Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Maicon137

Tela azul pode ser HD?

Recommended Posts

Olá, ultimamente me PC vem dando tela azul de memory management.

Já tentei formata-lo e não resolveu o problema.

Testei as memórias com o memtest e não acusou erro.

Também já testei o HD com o HDTune e não acusou bad blocks, porém toda vez que dá a tela azul eu verifico no S.M.A.R.T e o atributo

"Spin retry count" aumenta um ponto (atualmente está com 18).

Pode ser mesmo o HD que está causando a tela azul?

Não sei se pode ajudar, mas depois que começou a dar a tela azul também começou a dar vários erros aleatórios. Ex.: problemas no windows aero, o firefox fica fechando toda hora, as vezes mando simplesmente fechar um programa e dá a mensagem q ele parou de funcionar e uma vez o drive da Nvidia deu erro também.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse atributo do smart indica o número de tentativas de início de rotação (spin) que o disco teve que fazer, até poder atingir a operação adequada... ele é um número incremental e, por vias naturais, nunca é resetado, ou seja, ele vale pra vida inteira do disco... eu não sei qual o numero de alerta, mas sei que pode ser, realmente, o disco com defeito...

Faça o seguinte:

- Troque os cabos sata;

- Troque o cabo de energia;

- Mude o HD de posição e o aparafuse corretamente;

- Faça uma verificação (chkdsk);

- Experimente copiar um arquivo muito grande e fique monitorando o nível de ruído do disco;

- Se puder, substitua a fonte para testar....

Compartilhar este post

Link para o post

O cabo Sata eu já havia trocado para testar e não adiantou.

Executei o chkdsk e não acusou erro.

Quanto ao ruido não notei nada de anormal, como tenho 2 HDs comparei um com o outro e não notei diferença.

A fonte não tenho como substituir.

Agora estou tentando liberar um espaço no outro HD pra colocar o Windows nele e ver se parra as telas azuis.

Uma coisa que me esqueci de falar é que encontrei alguns arquivos .rar corrompidos, por isso desconfio mesmo do HD com defeito, só o estranho é que as verificações não acusam erro nenhum, somente o Spin retry count que está aumentando.

Esse atributo do smart indica o número de tentativas de início de rotação (spin) que o disco teve que fazer, até poder atingir a operação adequada... ele é um número incremental e, por vias naturais, nunca é resetado, ou seja, ele vale pra vida inteira do disco... eu não sei qual o numero de alerta, mas sei que pode ser, realmente, o disco com defeito...

Faça o seguinte:

- Troque os cabos sata;

- Troque o cabo de energia;

- Mude o HD de posição e o aparafuse corretamente;

- Faça uma verificação (chkdsk);

- Experimente copiar um arquivo muito grande e fique monitorando o nível de ruído do disco;

- Se puder, substitua a fonte para testar....

Compartilhar este post

Link para o post
Instalei o windows no outro HD como havia dito que faria, porém novamente deu a tela azul, só que agora foi de PFN list corrupt.

Novamente o atributo Spin retry count desse outro HD aumentou um ponto, o que me leva a crer que são as telas azuis que estão causado isso, e não ao contrário.

Pesquisei um pouco e na maioria dos fóruns acusam as memórias, porém passei o memtest de novo e não achou nada, mas mesmo assim vou deixar dois pentes de memória por vez na maquina (possuo 4 no total, 2x2gb da corsair e 2x1gb da markvision) e ver o que acontece.

Só para constar, ano passado estava dando essas telas azuis e eram as memórias, pois eu havia passado o memtest e acusou diversos erros, então troquei elas e as telas azuis parraram por um tempo, mas agora voltaram novamente.

Será que talvez possa ser a placa-mãe? Há algum jeito de testa-lá?

Compartilhar este post

Link para o post

verifiqu as memórias, use o memtest e dixe rodando por pelo menos 2 horas, se ficar com a parte debaixo vermelha e você tiver mais de uma memória você vai precisar testar uma a uma, eu uso o memtest através do kurumin, você precisa dar boot pelo cd do kurumin assim q aparecer a primeira tela você escreve memtest e da enter e espera. boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o problema é com os pentes da corsair, pois fiquei uns dias só com os da markvision e não deu tela azul, já só com os da corsair deu umas três vezes em um dia.

Só que passei de novo o memtest com um pendrive de boot por uma hora e meia cada pente e não acusou nenhum erro.

Dei uma olhada no site da asus e vi que eu não tinha instalado o driver do chipset e nem um tal de "ATK0110 driver", que não faço ideia pra que serve.

Em todo caso, instalei os dois agora e vou ver o que acontece.

Se não adiantar estou pensando em atualizar a BIOS, acham que pode resolver?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, ultimamente me PC vem dando tela azul de memory management.

Também já testei o HD com o HDTune e não acusou bad blocks, porém toda vez que dá a tela azul eu verifico no S.M.A.R.T e o atributo

"Spin retry count" aumenta um ponto (atualmente está com 18).

