Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda para ligação de LM3914 em cascata para Vu de LED


LUCAS753

Posts recomendados

Caros colegas,

Primeiramente já me desculpo por criar mais um tópico à respeito do LM3914 mas, já li e reli vários outros tópicos e continuo na dúvida.

Estou com dificuldade em ligar mais de um LM3914 em cascata. Já montei no simulador (Proteus) e não deu certo. Foram várias ligações diferentes e esse é o problema de eu não querer tentar na prática. Aqui onde eu moro cada CI desse custa R$8,00 e eu não quero queimar um cara desse de bobeira. Então, eu queria que alguém me mostrasse de forma bem clara como fazer um circuito que fizesse isso :

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=LMCWsOJ5G90]vu meter lm 3914 80 leds azul - YouTube[/ame]

Seria igual à esse, com vários LM3914 ascendendo vários LED's em sequência.

Também tem mais um detalhe: gostaria de adicionar um filtro passivo passa baixas para os LED's ascenderem só nas batidas das músicas.

Eu já montei um simples:

http://postimg.org/image/g1sduyzr7/

(depois que abrir clique na imagem)

Funciona 100% para 10 leds mas tem a corrente amplificada nas saídas pois eu coloquei 25 LED's em cada uma. Também tem os potenciômetros. Eu não sei direito para que eles servem mas eu sei que tem um deles que eu tenho que ir regulando à medida que eu vou aumentando o som, se não todos ficam acesos. Este funcionou certinho. Eu fiz um painel com esse circuito mas não me agradou. Ficou grande e os LED's ficaram muito separados. Então, pesquisando por aí, vi que é possível ligar mais de um CI e quero fazer para consertar o meu painel. Por favor, se alguém puder me dar uma ajuda eu agradeço e também por favor não me digam que é só olhar as páginas 7 e 8 do datasheet porque eu já fiz isso e não adiantou. Eu fico bem em dúvida também por causa das regulagens dos potenciômetros (no caso de um circuito como o meu) conforme o sinal de entrada aumenta. Se for possível incluir uma imagem de como fazer as ligações exatamente ajudará ainda mais.

Fico aguardando retorno e desde já agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dizer o óbvio, veja esse site:

http://www.enide.net/webcms/index.php?page=lm3914-batmon

Nele tem umas contas bem interessantes. Não serve para o seu caso específico, mas te dará um norte de como compreender o integrado.

E depois leia o datasheet. Dê atenção às páginas 8 e a 18 do mesmo e você passará a entender o funcionamento do CI.

Dica: Na página 18 tem 2 LM3914 em cascata. O primeiro é o de cima. Comece a tentar descobrir porque temos 1,2V e 2,4V em cada um e o motivo dos resistores terem aquele valor. Depois que compreender esse exemplo, ficará mais fácil de fazer o seu.

Datasheet: http://www.ti.com/general/docs/lit/getliterature.tsp?genericPartNumber=lm3914&fileType=pdf

Outra coisa. Talvez, seja melhor no seu caso, por se tratar de aúdio usar o LM3915 e não o LM3914.

Datasheet do LM3915: http://www.ti.com/general/docs/lit/getliterature.tsp?genericPartNumber=lm3915&fileType=pdf

Tem esse tópico aqui também:

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-leds-tensão/931873

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MatheusLPS

Valeu a ajuda mas eu li esse link que você postou mas eu não consigo entender ainda. Se você tiver o esquema pronto de como ligar os LM em série por favor pote aqui porque eu tentei várias vezes e não deu certo. Se você não tiver mas outro leitor tiver pode postar também. Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...