Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por Onde Iniciar [Programação]

OmegaXVIII

Posts recomendados

Ola,

Andei lendo alguns tópicos aqui nesta seção e tenho a seguinte duvida, se alguém poder ajudar,

Atualmente faço o curso de sistemas de informação e a matéria que mais me identifico são as de lógica e programação no caso, a lógica em si eu domino muito bem até, o meu problema (duvida no caso) é quanto ao foco por qual linguagem começar

basicamente sei o básico de Java e VB, no entanto não sei onde me focar, tenho vontade de programar para a web, só que não levo talento nenhum no HTML e CSS ( sei a estrutura e como "elas funcionam", resumindo, sei interpretar a lógica das duas e do PHP também, no entanto não consigo ( talvez por falta de pratica ) criar algo além muito simples )

Como escolho esse "foco inicial"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Programação Web hoje em dia está mais fácil, PHP tem diversos frameworks onde o cru do layout é entregue pelo frame, sendo necessário somente você editar a sua vontade o layout. Dessa forma você acaba gastando bem menos tempo nessa parte sobrando tempo para programar outras partes do site, como painel de administração, login, banco de dados...

Se sabes o básico de java e gosta (sim tem que gostar) seria uma boa focar nessa área, tem um mercado bem amplo.

A melhor dica que posso te passar é:

FOCO!

Tenha algo em mente, especialize-se, estude como nunca e o principal programe! Só assim terá um futuro nessa área.

Link para o comentário

• Moderador

Olá,

Se tem vontade de aprender a programar para a web.. é recomendável que estude a linguagem de programação PHP e um banco de dados.

Claro que é importante você ter noções sobre o HTML e CSS...

Geralmente dividimos em dois a programação web:

Front-end e Back-end.

No front-end, você dá mais foco a estilizações e estrururas do site.. juntamente com o javascript/jQuery

No back-end, você dá mais foco para a lógica do sistema, e manipulação do banco de dados.

enfim.. este é o caminho.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Se você está a estudar a tempo inteiro e pretende se especializar no desenvolvimento acho que pode também investir com python.

É excelente para desenvolvimento web como também para aplicações isoladas.

Para mais, seu conhecimento aumenta na medida que interaje com diferentes ferramentas, pois, vai perceber que a melhor programação depende da tarefa que tem em mãos. Para alguns projetos, especialmente web e base de dados pode ser php o melhor, mas para outros projetos, pode encontrar a melhor solução noutra linguagem.

Cumprimentos.

Link para o comentário

Primeiro de tudo, você está começando errado em um ponto. Sua vontade.

Como o @Hugh Laurie disse, tem de ter foco. Não se pode começar a estudar uma linguagem já pensando que poderia estar estudando outra.

O que você quer? ... Web? Então terá de aprender HTML, CSS, JavaScript, essencialmente. E PHP/Python/Ruby/JAVA, ai fica à sua vontade.

Lembre-se sempre de uma coisa. Cada linguagem tem suas vantagens e desvantagens, não busque a melhor linguagem de todas, busca aquela que se você se identifica melhor para começar.

Eu, por exemplo, comecei com PHP, aprendi antes mesmo de JavaScript. Foi meu pontapé inicial. Hoje sei PHP, Python, HTML, CSS, JavaScript (jQuery), Ruby (Básico), Java, C, C++, C# (Básico) e Objective-C (Básico).

Depois que aprender a primeira, as outras serão muito mais fáceis de assimilar.

O mais difícil, pelo que disse, você já tem, que é a lógica.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

@OmegaXVIII
Se você decidir aprender sobre as linguagens web este site contém um grande
acervo de material de pesquisa e prática http://www.w3schools.com/  inclusive
existe um tradutor do lado superior direito caso você não domine o inglês.

Se você quiser criar algo que não seja simples precisa conhecer os detalhes

que a linguagem oferece, como por exemplo, os métodos.

Em java script, métodos para string são:

• charAt()
  • charCodeAt()
  • concat()
  • fromCharCode()
  • indexOf()
  • lastIndexOf()
  • localeCompare()
  • match()
  • replace()
  • search()
  • slice()
  • split()
  • substr()
  • substring()
  • toLowerCase()
  • toUpperCase()
  • toString()
  • trim()
  • valueOf()

Veja que o aplicativo summly comprado por 30 milhões de dolares que tem como função sumarizar dados
usou alguns desses métodos para que o texto ficasse com apenas 140 caracteres. Procure dominar

os métodos que as idéias certamente virão.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...