Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
DNUNES2

Falha no boot do sistema

Recommended Posts

Boas a todos:

O meu problema é um bocado sensivél. Eu passo a explicar:

No PC tenho 2 discos. Um IDE © e um Sata. O XP está instalado no Sata. Esse disco está dividido em três partições. 2 primárias e uma extendida. O XP está na partição extendida (F). O disco IDE é um HDD antigo que eu utilizo só para armazenar ficheiros e já andava a dar sinais de fim de vida. Ontem morreu de vez (foi-se). O problema é que ao instalar o XP, o windows por defeito utiliza-o para criar o arranque do sistema. Ou seja os ficheiros de arranque estavam no C:. Uma vez que esse HDD morreu, ao ligar o PC o sistema não encontra qualquer sinal do MBR e por consequência não encontra o Windows XP e não arranca. Apenas apresenta a placa de rede para um possível arranque por rede, mas, como é óbvio, não passa dali.

Pergunta: Como é que eu faço para criar um MBR no Disco Sata, para encontrar o XP na partição extendida (F)? Eu já tenho uma solução na manga. Remover o Disco IDE (para a sucata) e efectuar uma instalação limpa. Mas não queria ir por aí. A instalação do XP é recente, estava a funcionar 5 estrelas e o problema nem é a instalação. São todos os programas e configurações. Para ter o XP de novo a funcionar como eu quero e como estava é muito trabalho. Instalar é rápido, o pior é o resto.

Por favor, digam-me que há solução!!! No momento em que estou a escrever, estou no trabaho. E pesquisei na net uma solução, que me parece tão óbvia, que dúvido que funcione. Dizem para formatar uma diskete e num sistema similar (com XP) copiar os ficheiros do arranque (boot.ini, NTLDR e Ntdetect.com) e depois arrancar no PC com problemas, com essa diskete??!!

Configuração do sistema:

HDD0 - IDE © - este HDD morreu

HDD1 - Sata (2 partições primárias (D e E) e uma extendida (F). O XP está na partição extendida) Partição D: = 1; Partição E: = 2; Partição F: = 4

Espero que alguém me possa ajudar.

Desde já o meu muito obrigado.

DNUNES

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá "DNunes2"

Pelo que Você postou significa que pretendes utilizar apenas o HD-SATA, correto?!

Primeiro- Você terá que reconfigurar o Set-up da BIOS de sua máquina, para que opção principal de boot seja o "CD-rom" e como segunda opção seja o HD-SATA e após guardadas a alterações, desligue a máquina e aguarde uns 20 segundos para re-ligar-la;

Segundo- Insira o  CD de instalação do Seu Sistema Windows XP (SP3 ?) no drive de CD-ROM  para efetuar uma possível recuperação, pois geralmente o CD de instalação só aceita Duas partições, entretanto, como Você já tem o Sistema instalado na Terceira partição talvez seja possível uma recuperação pois o drives de boot anterior era para o HD-IDE e não para o SATA;

Terceiro- Note Bem, certifique-se de que o CD de instalação tenha os drives SATA e proceda uma nova instalação "sem alterar o formato do Sistema de Arquivos NTFS" e verifiques ao iniciar a instalação se aparece a mensagem de que o programa de instalação estará procurando Sistema já instalado Anteriormente, pois é sinal que a recuperação se fará, caso não apareça a msg, o Windows poderá ser instalado na partição "C" (Anteriormente "D"), isto se houver espaço- caso desejares.

Abraços.

Leonam

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais