Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
wasdyn

PC não inicializa com placa de vídeo

Recommended Posts

Olá galera.

Estou tendo uns probleminhas para "preparar" o computador do meu irmão e acredito que vocês tenham a solução.

Semana passada compramos uma placa de vídeo pela internet e, enquanto esperávamos ela chegar, aproveitamos para dar uma geral na máquina - desconectar as coisas da placa mãe, tirar o excesso de pó, reconectar tudo, fazer um zero fill e formatar o HD... Tudo está/estava funcionando perfeitamente, já que fizemos o zero fill e a formatação do HD pelo próprio computador dele, com boots por CD e USB, bem como etapas feitas recentemente (serão expostas logo mais) - tudo isso permitiu que verificássemos que não tem conexão faltando ou feita errada.

Pois bem, hoje chegou a placa de vídeo e já fomos naquela ânsia de começar a instalar e preparar tudo, já que preferimos deixar o PC "completo" (hardwaremente falando) antes de instalar qualquer coisa. Conectei a placa de vídeo à placa mãe, o cabo do monitor na saída da placa de vídeo e apertei o botãozinho para ligar o PC. Demos o boot pelo CD (Windows 7 Ultimate x64 baixado como ISO diretamente pelo site da Microsoft e "queimado" pelo método tradicional do Windows), o Windows deu a mensagem de "Windows is loading files..." com uma barrinha de progresso abaixo, a barrinha completou e logo em seguida veio a próxima etapa, com mais uma mensagem do Windows, desta vez "Starting Windows". Nesta etapa deveria começar a surgir o logo acima da mensagem e uma barrinha de progresso abaixo, mas ao invés disso aparece uma tela azul com o seguinte:

A problem has been detected and Windows has been shut down to prevent damage to your computer.

If this is the first time you've seen this Stop error screen, restart your computer. If this screen appears again, follow these steps:

The BIOS in this system is not fully ACPI compliant. Please contact your system vendor for an updated BIOS.

Technical information:

*** STOP: 0x000000A5 (mais um monte de zero e alguns outros números e letras)

Já tentei fazer alterações na BIOS, como por exemplo alterar a ACPI de S3 para S1 e também para S1&S3, mas sempre dá o mesmo problema da tela azul.

Depois fiz o teste sem a placa de vídeo e deu certo, quando chega naquela mensagem "Starting Windows" o logo animado aparece logo acima da mensagem, corre uma barrinha de progresso abaixo da mensagem e em seguida aparece a tela para configurar idioma, padrão do teclado... Tudo normal que deveria mesmo acontecer. O problema aparece apenas quando a placa de vídeo está conectada.

Dei uma bela pesquisada na internet, em alguns casos foi necessária a atualização da BIOS, em outros apenas alterar algumas coisas na BIOS atual...

Ante o exposto, tenho quase certeza de que o problema está na "comunicação" da placa de vídeo com a BIOS (já que sem a placa tudo fica ok, com ela dá a tela azul). A dúvida é: como resolvo isso, terei que atualizar a BIOS ou será que precisarei apenas alterar algumas configurações da atual BIOS? Se precisar atualizar, é possível atualizar por algum meio "bootavel", para que só após a atualização da BIOS e instale o SO e tudo o mais?

Ainda, acham que o problema pode ser a fonte? Ela é de 250 w e o recomendado (é informado como recomendado, não requisito) é de 400 w. Não manjo muito, mas creio que o problema não seja esse.

Specs:

- Placa-mãe: Infoway/Itautec ST 4160

- Processador: Intel Core 2 Duo E8400

- RAM: 4 GB (4 x 1 GB) 400 MHz DDR2 Dual Channel

- Placa de vídeo: Sapphire Radeon HD6570 1 GB DDR3

- Fonte: 250 W

Ah, a placa foi apenas encaixada no slot PCI Express da placa mãe, sem fazer qualquer outra ligação (como ligar algum fio, por exemplo) entre ela e a mobo. A ventoinha da placa de vídeo gira normalmente, e mesmo com o cabo do monitor ligado na placa de vídeo (não no encaixe original da placa mãe) a imagem aparece normalmente (então acho que não tem ligação faltando). :P

Qualquer dúvida deem um toque aqui. Se precisarem de algum print, foto da tela ou algo do tipo é só avisar. ;)

Desde já agradeço a atenção e peço desculpas pelo longo texto. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom gente, consegui resolver o problema - desde o início de minhas pesquisas na internet suspeitei que talvez o problema fosse a BIOS, imaginei que teria que atualizá-la - mas como? Quem me forneceria a versão mais atual para meu produto?

Entrei em contato com a Itautec (por e-mail) na terça-feira se não me engano solicitando a versão mais atualizada da BIOS para a máquina (eu preferia deixar o PC sem placa de vídeo ou ter que correr atrás de outra do que arriscar instalar uma BIOS encontrada na internet) e hoje recebi o e-mail com o arquivo .ISO da última versão da BIOS e alguns alertas do tipo "recomendamos que isso só seja feito por um técnico qualificado" (ajuda para quem não sabe o que está fazendo e dos riscos a que está sujeito).

Pois bem, atualizei a BIOS, conectei a placa de vídeo à placa-mãe, liguei o PC e tudo funcionou como deveria. :D

Com relação à placa em si, peguei uma Sapphire AMD Radeon HD 6570 de 1 GB. Inicialmente a intenção era pegar uma NVIDIA GeForce GT 620, mas por recomendações do pessoal aqui (e pelo que li em vários outros sites/fóruns) o modelo da AMD é bem superior. De qualquer modo teria que ser uma dessas placas menorzinhas, caso contrário teria que deixar a tampa da CPU aberta. :/

Bom, não posso dizer qual é melhor, até porque dessas só conheço a HD 6570, mas posso dizer que é uma excelente placa pela proposta.

Obrigado a todos que ajudaram e boas festas a todos. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×