Ir ao conteúdo

Metodo correto para instalar windows 7, 6 bits, em UEFI

ilkyest

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

pessoal, já li varios tutos s0bre isso, uns dizem que dá direto, outros dizem que tem de gravar a iso, depois copiar um arquivo X pra pasta e refazer, enfim

como se faz para instalar o windows 7 em modo uefi

pergunta 2... obrigatoriamente, a formataçao usara o disco inteiro? eu não posso particionar o disco e usar parte dele, visto que vou usar linux também e outra partição para dados e arquivos pessoais

hoje, no formato BIOS eu tenho

partição windows

partição root, linux

partição home, linux

partição ntfs para arquivos demais

precisaria alterar algo?

Postado
pessoal, já li varios tutos s0bre isso, uns dizem que dá direto, outros dizem que tem de gravar a iso, depois copiar um arquivo X pra pasta e refazer, enfim

como se faz para instalar o windows 7 em modo uefi

pergunta 2... obrigatoriamente, a formataçao usara o disco inteiro? eu não posso particionar o disco e usar parte dele, visto que vou usar linux também e outra partição para dados e arquivos pessoais

hoje, no formato BIOS eu tenho

partição windows

partição root, linux

partição home, linux

partição ntfs para arquivos demais

precisaria alterar algo?

Olá ilkyest,

Vamos as suas perguntas:

P: A formatação usar o disco inteiro?

N: Não, a instalação vai usar o espaço que você colocar para a partição do Windows, mais se você instalar em GPT tenha em mente que serão criadas 3 ou quatro partições para o Windows 7 (elas são para manutenção e não ocupam muito espaço, só a do Windows).

P: como se faz para instalar o windows 7 em modo uefi

R: Quando você instala o Windows 7 64 bits você tem que preparar um DVD ou USB conforme você viu nos tutoriais...se você vai instalar um Windows 32 bits não precisa fazer esses passos de preparar um DVD \pendrive compatível com UEFI...Também você deve desabilitar a opção "Secure boot" na BIOS, A instalação do Windows 7 em UEFI e mesma que em BIOS, talvés você tenha que ter os drivers de HD em mão porque pode ser que não reconheça durante o boot ai clica em carregar drivers e coloca os drivers do HD...

P: precisaria alterar algo?

R: Provavelmente vai ter que reinstalar tudo do zero porque quando você mudar de BIOS PARA UEFI seus Windows nem Linux vai ligar mais...você já tentou mudar para UEFI e ver se consegue entrar no Windows ou linux? Também não sei se linux já é compatível com UEFI se você vai colocar eu recomendo usar uma versão bem recente para aumentar as chances de compatibilidade.

• Membro VIP
Postado

linux é compativel com UEFI, sim....

então eu posso, em verdade, particionar o disco para o windows, mas claro, ele vai criar "suas partições". A não ser que se faça gambiarras, ele já cria, em modo BIOS, 2 partições

e para "garantir" que será iniciado em UEFI... como se faz?

Postado

P: A não ser que se faça gambiarras

R: Como assim gambiarras? Durante a instalação do Windows não tem aquela janela Gerenciar Partiçoes? Lá você pode especificar o tamanho delas, mais é bom deixar algum espaço não alocado para o Windows criar as partições dele também alem das que você quer criar.

Se você precisar de opções mais avançadas que a janela de gerenciar oferece você pode pressionar SHIFT + F10, vai abrir um prompt de comando, lá você digita diskpart (vai abrir um gerenciador de partições e discos bem mais avançado que o que aparece durante a instalação, lá você vai poder fazer de tudo (desde que você aprenda a usar o utilitário).

P: e para "garantir" que será iniciado em UEFI como se faz?

R: Só modar o modo de BIOS para UEFI na BIOS, no meu caso tem opção de legacy mode (BIOS) e UEFI.

* Obviamente sua BIOS tem que ter a opção de mudar para UEFI senão não vai dar para fazer isso é o caso nos computadores mais recentes. Se não tiver ai quem sabe uma atualização de BIOS não traz essa opção.

• Membro VIP
Postado

gambiarras... você abre um terminal durante a instalação e faz o particionamento por ali...

se tu deixar o "windows criar" ele sempre cria a partição de 100mb

a minha mobo tem esse metodo UEFI

no caso eu vi este tuto, da lenovo:

http://forums.lenovo.com/t5/Windows-7-Knowledge-Base/Prepare-an-usb-thumb-drive-to-boot-windows-7-in-UEFI-mode/ta-p/656637

e também aqui fazendo menção de retirar o secureboot

http://aps2.toshiba-tro.de/kb0/TSB2C03F80002R01PT.htm

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!