Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como aumentar a rotação do cooler de gabinete?


leonardo162

Posts recomendados

Olá amigos, uso três coolers para melhorar a refrigeração em meu gabinete, ai eu gostaria de saber se tem alguma forma de aumentar a rotação desses coolers, segue abaixo a foto do cooler:

whoy.jpg

também tenho outra dúvida, esse cooler tem 2 conectores de energia, sendo que eu só consigo plugar 1 em minha fonte, a outra entrada pelo visto não existe na minha fonte, é assim mesmo ?

Desde já grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada, bom dia!

Olá amigos, uso três coolers para melhorar a refrigeração em meu gabinete, ai eu gostaria de saber se tem alguma forma de aumentar a rotação desses coolers, segue abaixo a foto do cooler:

Certo, Léo. Uma das formas possíveis e aparentemente mais simples de por mais giros em suas Zero seria aumentar a tensão de alimentação delas. O problema que, além dos efeitos colaterais que digitarei adiante, é que essas fans já são alimentadas pela tensão mais alta que a fonte oferece, que são 12V.

A segunda forma, isso vem desde meus tempos de autorama, consiste em retirar algumas voltas de fio em cada bobina para fazer a fan ter mais RPM, mas terá a questão de ser complicada a operação de dessoldar e soldar esses fios, normalmente muito frágeis. Lembrando que esse artifício faz com que a fan perca o torque, reduzindo sua força (ou sua capacidade de pressão).

7j39.png

Em contrapartida, caro Léo, uma fan modificada, seja por aumento de tensão, ou por redução de fios em suas bobinas acarretará:

-Aumento em progressão geométrica do ruído, gerado tanto pelo giro do motor, quanto pela turbulência da hélice;

-Possibilidade dos mancais da fan não suportar as RPMs extras, podendo até "gripar" a hélice a qualquer momento;

-Irá esquentar o motor da fan muito mais que o normal, diminuindo sua vida útil, podendo até queimar de vez (já "fumei" muitos carros devido a isso, uhaeuheauaehu!)

também tenho outra dúvida, esse cooler tem 2 conectores de energia, sendo que eu só consigo plugar 1 em minha fonte, a outra entrada pelo visto não existe na minha fonte, é assim mesmo ?

Ah, isso é tranquilo, Leonardo. Esses dois plugues "molex" são entrada e saída (macho e fêmea), para que não "matar" o conector da fonte apenas para ligá-la, permitindo que o plug restante da fan se ligue a outra fan, HD, DVD, ou seja, qualquer dispositivo que use "molex", ou até deixá-lo vazio mesmo, caso não necessitar.

2glv.jpg

Sobre essa Zero, Léo, eu já vi uma fan dessas em ação. Realmente ela não tem um rendimento muito satisfatório no arrefecimento geral. Talvez o foco dela seja mais o silêncio que performance, isso deve justificar seu comportamento mais "humilde".

Posso estar escrevendo bobagem mas talvez algum tipo de capacitor fizesse os coolers girarem mais rápidos.

Acho que não disse bobagem nenhuma, Henrique. Deve ter uma forma, usando capacitores, que consiga subir a tensão a partir da saída 12V da fonte, mas como é geometria demais pro malandro aqui, ficarei restrito apenas no que conheço até então, haeuheuhaeue!

Se aprofundar o debate, aí é mesmo papo pros feras de eletrônica do CdH.

Valeu, meus camaradas. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada, bom dia!

Certo, Léo. Uma das formas possíveis e aparentemente mais simples de por mais giros em suas Zero seria aumentar a tensão de alimentação delas. O problema que, além dos efeitos colaterais que digitarei adiante, é que essas fans já são alimentadas pela tensão mais alta que a fonte oferece, que são 12V.

A segunda forma, isso vem desde meus tempos de autorama, consiste em retirar algumas voltas de fio em cada bobina para fazer a fan ter mais RPM, mas terá a questão de ser complicada a operação de dessoldar e soldar esses fios, normalmente muito frágeis. Lembrando que esse artifício faz com que a fan perca o torque, reduzindo sua força (ou sua capacidade de pressão).

7j39.png

Em contrapartida, caro Léo, uma fan modificada, seja por aumento de tensão, ou por redução de fios em suas bobinas acarretará:

-Aumento em progressão geométrica do ruído, gerado tanto pelo giro do motor, quanto pela turbulência da hélice;

-Possibilidade dos mancais da fan não suportar as RPMs extras, podendo até "gripar" a hélice a qualquer momento;

-Irá esquentar o motor da fan muito mais que o normal, diminuindo sua vida útil, podendo até queimar de vez (já "fumei" muitos carros devido a isso, uhaeuheauaehu!)

Ah, isso é tranquilo, Leonardo. Esses dois plugues "molex" são entrada e saída (macho e fêmea), para que não "matar" o conector da fonte apenas para ligá-la, permitindo que o plug restante da fan se ligue a outra fan, HD, DVD, ou seja, qualquer dispositivo que use "molex", ou até deixá-lo vazio mesmo, caso não necessitar.

2glv.jpg

Sobre essa Zero, Léo, eu já vi uma fan dessas em ação. Realmente ela não tem um rendimento muito satisfatório no arrefecimento geral. Talvez o foco dela seja mais o silêncio que performance, isso deve justificar seu comportamento mais "humilde".

Acho que não disse bobagem nenhuma, Henrique. Deve ter uma forma, usando capacitores, que consiga subir a tensão a partir da saída 12V da fonte, mas como é geometria demais pro malandro aqui, ficarei restrito apenas no que conheço até então, haeuheuhaeue!

Se aprofundar o debate, aí é mesmo papo pros feras de eletrônica do CdH.

Valeu, meus camaradas. Abraço!

valeu pelas dicas Cabelo, acho que o melhor a se fazer é deixar do jeito que está e futuramente comprar uns coolers mais potentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

valeu pelas dicas Cabelo, acho que o melhor a se fazer é deixar do jeito que está e futuramente comprar uns coolers mais potentes.

Desculpe por não apresentar um método mais simples para "bombar" suas Zeros, Léo. Nesse caso não há alternativa a não ser partir para fans com o perfil que está buscando. Se um dia resolver correr atrás de adquirir algumas veja se tem desses modelos de 12/14cm (até 30 contos). Exemplos:

Spire Blue Star (é barata e muito forte, mas é barulhenta pacas);

Coolermaster Slickeflow (bom equilíbrio ruído/fluxo e não é cara);

Akasa Viper (muito boa para ser usada em CPU cooler devido a razão ruído/pressão);

Aerocool Shark (bonita pra caramba e muito eficiente);

Cougar Dual X (bom desempenho para o pouco ruído que faz).

Faz tempo eu comprei um smart fan da Thermaltake de 80mm que possui um regulador de rotação que o faz girar com muita força, criando um fluxo de ar bem forte mas também ruído.

Esse controlador deve aumentar a tensão para as fans girarem mais, Henrique. O caô é que ficam barulhentas demais e ficar com essa fan nessas condições o tempo todo dá uma zoada legal nos ouvidos, uaehuehaeuhaeu!

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse smart fan que mencionei tem um potenciômetro de fio que regula a rotação mas a peça tem dentro do seu eixo alguns componentes eletrônicos que devem aumentar a tensão de 12V para mais, fazendo a hélice girar com mais força.

Eu uso ele na traseira do gabinete como exaustor, regulado de tal modo a não fazer muito ruído, principalmente devido á resistência criada pela grade, mas com bom fluxo de ar ( venta legal, parece uma turbina ).

A combinação desse smart fan com outros ventiladores mais fracos me proporcionam uma boa temperatura dos componentes internos, mesmo no calor do verão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na área novamente!

Esse smart fan que mencionei tem um potenciômetro de fio que regula a rotação mas a peça tem dentro do seu eixo alguns componentes eletrônicos que devem aumentar a tensão de 12V para mais, fazendo a hélice girar com mais força.

Realmente não tinha ouvido falar dessa fan da TT com regulador individual (estilo a Spire), Henrique. Poderia até ajudar na questão do Léo, mas pelo que o vi em relação ao desempenho da Zero, acho que teria muito esporro pra pouco acréscimo de desempenho, fora que se um controlador deste tipo de sua TT aguentar a corrente de 3 fans de 12cm ou teria que usar um controlador para cada fan.

Eu uso ele na traseira do gabinete como exaustor, regulado de tal modo a não fazer muito ruído, principalmente devido á resistência criada pela grade, mas com bom fluxo de ar ( venta legal, parece uma turbina ).

A combinação desse smart fan com outros ventiladores mais fracos me proporcionam uma boa temperatura dos componentes internos, mesmo no calor do verão.

Na velô máxima essa fan deve doer os ouvidos, mas podendo regulá-la conforme a necessidade, tá tudo certo. No calorão é só:

eipc.png

Mandar o turbo, ueahuaehueah!

Abraço Henrique!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente!

Quando tu falou em potenciômetro, já veio na mente o tradicional "botão de giro". Confesso que nunca vi esse sistema de regulagem de tensão em fan, ou em qualquer outra coisa, Henrique. Perdoe-me até pela minha ignorância, heuhaeuehuea!

Parada é bem diferente mesmo...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...