Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ati X Nvidia


Posts recomendados

Em primeiro lugar: quero deixar claro que não tenho nenhum interesse em iniciar uma guerra entre ATI x nVidia. Todos aqui sabem ler, e viram o propósito do tópico, que foi bem objetivo e se restringe a apenas um quesito: qualidade de imagem. Preço, velocidade, distribuição, amor próprio à determinada empresa e outros fatores ficarão de fora dessa discussão, por gentileza vamos respeitar senão eu peço para fechar o tópico ;)

Se pegarmos uma placa equivalente da nVidia com outra da ATI, ambas com suporte a Directx 9, e fizermos um comparativo de imagem, de um mesmo jogo, ignorando velocidade e outras coisas, qual apresenta melhor qualidade de imagem? Pergunto isso pois um dia vi uns screenshots de Farcry que foram postados numa brincadeira de adivinhar "que placa de vídeo é essa?" e parece-me que a ATI tinha gráficos mais "reais" , com cores mais frias e lembravam mais uma fotografia do que um jogo mesmo, já a nVidia apresentava uma renderização mais "colorida", o que o americano costuma chamar de "cartoonish", só que não tão grossamente, nesse caso. Será que foi impressão minha, ou as placas ATI com suporte à Directx 9 possuem qualidade de imagem superior? Por favor, vamos tentar ser imparciais, beleza? ;)

PS: Ambas as placas com os mesmos filtros ativados, mesma resolução, etc... enfim, todas as qualidades permitidas por seus respectivos drivers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O "Mistic" deu um exemplo das TOPs, mas mesmo as que não são TOPs dentre ATI e NVIDIA eu acho que as NVIDIa tem melhor qualidade de imagem.

Já foi discutido com exemplos esse assunto, segue imagens para que vocês possam decidir: (Retiradas do tópico original, o qual eu não encontrei, mas havia guardado as imagens). tirem suas conclusões:

###############

Jedi Knight: Jedi Academy

Dá para perceber uma grande diferença entre a qualidade do sabre de luz da ATi e o da nVidia. O fator relacionado a esse acontecimento é o alpha blending, que é usado para fabricar imagens translúcidas (transparentes). Percebe-se também que o chip da ATi faz um trabalho bem melhor para diminuir o efeito "quadriculado" de imagens inclinadas.

Sabre de luz da ATi

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://images.anandtech.com/reviews/video/IQ2003/JAnoAFATI.small.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Sabre de luz da nVidia

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://images.anandtech.com/reviews/video/IQ2003/JAnoAFNV.small.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Tomb Raider: Angel of Darkness

É possível notar que o chão na placa ATi tem mais efeitos de luz. Entretanto, as bordas da luminosidade da ATi são duras, enquanto as bordas da nVidia são suaves. Nota-se também que o Radeon tem um antialiasing melhor que o GeForce FX.

ATI 4xAA 8xAF

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://images.anandtech.com/reviews/video/IQ2003/TRAODAFATI.small.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

nVidia 4xAA/8xAF

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://images.anandtech.com/reviews/video/IQ2003/TRAODAFNV.small.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

##############

[]´s

Razi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por duda_eu@17 jun 2004, 16:18

Se eu não me engano os filtros da Geforce 6800 podem  chegar ate 16x.

E acho que a ATI apenas 8x.

aff claro que não o Aniso da ati vai ate 16x e o AA vai ate 6x.

dizem que no far cry o problema da nvidia e baixa qualidade mesmo dos shaders.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tirando os modelos recém lançados de ambos (6800 e X800), com filtros ligados, as placas da ATI sempre perderam menos desempenho que as nVidia...

Agora sem filtros, uma não fica devendo muito pra outra...

Fazendo um comparativo simples nas tecnologias, ambas possuem mais know how em determinados aspectos da placa. A ATI se dá melhor na fabricação das GPUs, agora não sei porque cargas dágua, os clocks das memórias das placas da nvídia conseguem desempenho superiores, principalmente ao analisar os clocks alcançados.

Só pra citar como exemplo, uma FX5800 consegue passar dos 1000Mhz nas memórias, enquanto uma 9800XT mal chega de 820Mhz!!! :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Raziel, pelos comentários ilustrados, e o pessoal que opinou também.

Eu tenho uma FX 5200, vide assinatura, eu gosto bastante do desempenho dela (pena q já vendi a placa, pra esse domingo... :cry: ), mas acho a imagem meio escura demais,... não tem gama correction que dê jeito, nem colocando o brilho e contraste do monitor no máximo resolve... só ajuda mais ainda a cansar a vista! Só não sei se isso é do hardware ou se é algum driver que está causando esse efeito, mas tudo o que requer iluminação, fica bem escuro, sombreado, se maneira que fica difícil enxergar. Isso é dos drivers que eu instalei, ou da placa de vídeo? Com outras GF mais antigas isso não acontecia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola, eu acho que a imagem melhor depende do driver.( por isso alguns dizem que

é xit (será que é assim que escreve) )

na minha opinião os drivers 53.03-56.72 dão maior desempenho a minha placa,

mas como eu prefiro uma imagem melhor o 45.23 é o meu preferido.

a imagem é trocentas vezes superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei a usar placa da ATI a pouco tempo, mas eu percebi que alguns jogos meu a qualidade da imagem melhorou muito, no Moto GP, os efeitos de luz e sombra ficaram animais, o FAr Cry ta lindão tambén, mas eu posso estar comparando placas com diferenças tecnologicas já que agora eu to com uma 9600 PRO, e antes eu estava com uma FX5200

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando se trata de qualidade de imagem deve-se observar o uso dos filtros, imagens nítidas, cores fiéis e principalmente baixa perda de desempenho em sua qualidade maxima.

Muitos sites estrangeiros e até brasucas já concluiram nos testes entre placas da Nvidia e Ati uma leve vantagem das placas Radeons da Ati no que se refere a qualidade de imagem no mercado voltado pra games, mesmo as mais recentes.

As placas da Nvidia são sem duvida nenhuma muito superiores no mercado de placa de video Profissional, tanto em qualidade como em performance. O melhor mesmo e fazer uma pesquisa pessoal, procure os modelos pra tirar melhor a duvida você mesmo, ainda tem muita imagem que foram comparadas com bugs de ambas as empresas que hoje em dia já foram reparadas por novos drivers.

:aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião a imagem da NVIDIA é um pouco melhor, pois como citado é um pouco mais Colorida ou CARTOONISH, e prefiro imagem assim...não gosto de imagem "esmaecida", com pouca cor...

Mas é opinião pessoal...sei lá.

Comparando a Geforce Fx5950U com a 9800XT, acho a imagem de ambas MUITO BOA.

além de tudo tem que ter um olho muito CLÍNICO para notar a diferença na qualidade, principalmente quando você está num jogo rodando a uma boa velocidade, e não com a imagem estática como em uma foto...

De qualquer forma a imagem de placa pra placa dentro da mesma marca varia bastante...

Um exemplo de placas da mesma geração com qualidade de imagem diferente?

Geforce 2 MX e Geforce 2 GTS.

Como já presenciei as duas funcionando com o mesmo driver...posso afirmar que a GTS tem a imagem mais "Limpa"...não sei como explicar, mas parece que as cores "Encaixam melhor" "Blend" umas com as outras, o mipmapping é menos notável (No mesmo nível nas duas)

Assim também deve ser com placas mais atuais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, a Nvidia GeForce manda bem. Eu e um amigo meu fomos comprar a mesma máquina, só que eu quis pegar GeForce FX 5700 128MB e o amigo meu a ATI RADEON 9600XT 128MB. A configuração da CPU é indêntica, Placa mãe K7N2 Delta-L / 2 memória de 256 DDR 400 Kingston em dual channel / HD Maxtor 60GB 2MB / processador AMD Athlon XP 1800. E fomos instalar o NFS Underground pra ver qual das placas que destaca mais. Conclusão, as duas detonam. Só que, em termos de cores a Nvidia manda mais. Ela produz uma nitidez bem elevada do que a ATI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de pegar uma 9600pro gecube e apesar de esperar mais da placa e ela não estar digamos assim muito o que eu pensa(sei que é 400/400, mais ta 400/460, e não da tanta diferença assim pra uma 400/600, no maximo uns 3~6fps), a qualidade de imagem da ati me agradou mais pessoalmente, não tem uma explicação, mais a imagem me agradou mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já disseram, em uma foto é fácil acharmos diferenças gráficas, mas jogando é muito difícil notar as diferenças. Eu não posso dar uma opnião concreta, já que nunca usei uma Radeon, mas a qualidade de imagem de modelos da Nvidia como Ti 200, Ti 4200, FX 5600 me agradaram bastante, pra dizer a verdade, com todas as opções habilitadas é muito difícil mesmo perceber diferença na imagem das duas empresas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

neo bius , voce citou no inicio do topico o exemplo do farcry . Eu vi esse exemplo , quando foram feito as comparacoes eram entre ati radeon 9500 pro e geforce 4 TI . A qualidade da radeon 9500 pro é muito superior por suportar efeitos de direct x 9 e pixel shader 2.0 . Sendo assim o teste farcry não foi feito com placas de mesma tecnologia , para se comprar placas de mesma tecnologia tem q ser fx 5950 ultra contra radeon 9800xt , nesse teste acredito q a rdeon leva vantagame na imagem . Mais entre as novas placas a nvidia ganhou no teste de qulidde de imagem com o pixel shader 3.0 , alem do chamado brilinear q muitos dizem a as novas radeon usam ao invés de usarem trilinear

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

######

eu apostaria minha casa como a nvidia tinha graficos mais "perfeitos" do q a ati

mas com essas SS o negocio ficou difícil...

mas quais foram as placas usadas nesses testes?

eu gostaria de ver as SS usando uma rd9800xt e uma fx5950 ultra, essas tops da ati e nvidia são uma facada! :chicote::chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Megapersu@18 jun 2004, 17:20

Depende da placa.

Isso é natural... mas existem placas concorrentes diretas da ATI x nVidia, mesmo que não declaradamente "rivais", competem por um mercado horizontal, tanto em preço quanto desempenho. Claro que isso não é regra, mas no geral é assim que ocorre... portanto na hora de exemplificar, os exemplos seguiriam esse padrão de relatividade, como eu disse no primeiro post:

Se pegarmos uma placa equivalente da nVidia com outra da ATI, ambas com suporte a Directx 9, e fizermos um comparativo de imagem, de um mesmo jogo, ignorando velocidade e outras coisas, qual apresenta melhor qualidade de imagem?
;)

Um abraço! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...