Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
marioscs

Salvar resultados de uma conversão AD

Recommended Posts

Boa tarde pessoal

Estou com uma duvida simples, vou utilizar o conversor AD do PIC para amostrar um sinal de voz a 8Khz. Vou realizar calculos com estes dados de modo que preciso manter os valores por pelo menos 1 segundo.

Sendo assim preciso de um vetor com 8.000 resultados da conversão de 10bits.

Isso me da 8000 * 10 bits = 10K bytes de memória necessária

A conta é essa mesmo? Só preciso de um canal, que PIC posso utilizar?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal

Estou com uma duvida simples, vou utilizar o conversor AD do PIC para amostrar um sinal de voz a 8Khz. Vou realizar calculos com estes dados de modo que preciso manter os valores por pelo menos 1 segundo.

Sendo assim preciso de um vetor com 8.000 resultados da conversão de 10bits.

Isso me da 8000 * 10 bits = 10K bytes de memória necessária

A conta é essa mesmo? Só preciso de um canal, que PIC posso utilizar?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Vixi, bastante coisa hein?

Nunca fiz algo parecido.

Qual PIC você tem em mente de utilização para essa tarefa?

Você está pensando em realizar uma FFT?

Dei uma olhada no site da microchip e da família 18F, temos PIC de no máximo 4KB de RAM.

Mas não posso confirmar se essa é a conta correta.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

Vixi, bastante coisa hein?

Nunca fiz algo parecido.

Qual PIC você tem em mente de utilização para essa tarefa?

Você está pensando em realizar uma FFT?

Dei uma olhada no site da microchip e da família 18F, temos PIC de no máximo 4KB de RAM.

Mas não posso confirmar se essa é a conta correta.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

A conta é pior.... Como ele está querendo usar 10 bits, serão mais do que 8k de 8 bits !

Vai precisar de memória externa..... E tem mais, como pretende processar em tempo real, com amostragens a 8 khz vai ter de usar uma memória i2c rápida, tipo 400 Khz, e ainda assim serão duas, uma para os primeiros 8 bits, e outra para os 2 bits restantes. Mas vai ter de gravar amostragens e ler outras amostragens para processar..... Sei não, me parece que nem a 400 Khz vai dar .

Ou pode usar duas Sram de 8 bits ...

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

A conta é pior.... Como ele está querendo usar 10 bits, serão mais do que 8k de 8 bits !

Vai precisar de memória externa..... E tem mais, como pretende processar em tempo real, com amostragens a 8 khz vai ter de usar uma memória i2c rápida, tipo 400 Khz, e ainda assim serão duas, uma para os primeiros 8 bits, e outra para os 2 bits restantes. Mas vai ter de gravar amostragens e ler outras amostragens para processar..... Sei não, me parece que nem a 400 Khz vai dar .

Ou pode usar duas Sram de 8 bits ...

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Se vai usar 8 KHZ,voce deve utilizar 8 bits de conversão.

Ja brinquei muito com isso mas não cheguei a fazer a conversão pois programei um aplicativo no PC para isto.

Com uma memoria 24C512 consigo armazenar varios segundos.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vai usar 8 KHZ,voce deve utilizar 8 bits de conversão.

Ja brinquei muito com isso mas não cheguei a fazer a conversão pois programei um aplicativo no PC para isto.

Com uma memoria 24C512 consigo armazenar varios segundos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não pretendia chegar a tudo isso pessoal, acho melhor redefinir o projeto de modo que possa trabalhar com menos de um segundo.

A ideia era ter um botão que ao apertado gravasse 1 segundo da voz e depois mostrasse a média dos resultado do calculo para o pitch observado.

Acho melhor mudar o projeto e retirar o botão, de modo que o microcontrolador

fique sempre captando o sinal e mostrando os resultados, porém usando uma janela muito menor de valores. Ao invés de mostrar a média eu mostraria os valores instantâneos.

800 valores já são suficientes para realizar o calculo, mas eu ainda teria que amostrar o sinal a 8Khz, então imagino que fazer as contas e mostrar o resultado tem que ocupar um tempo que caiba no intervalo entre as conversões certo?

Obrigado pela ajuda de vocês!

Compartilhar este post

Link para o post

Não pretendia chegar a tudo isso pessoal, acho melhor redefinir o projeto de modo que possa trabalhar com menos de um segundo.

A ideia era ter um botão que ao apertado gravasse 1 segundo da voz e depois mostrasse a média dos resultado do calculo para o pitch observado.

Acho melhor mudar o projeto e retirar o botão, de modo que o microcontrolador

fique sempre captando o sinal e mostrando os resultados, porém usando uma janela muito menor de valores. Ao invés de mostrar a média eu mostraria os valores instantâneos.

800 valores já são suficientes para realizar o calculo, mas eu ainda teria que amostrar o sinal a 8Khz, então imagino que fazer as contas e mostrar o resultado tem que ocupar um tempo que caiba no intervalo entre as conversões certo?

Obrigado pela ajuda de vocês!

Compartilhar este post

Link para o post

cara, só um adendo.... nesta sua conta o resultado seria 10Kbits..... você precisaria de 16 kbytes para armazenar 8000 leituras.... a conta seria

8000*2=16000

porque são 8000 leituras, de 2 bytes cada leitura.....

flowwww

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais