Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
SyedMuhammad

Onde posicionar 1 Fan

Recommended Posts

Olá pessoal! Estou com alguns problemas de superaquecimento aqui no meu PC, e encontrei 1 fan perdido por aqui (com conector direto na placa-mãe, ou seja, não tem muita mobilidade, quando estiver de dia eu tiro uma foto - de noite não da pra ver nada...), dei uma pesquisada na internet mas não encontrei nenhum caso de uma pessoa com apenas 1 fan.

Então como eu deveria posicionar essa fan? (como exaustor ou ventilador, em cima, em baixo, etc?).

Especificações do Computador:

SO: Windows 7 Home Premium 64-bit SP1

CPU: Core 2 Quad Q6600 2.40GHz

RAM: 4,00GB Single-Channel DDR3 @ 533 Mhz

MOBO: Gigabyte Technology Co., Ltd. G41MT-S2P (Socket 775)

VIDEO: 1023MB NVIDIA GeForce GTX 550 Ti (Gigabyte)

HD: 298GB SAMSUNG HD322GJ ATA Device (SATA)

PSU: Corsair CX430

Obrigado!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá pessoal! Estou com alguns problemas de superaquecimento aqui no meu PC, e encontrei 1 fan perdido por aqui (com conector direto na placa-mãe, ou seja, não tem muita mobilidade, quando estiver de dia eu tiro uma foto - de noite não da pra ver nada...), dei uma pesquisada na internet mas não encontrei nenhum caso de uma pessoa com apenas 1 fan.

Eu costumo deixar meu gabinete aberto, então como eu deveria posicionar essa fan? (como exaustor ou ventilador, em cima, em baixo, etc?).

Obrigado!

Abraços!

Para identificarmos problema de aquecimento é necessário que poste todos os detalhes de sua configuração (Placa mãe, processador, placa de vídeo, fonte, gabinete, quantidade e direção das fans instaladas no gabinete), também é interessante efetuar um teste de stress através do programa Prime95, monitorando as temperaturas com um software de medição como SpeedFan ou HWmonitor.

Baseado nessas informações e na descrição do problema poderemos ajuda-lo de maneira mais rápida e eficaz.

Para lhe recomendar a posição da fan é importante saber qual modelo de seu gabinete e qual o tamanho da fan.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Para identificarmos problema de aquecimento é necessário que poste todos os detalhes de sua configuração (Placa mãe, processador, placa de vídeo, fonte, gabinete, quantidade e direção das fans instaladas no gabinete), também é interessante efetuar um teste de stress através do programa Prime95, monitorando as temperaturas com um software de medição como SpeedFan ou HWmonitor.

Baseado nessas informações e na descrição do problema poderemos ajuda-lo de maneira mais rápida e eficaz.

Para lhe recomendar a posição da fan é importante saber qual modelo de seu gabinete e qual o tamanho da fan.

Abraço

Obrigado por responder!

Adicionado ao tópico as especificações.

Meu fan tem 8cm.

Não sei o modelo do gabinete, mas tenho 1 foto aqui:

http://i.imgur.com/rokZA14.jpg

*Eu usava a fan como na imagem, mas agora por testes, eu o fechei e prendi a fan na tampa voltada ao processador, como consequência, a temperatura do processador fica em 72ºC +-, enquanto a da placa de vídeo sobe pra 75ºC +-. (Temps em full)

Bom, eu exagerei quando dito que era um superaquecimento, pelo que andei dando uma olhada por ai, placas de vídeo do mesmo modelo não chegavam a essa temperatura em full.

As quais antes ficavam:

Processador:76ºC +-,

Placa de Vídeo: 70ºC +-.

Compartilhar este post

Link para o post
Obrigado por responder!

Adicionado ao tópico as especificações.

Meu fan tem 8cm.

Não sei o modelo do gabinete, mas tenho 1 foto aqui:

http://i.imgur.com/rokZA14.jpg

*Eu usava a fan como na imagem, mas agora por testes, eu o fechei e prendi a fan na tampa voltada ao processador, como consequência, a temperatura do processador fica em 72ºC +-, enquanto a da placa de vídeo sobe pra 75ºC +-. (Temps em full)

Bom, eu exagerei quando dito que era um superaquecimento, pelo que andei dando uma olhada por ai, placas de vídeo do mesmo modelo não chegavam a essa temperatura em full.

As quais antes ficavam:

Processador:76ºC +-,

Placa de Vídeo: 70ºC +-.

Certo você descreveu a configuração do gabinete, mas e o restante? (Placa mãe, processador, Vga). Sem esses detalhes amigo é impossível ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Então como eu deveria posicionar essa fan? (como exaustor ou ventilador, em cima, em baixo, etc?).

Especificações do Computador:

SO: Windows 7 Home Premium 64-bit SP1

CPU: Core 2 Quad Q6600 2.40GHz

RAM: 4,00GB Single-Channel DDR3 @ 533 Mhz

MOBO: Gigabyte Technology Co., Ltd. G41MT-S2P (Socket 775)

VIDEO: 1023MB NVIDIA GeForce GTX 550 Ti (Gigabyte)

HD: 298GB SAMSUNG HD322GJ ATA Device (SATA)

PSU: Corsair CX430

Obrigado!

Abraços!

Segundo a Intel a temperatura máxima segura de operação de seu Core 2 Quad é de 71°. Já sua Nvidia Gtx550TI 100°C.

Sendo assim podemos ver que seu processador já está em uma faixa crítica, sendo necessário medidas emergenciais para sanar o problema.

A primeira ação a se efetuar é organizar os cabos de maneira que não atrapalhem o fluxo de ar, pois o seu está um tanto quanto desorganizado.

Outra ação imediata é conferir o tempo de uso da pasta térmica, se for superior a 6 meses efetue a troca da mesma, aproveitando a oportunidade para efetuar uma limpeza no dissipador.

A fan que você colocou está mais prejudicando do que ajudando, pois na posição em que encontra-se instalado ele está retirando o ar que vai rumo ao processador. Se deseja mantê-la, faça com que ela direcione o ar para o cooler do processador.

Vale ressaltar que as ações sugeridas anteriormente são apenas medidas emergenciais para tentar amenizar o problema, no entanto elas não o solucionarão em definitivo.

O recomendado seria adicionar Fans com bom CFM para gerar fluxo de ar, preferencialmente os modelos de 120mm (caso seu gabinete suportar claro).

Outra medida para solucionar em definitivo o problema das temperaturas do processador é a aquisição de um cooler de maior desempenho.

Posso citar com exemplos os seguintes modelos.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-520173072-cooler-coolermaster-hyper-tx3-evo-intel-e-amd-3-heat-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-520178969-cooler-master-hyper-212-evo-2011-1366-1156-1155-am3-fm1-am2-_JM

Agora se você pretende fazer OverClock, o ideal é adquirir um Air Cooler topo de linha ou um Water Cooler poderoso.

Abraço e boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Syed ... c seu gabinete só vai ter esse fan, ou você coloca ele na parte inferior da frente do gabinete soprando, ou coloca na lateral ou atrás ( superior ) sugando. acho melhor você colocar na frente inferior soprando pois assim você ganha circulação de ar frio e a fonte c encarrega de tirar o ar quente em cima.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais