Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Rafael.R

[Resolvido] Temperatura de fusão do fio de cobre.

Recommended Posts

Olá pessoal. Preciso montar algumas espiras de sombra que vão em um motor trifásico com freio (motorfreio). Tenho feito isso com algum sucesso emendando as pontas com estanho comum, mas duram pouco tempo. Preciso soldar isso de melhor maneira, por fusão, mas gostaria de saber qual a temperatura de fusão do fio de cobre a fim de ver se um maçarico de mão a gás poderá fazer esse trabalho.

Os fios de cobre usados para isso tem 1,5mm de diâmetro.

PS: Um comerciante me informou que o maçarico portátil pode chegar a 1300ºC e que a fusão desse fio de cobre gira em torno de 800/900ºC. Sendo assim, eu suponho que essa fusão seria um pouco demorada já que eu queria fazer com o fio de cobre instalado mas sem correr o risco de "destemperar" o metal usado no freio.

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você olhar a tabela peródica de elementos, saberá qual é o ponto de fusão do cobre.

Também pode-se consultar o Google digitando "ponto de fusão do cobre" e será informado: 1085 graus centígrados.

No entanto, observe que para fundir um determinado fio de cobre, dependendo do comprimento e diâmetro do fio, uma determinada corrente terá que passar pelo mesmo.

A grosso modo, quanto mais fino, menor corrente será necessária. Quanto é essa corrente? Depende de vários fatores: tensão de alimentação, espessura ou diâmetro do fio, comprimento do fio. Há cálculos específicos para isso mas a pergunta feita está respondida: 1085 graus centígrados é o ponto de fusão do cobre.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O vídeo ajudou muito. De maneira muito simples fiz uma fusão em um fio de cobre bem simples. Segue a foto do resultado:

ESPIRADESOMBRA.jpg

Do lado esquerdo é uma espira de sombra da maneira antiga. Eu unia o fio de cobre lado a lado e mantinha essa união com estanho. Mas com a dica do vídeo eu realmente fiz uma fusão, como mostra a foto na espira da direita. Ficou perfeito.

Para essa fusão eu usei uma máquina de solda elétrica setada para 70 amperes e mais uma bastão de grafite retirado de uma pilha descarregada.

Problema solucionado.

Grato leonardo69.

Tópico resolvido.

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais