Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Pedro T.

Eletricidade!

Recommended Posts

Gostaria de aprender sobre eletricidade em geral, alguem ai poderia me indicar um bom livro ou site que fale sobre isso? valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou postar aqui uma mensagem que havia postado em outro tópico! Um pouco modificada

Literatura,

Olha só, nada melhor do que literatura de verdade. Vai numa biblioteca qualquer de uma faculdade que possui curso de elétrica ou eletrônica.

Os livros que vão te falar direitinho, pra quem está começando, podem ser:

Irwin (autor) - Análise de Circuitos Elétricos

Dorf - Circuitos (já foi traduzido pra português)

Ou façam como eu, que não gosto de gastar dinheiro com livro, acho um absurdo o preço dos livros no Brasil:

Vai no eMule e baixa o maravilho o super power fenomenal, hhaa,

- The Electrical Engineering Handbook.pdf

Tem trocentas mil fontes e você baixa rapidinho.

Informação de verdade deveria ser obrigatório. Na internet é difícil você achar algo que realmente tenha uma teoria mais aprimorada, pra você descobrir os porque's das coisas.

Uma coisa que eu fico muito bravo, é que toda vez que eu peço a grade de um curso pra algum amigo de faculdade, por exemplo, a pessoa se nega, disfarça, enrola e nunca passa. Digamos que eu queira aprender filosofia, então eu pergunto como começar a estudar, pergunto a bibliografia que o cara teve que ler, as aulas que ele teve que pegar! Acredito que tudo no mundo pode ser aprendido sozinho ou com ajuda de um grupo de estudos, não acredito na faculdade como o único meio de ser um profissional ou se tornar bom em algo. Autodidatismo!

Valeu,

-Darkout

msn: sangomes@hotmail.com

================ 1º Ano =============================

Aqui na UFG o pessoal começa estudando as seguintes matérias no início do Curso

Cálculo Integral e Diferencial e Geometria Analítica

-> Obrigatório, você vai precisar muito de uma boa base de cálculo porque pra aprender circuitos, vai precisar disso.

Matérias:

* Calculo I e II - Geralmente os livros adotados são os do Geraldo Ávila (horríveis, passe longe senão você vai odiar cálculo o resto da vida) melhor você adotar um Leithold, um Guidorizzi ou um outro que não me lembro o nome, mas a capa é muito bonita :D Tem como se fosse um cometa, mas na realidade é um gráfico.

Tem um livro que se chama Calculo A - ruim. Os livros de Calculo I são extermamente importantes porque vão te ensinar a Derivar e Integrar, você vai ter uma noção forte sobre Continuidade.

* Geometria Analítica - graficos e equações 2D e 3D

* Equações Diferenciais Ordinárias - cuidado isso não é palavrão - famosa EDO

* Álgebra Linear - muito bonita, trabalha muito com matrizes

* FÍSICA I e II - Os livros adotados aqui são os do Halliday Resnick, confesso não gostar muito não, são meio bestas. Aqui você vai ter noção de física básica e no livro 2 você vai estudar movimentos ondulatórios. Ondas são primordiais na Elétrica. Lembre-se a tensão que sai da sua tomada não é de 220V ou 110V isso é um valor aproximado, ela vem formato ondulatório e senoidal de 60Hz.

* Linguagem C ou Pascal - em geral pra se ter um entendimento legal de como resolver seus problemas no computador programando. Aqui tem ênfase nos algorítmos.

* Estatística - Pra quem pretente estudar sinais, como mandar informação pros outros é inevitável essa matéria.

Pronto esse é o primeiro ano de estudos de Elétrica, pelo menos aqui na UFG

================= 2º Ano ===========================

* Desenho Técnico - pra saber fazer projetos etc. Aqui você vai aprender a desenhar com um monte de norma chata porém necessárias, pra depois chegar na matéria do 3º ano que é Instalações Elétricas

* Circuitos Elétricos - finalmente! heeh Aqui vai as dicas lá de cima. Dorf e Irwin, existem outros autores muito bons, evite livros técnicos. Aqueles que vem tudo

resumido e tal, corra desses.

* ASL - Análise de Sistemas Lineares - aqui o negócio fica feio, você vai juntar tudo do primeiro ano, é cálculo puro, fisica, equações diferencials principalmente. Aqui você vai conhecer finalmente um tal de Fourier e um tal de Laplace, muito importantes. Vai entender porque uma lâmpada não é 'linear', a relação V=R*I não é linear aqui porque depende da temperatura e tal. Isso você vai fazer em experimento na próxima matéria

* Física III Laboratório, vai fazer experimento de tudo que seja relacionado a elétrica em termos física básica propriamente dito. Exemplo: Como sintonizar um rádio? Como saber que uma luva de borracha vai te dar choque? COMO CALCULAR A POTÊNCIA DE UMA FONTE???? Tópico muito perguntado aqui.

* Física III Teórica - essa é muiiito bonita, aqui você vai entender que o mundo é muito mais bonito do que você pensa, hehe... você vai conhecer um tal de campo magnético, matéria inventada por um tio lá de baixo. :devil:

Já ouviu falar em Física Quântica??? Aqui você vai pegar uma introdução, antes disso vai ter pesadolos com um tal de Maxwell e suas equações.

* Cálculo III - Pra conseguir entender essas matérias aí de cima você vai precisar disso, aqui vai descobrir que a integral tripla é um inferno e que a integral de superfíce mais parece sua sogra, a filha é boa, mas a velha é um buch...

* Análise Vetorial - Acompanha Cálculo III, não recomendo nem pro meu pior inimigo, mas a paixão pelo curso faz coisas impressionantes.

* Variáveis Complexas - Nosssa.... chegamos... putz, aqui você descobre que se não fosse os números complexos aqueles que tem uma parte imaginária, lembra?, não dava pra tomar banho de água quente. Não... imagina, primeiro me inventam um número que tem uma parte que você não vê, é imaginária, agora imagina o extremo, um número Quaternário.... 3 partes imaginárias???? O imaginário do imaginário??? Sei lá... deixo pra você verificar quando chegar lá. :D Muito importante em comunicações, adianto logo.

Pronto,... 2º ano já foi, você descobriu que estudou tudo isso e acabou ficando sem namorada porque ela ficou de saco cheio de toda vez que ela te chama pra sair anoite você diz: "não... tenho que estudar pra prova tal que vai acontecer amanhã"!

Parece que todo dia tem prova.

Bom... de início é isso, espero que tendo uma base dos 2 primeiros anos você ou se apaixona por elétrica ou odeia. Se quiser um dia te passo o resto do conteúdo. Ainda falta Eletrônica, aonde se vê os transistors, computadores, etc.

Valeu,

Boa Sorte.

====================================================

Não sei se vocês perceberam em outras posts minhas, eu sou colecionador de eBooks. Existem material muito bom em que os gringos de lá estão scaneando e colocando em PDF. Se você estiver a fim de comprar um livro, procurem primeiro em pdf depois comprem por favor. Harry Potter, Senhor dos Aneis, Stephen King? Já li todos, em português traduzido ainda por cima, peguei uma impressora a laser, levei um bom tempo pra conseguir compra uma e agora imprimo tudo, o custo é de 2 centavos a página, contando papel e desgaste da impressora, sem contar o tonner. Depois, mando encadernar R$5 pra um livro com mais de 1000 páginas.

Recomendações em Elétrica:

- Microelectronic.Circuits.by.Sedra.and.Smith

-The Electrical Engineering Handbook

-The RF and Microwave Handbook

-OReilly - Building Wireless Community Networks.pdf

-UWB Signal Propagation for Outdoor Wireless Communications.pdf

-Handbook of Antennas in Wireless Communications - 2002.pdf

-Analysis And Design Of Integrated Circuit-Antenna Modules.pdf

-Electromagnetic Radiation.pdf

-Electromagnetic_Interference.PDF

ed2k://|file|Microelectronic.Circuits.by.Sedra.and.Smith.-.solution.book.rar|42884789|63E3226ACE8BF2261A712D4B48D9A126|/

Compartilhar este post

Link para o post

Cara mas esse arquivo q você falou ai o The Electrical Engineering Handbook.pdf não vem em inglês não, porque se for nem vou baixar! fica difícil pra quem não manja de inglês né

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Nightwish@19 jun 2004, 10:58

Cara mas esse arquivo q você falou ai o The Electrical Engineering Handbook.pdf  não vem em inglês não, porque se for nem vou baixar! fica difícil pra quem não manja de inglês né

HUhahahaa!!!

The Electrical Engineer Handbook? Eu já vi esse livro. Pra aprender não serve pra muito coisa.

É um tijolo com muita coisa e tudo ultra resumido.

Recomendo o livro do Gabriel Torres, para quem não sabe NADA e para quem quer se aprofundar mais no assunto, recomendo livros mais específicos:

Um livro de circuitos elétricos (por exemplo o da coleção Schaum)

Um livro de eletrônica: Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos, do Boylestead.

Compartilhar este post

Link para o post

Ai galera, vocês querem endoidar o colega?

Aprender eletricidade com Handbook e tal...

Pelo que entendi do pedido dele, precisa do básico do básico...se tentar aprender correndo e avançando rápido, os conceitos básicos serão atropelados. Estes são a fonte de tudo...

Recomendo ir bem devagar e buscando entender os princípios que regem a eletricidade. Mesmo que pareça infantil...assim é que se deve começar. Exixtem muitas fontes de consulta sobre o assunto e em português mesmo. E sou sincero numa coisa, se quer aprender mesmo, aprenda a observar o funcionamento dos aparelhos e comece a pensar em comprar umas coisinhas....alicate, chave de fendas, etc...eheheh

Quando tiver "contaminado" com o assunto, começa desmontando o liquidificador, ventilador e tal....

Não tenha medo ou vergonha de perguntar quando dúvidas surgirem...e vão surgir...pense na possibilidade de um CURSO TÉCNICO.

E qual quer coisa, estamos aqui pra ajudar....boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Falando em cursos tecnicos procure pelo senai, caso haja interesse.

Fiz alguns modulos (2modulos de 4 no total) e recomendo !.

Teh mais! :-BEER:-BEER:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Opa... nossa... um HANDBOOK lógico de cara assim é meio complicado né?

Bom, mas as outras dicas são boas, não??? Curso técnico é bom pro básico e tal, mas se algum dia você decidir que gosta é disso mesmo, quer respirar diodo, transistor, ficar sem namorada e ser um quebrado o resto da vida, recomendo um curso de Engenharia. :wacko:

Seguinte pessoal, primeiro eu fiz Eletrotécnica no antiga ETFGO - Escola Técnica -, muito bom o curso e tal, mas senti que faltava alguma coisa, as explicações pras coisas, foi quando resolvi entrar na Engenharia. Ahh... agora me lembro, adorei quando o amigo aí em cima falou pra comprar uns alicates e tal. Da primeira vez que houvi falar de curso de eletrônica e tal foi naqueles gibis do homem aranha e tal, lá vinha uns cursos via correio. Nossa.... nostalgico, foi quando eu estourei pela primeira vez um multímetro, o negócio pipocou muito bonito na hora que o esperto aqui resolveu colocar na tomada. :D

Óh, boa Sorte e não desiste não!

Grande Abraço, qualquer coisa se precisar manda mensagem

-Darkout

msn: sangomes@hotmail.com

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Pedro T.@16 jun 2004, 20:32

Gostaria de aprender sobre eletricidade em geral, alguem ai poderia me indicar um bom livro ou site que fale sobre isso? valeu!

Qualquer materia depende de subsidios.

Não adianta ler um livro se não se conhece equação de primeiro grau e por ai vai.

Antes de mais nada deve-se completar o segundo grau e ai sim se aventurar pelos cursos tecnicos, além de estudar muito...

Recebo muitos alunos que não sabem efetuar questões aritmeticas simples...ai alguns alegam que o curso é puxado, que não dá pra coisa, entre outras frases celebres...

Procure no minimo um SENAI...

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Watsuki!! Fiquei contente em saber que na facú que você estuda a grade curricular é igual ou bem parecida com a que eu curso (UNIVAP) em São José dos Campos - SP. Pensei que fosse um pouco fraca, mas pelo visto ,engenharia eletrônica serve de complemento do técnico mesmo.

Quanto aos livros, principalmente o Halliday também acho muito bobinho. Aprendi bastante física I e II usando as apostilas do cursinho (Anglo), já que são bastante resumidas e dão todos subsídios para resolução de exercícios, que é o que mais interessa!!

Lembro que quando fiz o técnico (ETEP - São José dos Campos-SP), não existia essa maravilha que é a internet e tínhamos que nos virar com a pobre biblioteca e seus Tucci e Idoetas da vida... Hoje temos está grande facilidade de podermos acessar o mundo e é pena não ter tanto tempo para poder desfrutar mais das informações...

Quanto ao livro de cálculo, usei o Paulo Boulos - Cálculo Diferencial I e II, que vem com um livro adendo de pré-cálculo muito bom e útil. E Geometria Analítica do Steinbruch e Winterle todos da MAKRON books, muito legal.

O resto é gostar de sofrer, pois ´não dá para ser engenheiro e não passar por integrais e diferencias e noites acordado resolvendo séries e mais séries....Latas de Coca-cola e muitooooo café!!!

Saudações

Compartilhar este post

Link para o post

aí Focamam

Agora tú pisaste em minhas memórias, ehehehehe....lembro-me quando vi pela primeira vez aquele símbolo da integral parecendo um S gigante....que droga será isso?!!....era o começo da complicação.....fonte de muitos cabelos brancos e muita dor de cabeça.....águas passadas!!! Bons tempos!!!!

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

B) Ola pedro... é o seguinte, quando eu começei a me empolgar com eletricidade, circuitos e depois eletrônica, eu vasculhava as bancas de jornais, livrarias e sites, um local que eu passei a encontrar quase tudo que precisava era na editora saber, la tem um livro que eu usei quando comecei a aprender sozinho, depois no curso tecnico, na faculdade, e agora eu uso com meus alunos no SENAI, o link dos livros da editora nesta área e o seguinte:

http://www.editorasaber.com.br/editora/livros.htm

O livro que eu uso com meus alunos é o: Curso Básico de Eletrônica - 4ª edição

Autor: Newton C. Braga.

Páginas: 272

e custa 13,90. Tenho certeza q você vai gostar. as publicaçoes do NCB sao ótimas, o cara entende do que fala e é super didático. Vale a pena conferir. :bye:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais