Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor filtro de linha para geladeira?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Colega, nao vejo necessidade disso, até porque a geladeira nao é um eletrônico e sim um eletrodoméstico com funcionamento algo "mais rústico". A parte elétrica da geladeira é para acionamento do motor basicamente.

Qual seria sua dúvida? Quanto a estabilidade da tensão que entra ou fazer uma conversao de 110V para 220V?

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como diabos você chegou a conclusão de que há muitos "picos de luz" ai ????

Eu faço de tudo e somente consegui ver esses surtos de tensão, se é disso que falas, com osciloscópio de memória, tendo que deixar ele monitorando por dias às vezes...

Me ensina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bem, não sei o nome real mas sabe quando a luz fica fraca depois volta ao normal? Tipo isso.

Nesse caso seria uma "queda de fase". Como exemplo, tá tudo acesso na sua casa, e de repente, a lâmpada ilumina menos, ficando "mais fraca". Nesse caso um filtro de linha nao fará milagre, e nao fará nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso está longe de ser pico de energia e muito mais longe ainda dos surtos de tensão, que é o que um bom filtro de linha combate..

O que tens é que entender o porque da tensão da rede ai passar por isso que se chama de "sag" de tensão.

- Pode ser derivado de partidas de motores em geral, na rede elétrica ou mais especificamente de seu próprio refrigerador;

- Pode ser derivado de falta de adequada potência de parte do transformador da rua, lá no poste;

- Pode ser derivado de entrada de energia ou instalação inadequada, com fio muito fino, ou até mesmo de emenda mal feita, ou disjuntor com parafuso frouxo..

Ou seja, são alguns sintomas que um bom eletricista numa olhada e em alguns testes saca de cara..

Nem colocando 10 filtros de linha você terá qualquer benefício ai nesse cenário por você arrolado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso está longe de ser pico de energia e muito mais longe ainda dos surtos de tensão, que é o que um bom filtro de linha combate..

O que tens é que entender o porque da tensão da rede ai passar por isso que se chama de "sag" de tensão.

- Pode ser derivado de partidas de motores em geral, na rede elétrica ou mais especificamente de seu próprio refrigerador;

- Pode ser derivado de falta de adequada potência de parte do transformador da rua, lá no poste;

- Pode ser derivado de entrada de energia ou instalação inadequada, com fio muito fino, ou até mesmo de emenda mal feita, ou disjuntor com parafuso frouxo..

Ou seja, são alguns sintomas que um bom eletricista numa olhada e em alguns testes saca de cara..

Nem colocando 10 filtros de linha você terá qualquer benefício ai nesse cenário por você arrolado..

Esses "SAG" de tensão, existe alguma forma de combatÊ-los? Aqui na minha região tem muito disso, principalemente no final da tarde, e quando se liga chuveiro. Na minha inocência, pensava também que filtros de linha "combatiam" esse tipo de problema...

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses "SAG" de tensão, existe alguma forma de combatÊ-los? Aqui na minha região tem muito disso, principalemente no final da tarde, e quando se liga chuveiro. Na minha inocência, pensava também que filtros de linha "combatiam" esse tipo de problema...

Abraços!!!

A

A geladeira está descongelando e causando inundação na cozinha? Se a resposta for não, ela própria já está resolvendo o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A

A geladeira está descongelando e causando inundação na cozinha? Se a resposta for não, ela própria já está resolvendo o problema.

É só você que tem o problema ou os vizinhos também ? se não for só você tem que reclamar na companhia de energia dai, se for só você ai só alguem que entenda pra descobrir o problema.

Kayke, aqui o problema não é geladeira, mas sim ao ligar chuveiro e em alguns horários de pico.

c.renatorj, muita gente aqui reclama disso, por isso é um problema no bairro inteiro.

O que estou querendo dizer é que fiquei surpreso ao saber que o filtro de linha não é o equipamento que combate esse tipo de "doença elétrica".

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Kayke, aqui o problema não é geladeira, mas sim ao ligar chuveiro e em alguns horários de pico.

c.renatorj, muita gente aqui reclama disso, por isso é um problema no bairro inteiro.

O que estou querendo dizer é que fiquei surpreso ao saber que o filtro de linha não é o equipamento que combate esse tipo de "doença elétrica".

Abraços!!!

No teu caso o maior problema é instalacao sub-dimensionada. Usar o chuveiro e deixar a luz "fraca" é um claro sintoma disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos lá, por partes e de modo organizado:

Se toda a vizinhança se queixa do mesmo problema podemos até mesmo pensar no problema como sendo o transformador, da rua, lá no poste, fraco ou até mesmo a fiação dessa rua fraca demais para atender bem a todos os moradores..

Uma ação do grupo de moradores frente a distribuidora de energia pode ajudar. Sem pressão dificilmente haverá solução..

Antes teria que se ver, avaliar, mensurar de que tamanho de queda de tensão estamos falando.. Isso se pode fazer com sucessivas leituras em difentes horários ai numa tomada de sua casa, usando um multímetro. Custa menos de R$ 10,00 num bom camelô. Veja ai:

Trazido de São Paulo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-527721935-multimetro-digital-multiuso-_JM

Ou com frete baixo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-529056788-multimetro-digital-dt830b-_JM

Se quiseres entretanto nem dar bola para a questão como um todo e se seu refrigerador entra em proteção quando vai ligar, que facilmente se nota por um abaixamento no brilho das lâmpadas e um tlec, no refrigerador, em seguida, acompanhado do aumento de brilho das lâmpadas, o que é sinal que entrou em proteção de partida, geralmente por baixa tensão, podes ignorar e colocar nela um estabilizador, que nesses casos ajuda..

Mas veja, estabilizador especial para refrigerador.. Desses dai: http://www.forceline.com.br/novosite/Busca.aspx?idlinha=9&idsublinha=344&codigo=

Mas isso se faz, se e somente se, seu refrigerador não esteja conseguindo partir, esteja entrando em proteção na hora de ativar seu compressor.. Caso contrário deixe o refrigerador respirar da energia pura da tomada...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummm.....

Acho que acabei me empolgando e invadindo um pouco o tópico do colega acima, he he he ... :D

Mas de qualquer forma, consigo perceber alguns passos importantes para quem tem esse tipo de problema:

1-Monitoração constante das tensões da rede

2-Uma boa revisão da rede interna (fios, aterramento, troncamento dos fios)

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Eu tinha lido esse tópico há muito tempo quando comprei minha geladeira Panasonic BB52 e acabei deixando de lado a utilização do filtro de linha.

Acontece que, recentemente, viajei e tive que desliga-la, desligando todos os disjuntores da casa. Quando retornei, e religuei o disjuntor, escutei um pequeno papoco na geladeira dela e os leds que acendem no painel por padrão ficaram enfraquecidos, como se tivessem recebido mais carga do que suportavam (quando alterno entre as opções do painel, os outros leds todos brilham forte, enquanto os que ligaram com ela permanecem fracos até hoje). A geladeira continua funcionando normal.

Um filtro de linha resolveria esse tipo de problema?

 

Existe alguma restrição quanto ao uso de filtro de linha? Tenho receio de, ao utiliza-lo, e estando fora de casa por um longo período, em caso de queda de energia a geladeira não se religar e o conteúdo da geladeira se estragar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Não vejo nenhum absurdo na dúvida do colega. 

Acontece muito em minha residência a queda de fase quando retorna o fornecimento de energia após blackout. Esse fato já me custou caro, por três vezes queimou placa de circuito do meu refrigerador, ou vocês pensam que as geladeiras ainda são analógicas? "Infelizmente" esse avanço tornou nossos eletrodomésticos cheios de painéis digitais muito sensíveis à essas oscilações ne energia. 

Faço minha a dúvida do Hidemitsu. 

Filtro de linha?

Estabilizador?

Qual referência técnica para essa proteção?

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Olá galera, eu achei bem interessante esse post aqui, mesmo porque eu também passo por situação parecida, mas pelo que eu vi tem muita gente entendida falando difícil sem saber ao certo o que se passa com o colega... Falando português claro, acho que vocês estão tirando um sarro da nossa cara... Um pico de luz, queda de energia, oscilação.. qual é? vocês não sabem o que estamos falando? Já nasceram sabendo falar difícil? Nunca ouviram a mãe ou a avó de vocês falando do jeito que estamos retratando? Esse é um local onde podemos ajudar uns aos outros e não ficar tirando sarro.. Poxa por favor... Tipo, eu moro em um local, um bairro que se ventar, cai a luz (é assim que se fala doutores?), se chover também, se faz frio idem, quando ela volta, volta queimando tudo que está ligado a rede... Já tive prejuízo em maquina de lavar, geladeira, microondas, só tá faltando a tv...Agora parem de balelas e nos ajudem... como podemos proteger os nossos aparelhos? Falar com a prefeitura? Monitorar com multímetro, voltímetro e depois reclamar com o Temer? Tá de sacanagem..Ajudem aí galera, de boa. Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério que esse tópico reviveu ? 

Como diz o @faller : Nada como resolver o problema certo com a solução adequada. 

 

Não notei que se queixou de "problemas" com a rede elétrica @thyagotc, citou apenas um caso, de uma condição pontual. 

Quanto a restrição dos filtros de linha, sim existe, fuja dos filtros vagabundos. Dê uma olhada nos filtros da marca Clamper, reconhecidamente confiavéis; no demais; maiores detalhes da rede elétrica são bem vindos. 

As recomendações são de acordo com "problema" reclamado, sendo somente a questão da aplicação do filtro de linha, de uma olhada na marca que lhe falei. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/01/2018 às 05:23, Marcelo Somm disse:

Olá galera, eu achei bem interessante esse post aqui, mesmo porque eu também passo por situação parecida, mas pelo que eu vi tem muita gente entendida falando difícil sem saber ao certo o que se passa com o colega... Falando português claro, acho que vocês estão tirando um sarro da nossa cara... Um pico de luz, queda de energia, oscilação.. qual é? vocês não sabem o que estamos falando? Já nasceram sabendo falar difícil? Nunca ouviram a mãe ou a avó de vocês falando do jeito que estamos retratando? Esse é um local onde podemos ajudar uns aos outros e não ficar tirando sarro.. Poxa por favor... Tipo, eu moro em um local, um bairro que se ventar, cai a luz (é assim que se fala doutores?), se chover também, se faz frio idem, quando ela volta, volta queimando tudo que está ligado a rede... Já tive prejuízo em maquina de lavar, geladeira, microondas, só tá faltando a tv...Agora parem de balelas e nos ajudem... como podemos proteger os nossos aparelhos? Falar com a prefeitura? Monitorar com multímetro, voltímetro e depois reclamar com o Temer? Tá de sacanagem..Ajudem aí galera, de boa. Abs

 

 

Em primeiro lugar tópico antigo desenterrado verdadeiro pá de ouro, porém não pude deixar de responder:

 

me desculpe mais não vi nada do que você relata ai, quanto a tirar saro da cara de alguém, explicar tentar entender o que se passava com o caso em nada denota soberba o algo que seja desse tipo, as explicações foram dadas com minucia por parte de quem mais entende do assunto inclusive com sugestões, quanto as medidas que você deseja também foram apresentadas, se você não entendeu peça a alguém que saiba interpretar texto ao invés de ficar acusando os pessoa que se propõem a ajudar com argumentos absurdos.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...