Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pico

Buzina de carro em sequecial com CI 4017 = Problemas

Recommended Posts

Meus conhecimentos em eletrônica são básicos. Agradeço quem puder me ajudar no meu projeto.

Estou montando um sequencial com o CI 4017 para disparar uma buzina de carro (12V/3,5A) 5 vezes ao toque de um botão. Montei o seguinte circuito:

o1hb.png

Reduzi a tensão de 12V para 9V com o 7809 porque ouvi dizer que o circuito não duraria muito em 12V.

Aí os problemas começam:

1- [Resolvido] O principal problema: Com a buzina ligada o circuito não funciona direito. Sem a buzina dá para ouvir os cliques fortes do relê, mas com a buzina o relê não funciona direito e não toca a buzina de acordo com os pulsos do 4017. O que pode estar errado?

2- O circuito original era pra funcionar em 5~6V, funcionando em 9V preciso ajustar os valores dos resistores e capacitor do 555? Apesar de estar funcionando sem a buzina.

3- Posso usar o transistor BC536 (ligado ao relê) ou devo trocar por um outro?

4- Toda vez que ligo a fonte o circuito 4017 faz um ciclo, tocando a buzina. Teria como fazer o cicuito não executar este ciclo toda vez que liga a fonte?

5- O primeiro pulso as vezes fica bem curto em relação aos outros, teria alguma solução para que o clock fique sincronizado ao disparar o circuito para que não haja este problema?

Levando em consideração os problemas 4 e 5, teria algum outro jeito de fazer o circuito para que ele dispare o ciclo uma única vez ao apertar um botão?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A geração de espúrios desse tipo de buzina é algo fantástico e isso vai de volta para o circuito, quer via fiação quer via RF até mesmo e faz tudo dai resetar, mal-funcionar e coisa do tipo..

Sei lá, separar a buzina dai, colocar um diodo de 3 Amperes em série com a linha da buzina e um capacitor eletrolítico de 4.700 uF depois do diodo e outro de 100 nF em paralelo com o eletrolítico são algumas das tentativas que eu faria..

E até mesmo sua fonte pode estar arriando na hora de iniciar a buzina...

Bote uma fonte só para a buzina e outra para o circuito, ou faça uma ligação decente, de fio adequado para ela, também são alternativas para checar o correto funcionamento..

O 555 tem pinos de reset o 4017 também. Verifique se eles estão cravados em sua posição de fora de reset, ou com um resistor endurecendo os mesmos..

Filtre bem a tensão dos CI's...

Compartilhar este post

Link para o post

A fiação ou fonte não era problema, mas em todo caso eu mudei a fiação da buzina por um fio mais grosso.

Testei o circuito alimentado direto em uma bateria de 9V e a buzina na fonte de 12V. Funcionou sem problemas.

A questão é que quero usar o circuito no carro, para tocar a buzina do carro. Então a alimentação do circuito teria que ser também pela bateria do carro. Será que devo ter problemas?

Tentei só com diodo e não resolveu, vou tentar por os capacitores ainda...

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá, experimentei dar uma olhada em teu circuito e notei algumas coisas estranhas.

O transistor não é quem está alimentando o seu relé e sim o CI, via diodos, o transistor só tá ali de bobo..

Sugiro:

- Coloque uma perna da bobina de seu relé no +9 e outra perna dele no coletor do transistor..

- Coloque o emissor desse transistor na massa;

- Coloque um resistor de 1k da base do transistor para os catodos dos 5 diodos

- Coloque um resistor de 1k desse ponto (união de 5 catodos e um resistor, da base), para a massa;

- Coloque um diodo em antiparalelo com os dois pinos da bobina do relé. Explico..

A seta, que é o catodo do diodo, vai no +9 Volts e seu anodo, que é o outro lado, no coletor do transistor, bem junto dos fios da bobina do relé;

- Quando partes o sistema, via botoeira, dás um curto a massa da saída, pino 3 do CI e isso é ruim... Pode danificar o CI mesmo que esse curto dure muito pouco tempo, pois é liberado ao sistema partir... Coloque um resistor de 1K na saída do pino 3 com o outro lado nos pinos 13 e 15 e botoeira..

- Coloque também um diodo em antiparalelo com a buzina. Me explico..

Catodo do diodo (seta do mesmo) junto ao terminal + 12 da buzina e o anodo no outro terminal da buzina..

Esse dai poderia ser um diodo do tipo 1N4002 ou assemelhado e o outro diodo, da bobina do relé, também desse tipo ou aquele do tipo 1N4148..

Veja como a coisa fica e relate...

Na dúvida de se o entendimento ficou correto, modifique o esquemático, de acordo com seu entendimento e republique-o.. Dai a gente checa..

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz a mudança no transistor e arrumei o diagrama. Antes no diagrama estava trocada a base com o coletor, porque fiz o desenho baseado no circuito e achei que a base do meu transistor era o pino do meio, mas não.

Ainda vou tentar as outras mudanças...

Compartilhar este post

Link para o post

Do modo como está, lá no esquemático, vai queimar ou estressar o CI, ou o transistor pela falta dos resistores de que falei..

Tem de ser algo assim mais ou menos:

Timerparabuzina_zpsd3c3f49d.jpg~original

Compartilhar este post

Link para o post

Coloquei os resistores. E o que fez a buzina funcionar corretamente foram os diodos. Na buzina usei um diodo de 6 amperes, tentei com o 1N4002 mas não tinha ficado bom.

Agora só me resta resolver os outros probleminhas.

Pretendo usar no carro, e do jeito que está tem o problema de tocar a buzina toda vez que o circuito é ligado, e também não sei se o 7809 esquenta muito funcionando por muito tempo ligado na bateria do carro.

Como o sequencial faz o ciclo toda vez que o circuito é ligado, estou vendo um jeito de deixar ele desligado e só ligar quando tiver os 12V do aperto do botão da buzina. Teria que ser um circuito que deixe o circuito principal (555+4017) ligado por uns 3 segundos, tempo para fazer o ciclo e desligar, mesmo quando o botão da buzina for pressionado rapidamente. Teria como fazer algo assim?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais