Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Agt00

Ajuda para melhorar sinal

Recommended Posts

Olá galera do CDH.

Estou tentando melhorar o sinal wifi em casa e não entendo muito deste assunto. Tenho no momento um roteador Linksys WRT54 2.4GHZ 54Mbps ele fica no meu quarto, já faz anos que tenho ele, o apartamento tem uns 74m². Com os anos pessoal em casa comprou notebook, celular etc e reclamam que o sinal não chega nos outros cômodos.

Estou pesquisando na net como melhorar, repetidor, outro roteador no corredor... mas tem uma série de problemas, passar cabos, tomada para o outro roteador.

Estava pesquisando e vi o Linksys E2500, que é dual band e tem 4 antes internas, ele resolveria o problema?

Agradeço quem tem mais experiência nisso e puder me ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Provavelmente não.

As antenas internas não oferecem grande cobertura e possuem ganho similar as originais do WRT54G.

No caso é melhor colocar outro roteador mesmo, ou tentar o uso de um repetidor.

Se não consegue passar cabos, o uso do PLC pode ser uma solução, existem APs com este recurso integrado, mas ainda precisaria de outro PLC para parear com o roteador principal.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado por responder dwatashi.

Triste saber que as chances do E2500 melhorar o sinal serem pequenas.

Já pensei em utilizar um repetidor, mas no corredor não há tomadas, só no outro quarto aonde o sinal já é fraco no notebook,um repetidor conseguiria captar o sinal melhor que o notebook para repassar ?

No momento apenas tentei alterar os canais de frequência do roteador, mas sem resultados bons.

Compartilhar este post

Link para o post

Trocar canal pode ajudar sim se tem muitas pessoas na área usando o mesmo canal isso pode diminuir o sinal de wireless.

Eu acho que comprando esse E2500 pode ajudar sim já que ele usa a tecnologia N que tem abrangencia maior que a G que é usada pelo WTR54.

Você poderia tentar colocar o roteador num lugar mais centralizado da sua casa como a sala por exemplo ou um repetidor na sala.

Compartilhar este post

Link para o post

valeu pela resposta Ricardo.

Estou pensando em primeiro tentar colocar um repetidor, um não muito caro, pois o da Linksys é mais caro que o E2500. Iria colocar no corredor, como não tem tomada vou precisar fazer um bem bolado pra puxar energia pelo interruptor que liga a lâmpada para ligar o repetidor. E caso não funcione compro o E2500.

É chato resolver isso, posso tentar o contrário: comprar o E2500 e depois o repetidor se não funcionar. Uma pena esse tipo de problema não ter uma solução mais precisa e ter que fazer na base da tentativa. Fora o trabalhinho para as "gambiarras" tem o gasto que vai gerando. kkk

Compartilhar este post

Link para o post
Trocar canal pode ajudar sim se tem muitas pessoas na área usando o mesmo canal isso pode diminuir o sinal de wireless.

Eu acho que comprando esse E2500 pode ajudar sim já que ele usa a tecnologia N que tem abrangencia maior que a G que é usada pelo WTR54.

Você poderia tentar colocar o roteador num lugar mais centralizado da sua casa como a sala por exemplo ou um repetidor na sala.

O ganho do sistema N só funciona se todos os clientes forem N e tiverem o mesmo tipo de padrão. Como ele pode funcionar em mais de um tipo e ainda existe a retrocompatibilidade com o G, nem sempre o mais novo se torna uma opção melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Complicado achar uma solução prática... apartamento antigo só piora a situação.

Estava também lendo sobre o TP Link N750, vi que o pessoal fala bem dele. Talvez funcione melhor do que os da Linksys.

Compartilhar este post

Link para o post

Este tópico é antigo, mas me lembrei dele e este ano troquei de roteador.

Pode ser útil para quem está procurando informações a respeito de sina de rede...

Troquei meu Linksys WRT 54 de 2 antenas por um TP-LINK N750 com 3 antenas externas, infelizmente no meu caso não vi uma grande melhora na questão do campo de sinal maior, apenas cai menos que o anterior.

Também comprei TP-LINK WR702N por volta de R$ 60 coloquei no corredor do apartamento, ampliou o campo da rede, como rotedador fica no quarto. Mas muitas vezes ele causa alguma espécie de conflito no notebook que fica sem acessar internet quando  o repetidor está ligado, quando funciona o sinal é melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor mesmo é ligar roteadores e repetidores por cabo, e ter praticamente um para cada cômodo de maior uso. Num apartamento, acho que vale a pena passar a fiação externa e discretamente, pelo canto de parede com o teto.

Acredito que, conhecendo a planta do imóvel (por questões de segurança; a respeito de tubulações de água, energia e gás :eek:), e com autorização do síndico, você pode usar uma furadeira com conjunto de brocas largas e grandes, para furar as paredes de um cômodo a outro, tentando encontrar os furos de ambos os lados. Na prática, eu não sei se isso dá certo! :D

Se for usar apenas repetições sem fio, antes faça testes de sinal, posicionando um roteador e um cliente, e vendo em que banda a conexão é estabelecida. Tenha em contra que o real vai para a metade dela. Entre clientes sem fio, para a metade da metade, por causa do half-duplex.

Uma coisa que me disseram ontem, através deste fórum, e que me desenganou :( muito: se há um "cliente ruizinho" na rede sem fio, a velocidade de toda a rede sem fio fica nivelada por baixo, para ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu sonho era tirar o roteador e o modem do meu quarto, deixar na sala e passar cabo pro meu quarto. Como uso Desktop ligaria a antena da placa mãe para emitir o sinal ao quarto da frente, mas precisaria também passar um cabo para o quarto do meio e ligar o repetidor lá (pelo menos ele é pequeno). Tem a tubulação que criamos para passar os cabos da TV, agora preciso de tempo e disposição pra arrumar tudo isso. Não sei ao certo se o wifi da placa mãe funciona com desktop desligado tb.

Por enquanto eu testei os sinais dos canais, ajudou um pouco.

KK Tanta tecnologia mas ainda não facilitaram a questão de fios e cabos por um $ acessível

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais