais uma placa criada para auxiliar supercomputadores que precisam de poder de processamento especializado. Além disso, a empresa anunciou uma parceria com a IBM para a criação da nova geração de supercomputadores.

A NVIDIA revelou ao mundo o novo acelerador K40, que conta com 2.880 núcleos de processamento, 192 a mais que seu antecessor, o K20x. Esse número iguala a NVIDIA Tesla K40 à GeForce GTX 780 Ti em quantidade de núcleos, mas sendo 40% por mais rápida no processamento de dados analíticos.

A placa contará com 12 GB de memória RAM, fazendo com que ela consiga lidar com dados duas vezes maiores que antes. A NVIDIA Titan K40 já está disponível em servidores parceiros da empresa e deve ser utilizado pela Universidade do Texas no Maverick, supercomputador que deve ser inaugurado em janeiro.

Parceria para criar a nova geração de supercomputadores

Aproveitando o anúncio da Tesla K40, a NVIDIA revelou que firmou uma parceria com a IBM para a criação de novos supercomputadores, que utilizarão placas GPU de aceleração para centros de dados. A ideia é criar suporte da Tesla GPU aos servidores da IBM baseados na arquitetura Power8, trazendo aplicativos e ferramentas de desenvolvimento para a plataforma."

Fonte/Link: TecMundo

Data da matéria: 18 de Novembro de 2013

Autor: André Luiz Pereira

Outras matérias sobre o assunto:

TechPowerUp - Em Inglês

Engadget - Em Inglês

VentureBeat - Em Inglês

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje se utiliza placas de video (GPU, graphics processing units) para fazer calculos genéricos (GPGPU, ou general purpose computing on graphics processing units) ao invés de simplesmente gráficos que é o propósito original das GPUs. Isso porque os cálculos utilizados para gráficos são em sua grande maioria os mesmos que alguns programas precisam.

Resumindo e indo logo aos finalmentes, a nvidia e a AMD têm linhas de placas gráficas focadas nesses mercados, basicamente coms os mesmos chips que nós podemos comprar por ai (o K40 usa o GK110 que está na GTX780, na Titan e na GTX780 Ti por exemplo), mas com configurações levemente diferenciadas e com drivers (bem) diferentes. E sim, essas placas usam PCIe, mas não adianta para a "gente" comprar placas como essas (inclusive a performance em jogos seria pior), quem compra isso são empresas e talvez algumas universidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...