Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

D-680 não lê dvd


spmachado

Posts recomendados

  • 2 meses depois...

Ok Machado! Poxa! Já trocou a unidade ótica! Realmente, estes drives de dvd são todos cheios de obstáculos: a caixa faz parte do mecanismo de fixação e ratação do cd; não tem como inserir um parquímetro para medirmos com precisão o posicionamento das peças; é preciso ter um programa e um cd especiais, fornecido pelo fabricante do drive, para avaliar se o laser tá fraco ou possíveis dificuldades de rastreio. Se há algo agarrando, motores, circuitos de atuação e regulagem vão aquecer mais (aumento do esforço). Se o drive ta emitindo barulhos e vibrando é sinal de que há desequilíbrios mecânicos. Esforços exagerados podem causar queima de CIs. Se um aparêlho é caro, use peças originais.

É, prezado machado, consertar um aparelho usado é como fazer a manuteção de um carro velho: envolve a troca de todas partes móveis e de suporte. Sempre devemos analisar se não seria melhor comprar um novo drive! Vamos adquirindo experiência e isto envolve gasto de tempo e R$!

Mais? Inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Para acrescentar mais algumas dicas de teste de drives blu-ray e similares, sem precisar abrí-los:

1- Desligue completamente o drive do computador e retire-o;

2- Usando uma fonte que não gere nenhum ruido (sem ventiladores) alimente o drive (pelo conector de 4 pinos). Esta fonte de bancada deve ter disponíveis as leituras de corrente e tensão, seja para a parte de 5V, seja para a de 12V;

3- Insira um disco em bom estado no drive e com ele apoiado na palma de sua mão, feche a gaveta.

Feito estas três etapas, você poderá sentir o instante em que o disco começa a rodar (dá um pequeno tranco, devido a inércia do disco). As vibrações apresentadas devem ser bem suaves e difíceis de serem escutadas ou sentidas na palma de sua mão. Daí, já terá informções sobre o estado dos motores: se estão funcionando e do equilíbrio do conjunto.

Chegue o ouvido perto da entrada da gaveta e perceba se há ruídos estranhos (que podem indicar dificuldade de leitura).

As correntes medidas devem estar dentro das especificações do fabricante. Se elas estiverem maiores do que as tais, isto já denota emperramentos ou aumento de atrito e temperaturas localizadas nestes pontos. Muitos técnicos lavam (literalmente) as peças sujas!

Verifique o led de indicação da atividade do drive e analise se está de acordo com o normal (muito tempo aceso denota dificuldade de leitura).

Creio que estes testes iniciais já fornecerão informações importantes que, até com o drive aberto, seriam difíceis de serem obtidas.

A última dica é: não use lubrificantes inadequados ou que possam agredir componentes plásticos. Isto poderá arruinar todo seu serviço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma dica: nestes drives há peças móveis que funcionam a seco, ou seja, não usam lubrificante nem podem ser lubrificados. Este é o caso da peça de plástico onde a cabeça do motor spindle prende o disco (de cd, de dvd ou bluray). Esta peça fica em um alojamento na tampa do drive. Do lado de fora desta tampa há uma pequena e circular chapa metálica fixada por um elastômero (tipo de cola plástica). Se você colocar qualquer lubrificante alí, este irá reagir com tal elastômero e enfraquecê-lo. Portanto, jamais coloque óleo neste alojamento!

Outra dica: estes drives tem uma suspensão por meio de suportes plásticos. O endurecimento destas borrachas pode mudar a posição ideal do plano da mesa basculante. Cuidado no ajuste disto! Pois, é muito difícil avaliar qual é a posição correta ou ideal (a própria concepção do drive dificulta tal estudo, inacessível)! Provavelmente esta é a posição do próprio ponto de suporte e dada uma força de pressão do parafuso que prende tal borracha. Trocá-las? Este é mais um ponto que vaí a favor do conceito de que estes drives são produtos descartáveis!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...