Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
hiperion_rex

Overclock K6-ii 500 Mhz

Recommended Posts

Pessoal, sei que não é o processador mais reomendado para isso. E também não quero fazer nehuma loucura. Vou trocar de micro no final de ano, então resolvi fazer um overclock leve nesse processador.

Conversei com um amigo que tem uma placa-mãe parecida com a minha e ele deixou com 4,5 x 112 mhz = 504 mhz. Não é muito porém aumentou o SRDAM Bus Clock e AGP Blus Clock, o que causou um leve aumento de desempenho.

Nosso micros tem configuraçãoes parecidíssimas, porém a placa dele é uma sOYO 5EH-5 Versão 1.1 e a minha 5EH-5 Versão 1.3

Essas placas não tem opções na bios para alterar FSB e clock, tem que fazer alterando a posição dos jumpers, porém ao tentar fazer na minha, decepção:

Não há nenhum esquema no manual de configura ro FSB para 112 mhz para no 100 mhz, apesar de suportar o k6-II, 533 mhz e a versão 1 suporta até o k6-II 500 mhz.

Segue esquema que consta no manual de cada placa:

5EH5 –V 1.1

CPU Core Voltage Setting: SW2

Voltage Value 1 2 3 4 5

3.5V on on on on off

3.4V off on on on off

3.3V on off on on off

3.2V off off on on off

3.1V on on off on off

3.0V off on off on off

2.9V on off off on off

2.8V off off off on off

2.7V on on on off off

2.6V off on on off off

2.5V on off on off off

2.4V off off on off off

2.3V on on off off off

2.2V off on off off off

2.1V on off off off off

2.0V off on on on on

CPU FREQUENCY SETTING (SW1)

Configure the SW1 jumpers to the settings that match your CPU and Host Bus Frequency of your CPU:

Frequency Multiplier Multiplier 1 2 3 Host BusFrequency 4 5 6

1.5/3.5x off off off 66MHz off off off

2.0x* on off off 75MHz off on off

2.5x on on off 83MHz on on off

3.0x off on off 95MHz on off on

4.0x on off on 100MHz off off on

4.5x on on on 112MHz off on on

5.0x off on on 124MHz on off off

5.5x off off on

Example: If the working frequency of your CPU is 133MHz, then select Multiplier=2.0x and Host Bus Frequency=66Mhz accordingly.

5EH5 - V1.3

CPU Core Voltage Setting: SW2

Voltage Value 1 2 3 4 5

3.5V on on on on off

3.4V off on on on off

3.3V on off on on off

3.2V off off on on off

3.1V on on off on off

3.0V off on off on off

2.9V on off off on off

2.8V off off off on off

2.7V on on on off off

2.6V off on on off off

2.5V on off on off off

2.4V off off on off off

2.3V on on off off off

2.2V off on off off off

2.1V on off off off off

2.0V off on on on on

CPU FREQUENCY SETTING (SW1)

Configure the SW1 jumpers to the settings that match your CPUand Host Bus Frequency of your CPU:

Frequency Multiplier

Multiplier 1 2 3 Host BusFrequency 4 5 6

1.5/3.5x off off off 66MHz off on on

2.0x* on off off 75MHz off off on

2.5x on on off 83MHz off on off

3.0x off on off 95MHz on off off

4.0x on off on 97MHz on off on

4.5x on on on 100MHZ off off off

5.0x off on on

5.5x off off on

Example: If the working frequency of your CPU is 133MHz, then select Multiplier=2.0x and Host Bus Frequency=66Mhz accordinglyal devices.

A tabela abaixo consta no manual das 2 placas, porém na 5EH5 versão 1.3 não aparece como configurar o Host Bus Frequency acima de 100 mhz (pelo menos não é mostrado)

Set JP7,JP9,JP10 for SDRAM frequency

JP7 is used to indicate the frequency of the CPU bus clock to the ETEQ chipset. JP9 and JP10 are used to determine that the SDRAM is running at the frequency of the CPU bus clock or the AGP lock.

CPU BUS Clock AGP BUS Clock JP10 JP7 JP9 SDRAM Clock

66MHz 66MHz 1-2 2-3 2-3 66MHz

75MHz 75MHz 1-2 2-3 2-3 75MHz

2-3 1-2 1-2 55MHz

83MHZ 55MHZ 1-2 1-2 2-3 83MHz

2-3 1-2 1-2 63.4MHz

95MHz 63.4MHz 1-2 1-2 2-3 95MHz

2-3 1-2 1-2 66MHz

100MHz 66MHz 1-2 1-2 2-3 100MHz

2-3 1-2 1-2 75MHz

112MHz 75MHz 1-2 1-2 2-3 112MHz

2-3 1-2 1-2 82.6MHz

124MHz 82.6MHz 1-2 1-2 2-3 124MHz

Note: Use 8ns or faster SDRAM modules (PC100 compliant) when SDRAM is set to run at the frequency of 95/100 MHz.

Como pode uma placa mais nova tem menos opções de configurações do que uma de revisão anterior??

As duas placas olhando são idênticas. Será que se eu alterar a bios para a versão 1.1 pode dar problemas ou perder a placa??

Pode ser falta de informação do manual???

Quem puder ajudar eu agradeço,

Abraços,

Edson

edson@ecil.com.br

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você achasse um K6 III (K6 - 3) ia melhorar o desempenho, visto que é mais rápido que os PEntium II de mesmo clock!

Compartilhar este post

Link para o post

Qual as especificações dos k6-III?

Qual foi o de maior Mhz que saiu??

Alguém sabe onde posso encontrar?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por hiperion_rex@18 jun 2004, 09:15

Qual as especificações dos k6-III?

Qual foi o de maior Mhz que saiu??

Alguém sabe onde posso encontrar?

Ele é basicamente um K6 II, só que possui cache nível L2 de 256KB on-die(integrado ao chip, trabalhando na mesma velocidade). Este processador era muito bom, mas muito caro pelo alto custo de sua fabricação na época. Tanto é q foi descontinuado antes do término da família K6 II, senão me engano chegando apenas a 450MHz.

- Ele não era melhor que um Pentium do mesmo clock porque possuia a mesma deficiência sofrida pelo seu irmão, co-processador matemático lento. Mas em algumas operações que requisitassem acesso rápido ele levava vantagem, por causa do seu cache L2 full speed.

Enfim, é mosca branca de olhos azuis(difícilmente encontrado), e de qualquer forma não compensaria a sua aquisição nos dias atuais.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por hiperion_rex@17 jun 2004, 14:21

Como pode uma placa mais nova tem menos opções de configurações do que uma de revisão anterior??

As duas placas olhando são idênticas. Será que se eu alterar a bios para a versão 1.1 pode dar problemas ou perder a placa??

Pode ser falta de informação do manual???

você já tentou configurar os jumpers na sua placa, mas como mostra no manual da versão 1.1? Sendo a mesma placa, só mudando a sua revisão(q ainda é mais nova) acho q deva funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais