Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Sosnowski

Processador i5 quente demais (não é pasta térmica)

Recommended Posts

Fala galera, tô com um problema.

Antes de mais nada, meu setup é o seguinte:

GTX 560
Core i5-2310 (cooler padrão da Intel)
Motherboard DH61BR
4GB de Memória RAM
Fonte 450W Thermaltake

O setup não está errado, tanto que funcionou como devia por dois anos. Porém, meu i5 que começou a ficar em temperaturas muito altas recentemente.

Ele ficava em 50º~60º em idle e bastava eu iniciar um jogo, que atingia 90º e um aviso de temperatura crítica aparecia.

Tirei o cooler, limpei-o, reapliquei pasta térmica na medida certa (Akasa 450 de prata) e o problema continuou, porém desta vez eu conseguia jogar por mais ou menos dez a vinte minutos até que o aviso pulava na tela de novo.

Alguma ideia do que é? Acho que é o processador que está estragado mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá! Já verificou a quantas RPM está o processador no Setup/BIOS/HwMonitor ou em um aplicativo tipo Everest/AIDA, HwMonitor etc?

Cooler box só é bom no começo, mas depois começa a desgastar*. Há outra opção de trocar o cooler. Como é a ventilação no seu gabinete? Tem mais cooler/fan? Tem a opção de aumentar a rotação do cooler pelo SpeedFan (aplicativo) ou Bios/Setup.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá! Já verificou a quantas RPM está o processador no Setup/BIOS/HwMonitor ou em um aplicativo tipo Everest/AIDA, HwMonitor etc?

Cooler box só é bom no começo, mas depois começa a desgastar*. Há outra opção de trocar o cooler. Como é a ventilação no seu gabinete? Tem mais cooler/fan? Tem a opção de aumentar a rotação do cooler pelo SpeedFan (aplicativo) ou Bios/Setup.

Obrigado, Edgar! O cooler tem normalmente 1000 RPM, porém consegui aumentar a rotação dele pelo SpeedFan até 3000 RPM, mas o problema persistiu.

Não há nenhum outro fan no meu gabinete, apenas o cooler do processador. Aliás, de uma hora para outra o problema começou, e não gradativamente, então acho que não é o cooler...

Compartilhar este post

Link para o post

1000 RPM é pouco,mas se 3000 não resolveu,aí veja se as presilhas(as que o fixam na placa mãe) do cooler não estão quebradas ou tortas.Mesmo que não havia ventilação antes verifique se o ar dentro do gabinete está quente comparado a temperatura ambiente.

Compartilhar este post

Link para o post
1000 RPM é pouco,mas se 3000 não resolveu,aí veja se as presilhas(as que o fixam na placa mãe) do cooler não estão quebradas ou tortas.Mesmo que não havia ventilação antes verifique se o ar dentro do gabinete está quente comparado a temperatura ambiente.

Joaquin, o ar dentro do gabinete realmente fica quente! Já o cooler, suas presilhas estão todas certas.

Compartilhar este post

Link para o post

Às vezes algum aplicativo/tarefa está causando uso excessivo da CPU. Tente ver em Gerenciador de Tarefas e Processos.

Compartilhar este post

Link para o post
Também não é isso, mas obrigado

Então, na minha opinião, você pode investir em um cooler melhor, pois este cooler box nem aumentando a velocidade, não resolveu ou veja em Setup tipo CPU smart fan control ou parecido e tente deixar desativado para ver se resolve.

Compartilhar este post

Link para o post
Então, na minha opinião, você pode investir em um cooler melhor, pois este cooler box nem aumentando a velocidade, não resolveu ou veja em Setup tipo CPU smart fan control ou parecido e tente deixar desativado para ver se resolve.

Hmm, entendi, você acha que ventoinhas extras podem ajudar nem que seja um pouco? Vou comprar duas hoje para diminuir a temperatura do gabinete. Já sobre o cooler, eu fico com uma dúvida já que o problema começou do nada, e não gradativamente.

Valeu pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post
você acha que ventoinhas extras podem ajudar nem que seja um pouco?

Pode ser que ajude na ventilação do seu gabinete e retire esse ar quente no qual você se referiu. Realmente acontecer do nada é estranho. Você já viu no Setup/BIOS algo sobre configuração de Fan?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais