Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa MIDI para teclado


daviddatal

Posts recomendados

Olá,

Eu tenho um teclado musical simples que tem apenas saída para phone. Desejo inserir nele uma placa de componentes que seja capaz de enviar sinal MIDI OUT para o pc através de um plug MIDI din 5 pinos, tornando ele um teclado controlador.

Existe essa possibilidade? Tem algum esquema para montagem da placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita Seu David...

Agora tu pegou pesado!!!

Fazer, criar um circuito para acrescentar num teclado que não tem circuito MIDI é complicado.

Para fazer isso, primeiro você teria que ter o circuito do teclado propriamente dito.

Segundo você teria que implementar um circuito MIDI apropriado para o teclado funcionar com esse circuito.

Resumindo, além de ter conhecimento sobre o funcionamento de um teclado e especificamente do teclado em mãos, ainda teria que implementar um circuito MIDI que funcionasse com esse teclado específico.

É mais fácil adquirir um teclado que já vem com esse circuito MIDI implementado.

Adquirindo um teclado com MIDI já fica mais fácil. E para conectar-se ao PC, bastaria apenas ter uma interface MIDI. Essa interface não é o mesmo circuito MIDI mas sim um circuito(interface) que permite ligar o teclado ao PC. Antigamente, essa entrada e saida de sinal MIDI estava em pinos específicos da controladora de jogos que vinha nas placas de som. Algumas placas de som offboard e onboard antigas, tinham essa conexão. Retiraram esse conector mas a controladora MIDI ainda existe porém para acessá-la, só através de conexão USB e isso existe, Interface MIDI/USB.

Mas se você tem uma placa de som, das antigas e pode ser onboard ou offboard e ver um conector de 15 pinos, é nesse conector que está os pinos de entrada e saida MIDI (MIDI IN / MIDI OUT). Esses sinais do protocolo MIDI não são ligados direto para o teclado que tem os conectores MIDI IN / MIDI OUT. É necessário uma interface apropriada para que os aparelhos conversem.

Qualquer teclado que possui entrada e saída MIDI já tem essa inteface implementada. São duas partes do circuito MIDI. Uma parte é o controlador MIDI em si e a outra parte é a responsável por enviar os sinais de entrada e saida para o exterior.

Consequentemente, pode-se ligar 2 teclados VIA MIDI pois os dois tem a interface de comunicação.

Já para ligar num PC, tem que ter a interface de comunicação MIDI e essa interface pode se ligar aos pinos apropriados da controladora de jogos ou usar a conexão USB ( existe isso).

No entanto, criar a controladora_interface MIDI num teclado que não tem tal recurso, acho inviável. Não é impossível. Só vai depender do conhecimento e recursos técnicos de quem vai fazer isso.

Por isso que eu disse antes. É mais fácil adquirir um teclado com MIDI ou então adquirir um teclado controlador MIDI.

Um teclado controlador é apenas um teclado somente com a controladora/interface. Há teclados controladores desde 2 oitavas até 5 oitavas. Fora do Brasil é fácil encontrar esse controladores. Aqui No Brasil, só em lojas especializadas na área musical.

Entenda que um teclado desse tipo não tem geradores de som. Ele tem somente as teclas e a controladora/interface MIDI.

Então.. Ou você adquire um teclado qualquer que tenha saída MIDI Ou compra somente o teclado controlador e logo após, compra a interface; seja MIDI-USB ou MIDI_PC.

Se queres usar teclado que tenha MIDI (IN_OUT), qualquer um pode ser usado. Não precisa ser um teclado de última ordem porque o protocolo MIDI é igual em qualquer teclado. MIDI não "transporta" som e sim sinais de controle e execução.

Abração

.

.

PS - Siga esse link. Observe que há controladores MIDI de teclado já saem com dois tipos de saida. Saida MIDI com o conector de 5 pinos e saida MIDI através da interface USB.

http://www.bestbuy.com/site/music-keyboards/midi-keyboards/pcmcat151600050039.c?id=pcmcat151600050039

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Jambao, vou olhar o link.

Eu estou usando um controlado MIDI virtual por enquanto, com o programa Bome's Mouse Keyboard, editei um teclado antigo para ficar mais parecido com um teclado musical:

f5lw.jpg

Mas de qualquer forma eu vou pesquisar sobre o esquema do meu teclado musical. Além disso, quem sabe eu faço uma mistura de controlador físico com virtual, soldando fios nos contatos do teclado do pc aos contatos das teclas do teclado real... vou meditar sobre isso rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está dando certo!

Estou mapeando as 2 membranas do teclado do pc e soldando um cabo flat com 27 vias em um pivô, um pedaço de cobre mais grosso para cada trilha, assim posso soldar muitos fios no mesmo local. Depois irei endereçar os pares de fios para cada tecla do teclado musical, no total 61 teclas.

Depois mostro um vídeo do projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após mapear todas as trilhas das membranas finalmente eu soldei os fios nos terminais da placa do teclado:

7u4b.jpg

Agora preciso soldar estes fios em um pivô, um local onde vários fios possam ser soldados juntos, fiz isto aqui:

71ar.jpg

Sei que a junção dos fios das teclas do teclado musical pode ser melhorada, colocando algum conector plug in play, etc. Alguém poderia me dar uma dica de como juntar os fios que saem da plaquinha do teclado do pc aos fios que saem das teclas do teclado musical?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...