Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pico

Buzina de carro em sequecial com CI 4017 = Problemas

Recommended Posts

Meus conhecimentos em eletrônica são básicos. Agradeço quem puder me ajudar no meu projeto.

Estou montando um sequencial com o CI 4017 para disparar uma buzina de carro (12V/3,5A) 5 vezes ao toque de um botão. Montei o seguinte circuito:

o1hb.png

Reduzi a tensão de 12V para 9V com o 7809 porque ouvi dizer que o circuito não duraria muito em 12V.

Aí os problemas começam:

1- [Resolvido] O principal problema: Com a buzina ligada o circuito não funciona direito. Sem a buzina dá para ouvir os cliques fortes do relê, mas com a buzina o relê não funciona direito e não toca a buzina de acordo com os pulsos do 4017. O que pode estar errado?

2- O circuito original era pra funcionar em 5~6V, funcionando em 9V preciso ajustar os valores dos resistores e capacitor do 555? Apesar de estar funcionando sem a buzina.

3- Posso usar o transistor BC536 (ligado ao relê) ou devo trocar por um outro?

4- Toda vez que ligo a fonte o circuito 4017 faz um ciclo, tocando a buzina. Teria como fazer o cicuito não executar este ciclo toda vez que liga a fonte?

5- O primeiro pulso as vezes fica bem curto em relação aos outros, teria alguma solução para que o clock fique sincronizado ao disparar o circuito para que não haja este problema?

Levando em consideração os problemas 4 e 5, teria algum outro jeito de fazer o circuito para que ele dispare o ciclo uma única vez ao apertar um botão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A geração de espúrios desse tipo de buzina é algo fantástico e isso vai de volta para o circuito, quer via fiação quer via RF até mesmo e faz tudo dai resetar, mal-funcionar e coisa do tipo..

Sei lá, separar a buzina dai, colocar um diodo de 3 Amperes em série com a linha da buzina e um capacitor eletrolítico de 4.700 uF depois do diodo e outro de 100 nF em paralelo com o eletrolítico são algumas das tentativas que eu faria..

E até mesmo sua fonte pode estar arriando na hora de iniciar a buzina...

Bote uma fonte só para a buzina e outra para o circuito, ou faça uma ligação decente, de fio adequado para ela, também são alternativas para checar o correto funcionamento..

O 555 tem pinos de reset o 4017 também. Verifique se eles estão cravados em sua posição de fora de reset, ou com um resistor endurecendo os mesmos..

Filtre bem a tensão dos CI's...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A fiação ou fonte não era problema, mas em todo caso eu mudei a fiação da buzina por um fio mais grosso.

Testei o circuito alimentado direto em uma bateria de 9V e a buzina na fonte de 12V. Funcionou sem problemas.

A questão é que quero usar o circuito no carro, para tocar a buzina do carro. Então a alimentação do circuito teria que ser também pela bateria do carro. Será que devo ter problemas?

Tentei só com diodo e não resolveu, vou tentar por os capacitores ainda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, experimentei dar uma olhada em teu circuito e notei algumas coisas estranhas.

O transistor não é quem está alimentando o seu relé e sim o CI, via diodos, o transistor só tá ali de bobo..

Sugiro:

- Coloque uma perna da bobina de seu relé no +9 e outra perna dele no coletor do transistor..

- Coloque o emissor desse transistor na massa;

- Coloque um resistor de 1k da base do transistor para os catodos dos 5 diodos

- Coloque um resistor de 1k desse ponto (união de 5 catodos e um resistor, da base), para a massa;

- Coloque um diodo em antiparalelo com os dois pinos da bobina do relé. Explico..

A seta, que é o catodo do diodo, vai no +9 Volts e seu anodo, que é o outro lado, no coletor do transistor, bem junto dos fios da bobina do relé;

- Quando partes o sistema, via botoeira, dás um curto a massa da saída, pino 3 do CI e isso é ruim... Pode danificar o CI mesmo que esse curto dure muito pouco tempo, pois é liberado ao sistema partir... Coloque um resistor de 1K na saída do pino 3 com o outro lado nos pinos 13 e 15 e botoeira..

- Coloque também um diodo em antiparalelo com a buzina. Me explico..

Catodo do diodo (seta do mesmo) junto ao terminal + 12 da buzina e o anodo no outro terminal da buzina..

Esse dai poderia ser um diodo do tipo 1N4002 ou assemelhado e o outro diodo, da bobina do relé, também desse tipo ou aquele do tipo 1N4148..

Veja como a coisa fica e relate...

Na dúvida de se o entendimento ficou correto, modifique o esquemático, de acordo com seu entendimento e republique-o.. Dai a gente checa..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz a mudança no transistor e arrumei o diagrama. Antes no diagrama estava trocada a base com o coletor, porque fiz o desenho baseado no circuito e achei que a base do meu transistor era o pino do meio, mas não.

Ainda vou tentar as outras mudanças...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Do modo como está, lá no esquemático, vai queimar ou estressar o CI, ou o transistor pela falta dos resistores de que falei..

Tem de ser algo assim mais ou menos:

Timerparabuzina_zpsd3c3f49d.jpg~original

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloquei os resistores. E o que fez a buzina funcionar corretamente foram os diodos. Na buzina usei um diodo de 6 amperes, tentei com o 1N4002 mas não tinha ficado bom.

Agora só me resta resolver os outros probleminhas.

Pretendo usar no carro, e do jeito que está tem o problema de tocar a buzina toda vez que o circuito é ligado, e também não sei se o 7809 esquenta muito funcionando por muito tempo ligado na bateria do carro.

Como o sequencial faz o ciclo toda vez que o circuito é ligado, estou vendo um jeito de deixar ele desligado e só ligar quando tiver os 12V do aperto do botão da buzina. Teria que ser um circuito que deixe o circuito principal (555+4017) ligado por uns 3 segundos, tempo para fazer o ciclo e desligar, mesmo quando o botão da buzina for pressionado rapidamente. Teria como fazer algo assim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×