Tenho 90% de certeza que o seu problema está no HD.

O HD assim como as memórias funciona como cache para o S.O, quando ele não consegue trabalhar adequadamente nesse quesito o Windows irá acusar um erro de manipulação na memória.

Sendo assim O erro Memory está associado a três problemas..... 1) Módulos de Memória com defeito 2) Slot da Placa Mãe com defeito 3) HD com defeito.

Você disse que ja rodou o teste de memória e não acusou nada, descartando assim os problemas 1 e 2. Além disso você disse que no S.M.A.R.T está acusando erro 0A(Spin Retry Count), Este é um erro que geralmente está relacionado ao Motor de giro do HD. Quando o motor não funciona corretamente os pratos não consegue girar na velocidade adequada, causando esse erro.

Agora junte as Peças: Erro Memory Management está relacionado ao HD + Memórias passaram no teste +  Problema no Motor do Disco. Agora pense..... pra onde aponta o problema?? Pro HD claro...

Faça o teste com outro HD, que esteja perfeitamente saudável. Veja se o problema continua....

Não adianta formatar o HD danificado ou instalar o HD em outra máquina pois o erro 0A(Spin retry...)  é um erro físico ou seja das peças internas do HD. Faça o Back up do disco e compre outro caso o problema seja realmente este. E se ainda estiver na garantia acione o RMA.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho 90% de certeza que o seu problema está no HD.

O HD assim como as memórias funciona como cache para o S.O, quando ele não consegue trabalhar adequadamente nesse quesito o Windows irá acusar um erro de manipulação na memória.

Sendo assim O erro Memory está associado a três problemas..... 1) Módulos de Memória com defeito 2) Slot da Placa Mãe com defeito 3) HD com defeito.

Você disse que ja rodou o teste de memória e não acusou nada, descartando assim os problemas 1 e 2. Além disso você disse que no S.M.A.R.T está acusando erro 0A(Spin Retry Count), Este é um erro que geralmente está relacionado ao Motor de giro do HD. Quando o motor não funciona corretamente os pratos não consegue girar na velocidade adequada, causando esse erro.

Agora junte as Peças: Erro Memory Management está relacionado ao HD + Memórias passaram no teste +  Problema no Motor do Disco. Agora pense..... pra onde aponta o problema?? Pro HD claro...

Faça o teste com outro HD, que esteja perfeitamente saudável. Veja se o problema continua....

Não adianta formatar o HD danificado ou instalar o HD em outra máquina pois o erro 0A(Spin retry...)  é um erro físico ou seja das peças internas do HD. Faça o Back up do disco e compre outro caso o problema seja realmente este. E se ainda estiver na garantia acione o RMA.

Eu já tentei instalar o windows em outro HD, e o q aconteceu foi que quando deu a tela azul aumentou o spin retry count neste outro,

por isso acho que não é o HD.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tentei instalar o windows em outro HD, e o q aconteceu foi que quando deu a tela azul aumentou o spin retry count neste outro,

por isso acho que não é o HD.

Se você colocou um HD que ja continha erros no S.M.A.R.T e ele simplesmente aumentou depois da tela azul..... isso não quer dizer nada, significa apenas que a falha física dele continua.

Agora se você colocou um HD sem erros nenhum no S.M.A.R.T, para instalar o windows. Depois que deu tela azul, esse HD que não tinha problemas agora tem um erro no Spin Retry Count. Realmente, o problema não seria no HD.... Se este for o caso alguma outra coisa está acabando com seus HD's, pois um erro no S.M.A.R.T é considerado um erro Grave, inclusive é motivo pra RMA.

Tente fazer o seguinte... Retire Todos os HD's que você tem em seu computador e deixe ligado nele apenas um Único HD que não contenha erros no S.M.A.R.T. Se por acaso a tela azul voltar ou esse HD der problema, você pode considerar um problema "externo" como Fonte e Placa Mãe.....

Compartilhar este post

Link para o post

O problema realmente são os pentes da Corsair, pois estou com só com os da Markvision há um bom tempo e ate agora não deu mais telas azuis.

O estranho é que os pentes não acusam nenhum erro no memtest. 

Vou ver se consigo testá-los em outro pc para confirmar se eles estão realmente com problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Testei os pentes em outro pc e até agora não deram problemas, e no meu também nunca mais deu tela azul depois que tirei eles.

Minha placa mãe é uma Asus M3A78-EM e as memórias que estão dando problema são Corsair DHX XMS2 2X2GB DDR2 800 PC2 6400 Modelo TWIN2X4096-6400C5DHX.

Pelo que vi as memórias são compatíveis com a placa mãe .

Alguém tem ideia do que pode causar isso? 

Compartilhar este post

Link para o post

pode ser algum v´rus no hd, e não necessariamente o hd.

Mas pode ser a memória RAM também, ela costuma causar esses tipo de transtorno quando está com alguma anomalia...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais