Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não liga mais, não sei mais o que fazer


sunset21

Posts recomendados

Olá a todos, novo por aqui.( AVISO, POST ENOOOOORME, vou tentar simplificar ao máximo:wacko:)

configurações da maquina:

Placa mãe : Gigabyte Z77-D3H

Processador : Intel core i5 3570k

Placa de vídeo : Zotac GTX 650ti

HD: Seagate 1TB 7200 rpm (estou usando smart responde com um SSD de 30GB acho que um Corsair)

RAM: kingstom 4x2GB DDR3

OS: Windows 7 Ultimate 64bits

Vim postar aqui pois praticamente estou sem mais ideias de como resolver o problema de minha maquina. Começou a praticamente 1 mês, um dia como outro qualquer e o pc simplesmente decidiu não ligar mais então fiz o procedimento padrão, checar cabos externos e nada, testei a fonte com o truque do clipe e ela estava normal aparentemente, limpei os contatos da placa de vídeo, RAMs e processador, enfim nada funcionou.

Enviei para um conhecido que é técnico para na semana seguinte ele me falar que a máquina praticamente ligou sem nenhum mistério( ele simplesmente me disse que só removeu e colocou de volta os cabos alimentação das placas, do HD, etc... e então a maquina funcionou normalmente).

Na semana seguinte ocorre o mesmo problema o computador não ligava mais, no dia anterior não havia feito nada fora do normal, mandei a maquina de novo para o mesmo técnico só que dessa vez ele me informou que a placa mãe estava apresentando defeito( os coolers estavam com as rotações mais lentas que o normal e a temperatura do CPU quando fomos chegar a BIOS, 35º aproximadamente e os coolers ameaçavam a girar mais paravam logo depois quando se tentava da boot dando curto) de distribuição de energia.

Como a garantia do fabricante havia expirado( montei o Gabinete a praticamente mais de 1 ano atrás) e não estava querendo desenbolsar 500 dilmas para uma outra placa decidi procurar o técnico da loja onde montei o gabinete, deixei o computador lá e na semana seguinte ele me fala que a máquina ligou sem precisar sequer abri-lá:o eu falei sobre o problema da placa que o ultimo técnico me disse mas ele me falou que era normal e não havia nada de errado, mas não sabia me explicar o que estava de errado com a maquina:huh:.

Volto com a maquina para descobrir que agora a maquina não ligava mesmo:mad::mad: , +/- 3 dias depois devolvo para o técnico da loja e la a maquina funciona normalmente:confused::wacko: , trago a maquina de volta e continua a não funcionar:mad:.

Simplesmente não sei o que fazer testei outros cabos de força para ver se o atual estava partido e nada, testei outra fonte e um no-break que tenho aqui e também nada acontece fui medir a tensão nos cabos para ver se era algum problema elétrico e estava tudo normal também. Será mesmo a placa-mãe?:confused: pois tentei varias e varias vezes todos os procedimentos que citei no inicio e nada.

Não sei mais o que fazer, qualquer sugestão é bem-vinda, e desculpe-me pelo post gigante :).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que é a placa mãe sim. Eu já perdi uma placa mãe que apresentava os mesmos problemas que você citou.

Mas verifique a placa mãe, os componentes dela, veja se não tem nenhum capacitor estourado ou qualquer "mancha preta em volta de algum componente".

Resolvi colocar essa imagem para que você possa reparar e se identificar melhor.maxresdefault.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Forme uma bancada; desmonte todo o pc;baixe ou arrume um manual da placa mãe;antes de começar a montar o pc, abra a fonte e verifique se tem capacitor estufado, etc...;limpe as memórias e a vídeo;limpe toda placa mãe com pincel embebecido em álcool isopropílico(não encharque o pincel);faça o clear cmos;por fim, monte o pc apenas com o básico (não esqueça do SPK), se soar vários beeps, conecte uma memória de cada vez;ligou? soou um ou dois beeps, conecte o monitor e pronto.

Agora se nada disto acima der certo então sua placa mãe foi pro vinagre. Siga os procedimentos do James, pode se trocar o capacitor caso seja o caso.

OBS: As vezes não conseguimos ouvir o SPK ou por estar queimado ou outro problema, então conecte logo a memória e o monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fui abrir ele para tentar resolver como sugerido, só para informar minha placa mãe só possui capacitores sólidos, então eu realmente não sei se estes também ficam estufados como os eletrolitico, mas nenhum deles apresentava sinais de queimado ou algo do tipo, logo após removi TODAS as memorias RAM e adivinhem? a maquina funcionou, embora muito feliz soube de imediato que algo não estava normal pois a placa NÃO BEEPOU se quer uma única vez e alguns segundo depois a máquina desligou-se sozinha, ligou novamente, e entrou nesse loop, MESMO eu desligando a maquina pelo botão ela continuava a entrar em loop então tive que desligar pela fonte, testei minhas 4 memorias em todos os 4 slots e nenhuma delas se apresentou como o problema.

Quando fui testar as 4 memorias juntas o computador ligou sem entrar em loop e também se desligou normalmente pelo botão( meus deus o que está acontecendo:confused::confused:), enfim não cheguei a abrir a fonte, só dei uma limpeza nos contados das RAMs e da placa de vídeo com a borracha e desconectei e reconectei o apito da placa para ver se estava tudo normal e todos os outros componentes, testei novamente sem nenhuma RAM e nada de BEEPs.

Depois pus todas as memorias de volta fechei o gabinete pus todos os periféricos e a maquina funcionou normalmente COM A exceção do relógio do windows que está dessincronizado(tinha trocado a bateria a uma semana então tenho certeza de que não é ela).

Bom isso era tudo que eu tenho para relatar mesmo, continuo a achar que a placa mãe esta bichada e que o técnico da loja ficou empurrando o problema ou nem chegou a fazer algum teste:mad::mad::mad:.

Qualquer sugestão é bem vinda para ajudar a identificar o problema, agradeço a ambos pelas ideias sugeridas :).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se liga normal e não esta beepando então o SPK esta queimado ou esta encaixado errado nos pinos. Só resta então você testar com outra fonte, se continuar então pode ser sim sua placa mãe, mas desconfio que seja mesmo a fonte.

Entendi, é uma pena eu só ter uma fonte nominal na outra máquina para testar, mas acho que serve mesmo, sobre a placa-mãe quando abri o gabinete hoje descobri que estava faltando 1 parafuso para fixar ela no gabinete(eu realmente não sei desde quando:eek:) fora isso só faltou checar o SPK mesmo.

Só uma observação, que vejo que desde que eu cheguei nesse fórum eu tenho visto tópicos falando sobre os perigos de usar um estabilizador com uma fonte real, estava usando um estabilizador SMS(aqueles de 20~30 e pouco) com a minha fonte faz praticamente alguns meses desde o meu antigo no-break pediu arrego, tenho medo pelo que li aqui no fórum que este seja o culpado por tudo isso(me fez até sentir mal eu realmente não sabia o mal que o establizador fazia:eek:), quando eu tiver tempo nesse final de semana dou uma checada no gabinete.

Valeu a resposta ;}.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estufam também. Melhor: racham.

Faça o que o Dim@s te explicou à risca.

E qual é a sua fonte mesmo?

(TIRA O ESTABILIZADOR!)

Fonte: XFX PRO650W

Valeu, o estabilizador já fora aposentado :), embora eu ache que se for esse o caso o dano já foi feito :o, enfim vou chegar todos os capacitores para ver se acho algo rachado neles ou estufado já que o sólido também é o mesmo caso do eletrolitico, tenho só uma fonte nominal na outra maquina + deve servir só para o teste.

Sobre a placa-mãe tem que passar o pincel usando o alcool em LITERALMENTE TODA A PLACA?:confused:

Obrigado pelas respostas :}.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá consegui fazer o pc ligar parece que o problema era só a oxidação dos componentes por causa da maresia, enfim aqui está o que eu fiz.

1-Chegar capacitores queimados,rachados ou estufados.(todos normais)

2- limpar mobo com alcool isopropilico

3- passar limpador de contato em todos os contatos da placa.

4- Clear CMOS

Depois disso só foi encaixar a placa e a máquina ligou, [ame=http://www.youtube.com/watch?v=XlwFpbd1GJw]vi esse vídeo aqui que me ajudou na hora da limpeza da placa [/ame].

Enfim a maquina ligou só que agora apresenta outro problema, quando vou iniciar a maquina acabo sendo enviado para o Reparo de inicialização do windows e já esta a praticamente 2h parado lá, tentei iniciar pelo modo de segurança ou pelo prompt mais sem sucesso, vou deixar ele lá pelo - por mais 2h para ver se da em algo, se não resolver nesse caso vou tentar o reparo pelo DVD do windows mesmo.

OBS: Sobre o SPK ele estava com um fio solto, uma solda básica e ele depois estava beepando normalmente.:)

Quaisquer outra sugestão é bem vinda :}

cara, por enquanto, só filtro de linha...

Bom, devo levar isso como um sim e deixar o no-break também?

EDIT: o reparo da inicialização não resolveu o problema, nem o CD do windows que eu tinha, sempre que eu vou tentar reparar pelo CD ele acusa que é uma versão incompatível com a do meu sistema:mad:. Tentei chkdsk mais também sem sucesso não mostrou nada de errado em meu HD, então acredito que seja algum arquivo do windows corrompido.

Bem novas sugestões são bem vindas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui fazer o Windows iniciar, era simplesmente só alterar o SATA de IDE para RAID na BIOS por causa do SRT com o SSD, mas mesmo assim continuo tendo problemas... o Windows tem iniciado CHKDSK automaticamente após ser iniciado(antes da tela de bem-vindo) toda a vez que vou ligar ou reiniciar a maquina, também não há como acessar a internet de lá( o centro de rede e partilhada está vazio, diz que houve uma falha ao iniciar a página).Poxa agora acho que meu HD foi pro saco e só deve restar salvar tudo o que for importante e formatar...:o.

Sugestões sempre bem-vindas...

Após eu deixar o CHKDSK terminar agora simplesmente não acontece nada após o Windows ser iniciado, só aparece o cursor do mouse e uma tela preta(não da para fazer nada tentei CTRL+AT+DEL e CTRL+Shift+DEL e nada acontece), fui tentar iniciar o reparo pelo DVD e descobri que o HD nem se quer aparece mais e classificado como "(desconhecido)".

Ainda há alguma salvação? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, depois de fazer muita pesquisa descobri que a causa é a Clear CMOS que desconfigurou a BIOS trocou o SATA de RAID para IDE, bem desde que o windows fez o CHKDSK não consigo mais dar boot de forma alguma, sempre indo para a recuperação de inicialização, enfim acho que o melhor a fazer mesmo e tenta testar o HD em outra maquina, recuperar o que der e formatar o sistema.

Mas a placa mãe e o hardware em questão estão normais,só precisavam daquela limpeza mesmo, obrigados a todos pela ajuda, pode fechar o tópico se quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...