Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Nessynha

Como aumentar a partição C do meu Disco Rígido?

Recommended Posts

Meu HD é de 1 TB. O Windows 7 está instalado na partição Primária C, sistema de arquivos NTFS, que tem apenas 33,0 GB (não fui eu que formatei assim, tá!). O Ubuntu 12,10 está na partição D, sistema de arquivos Ext4, que tem 292,87 GB. Tem também a partição lógica com sistema swap, com 143,00 MB, que é usada pelo Linux. Tem a partição Reservado Pelo Sistema, que é de 100 MB NTFS Tem um espaço não alocado de 605,33 GB, e eu quero ampliar a partição C com esse espaço que tem disponível. Quando eu uso a ferramenta do Windows, que é "Gerenciamento do Computador", e clico com o botão direito do mouse em Disco Local C, só aparece disponível a opção de diminuir volume, a opção de estender volume fica com as letras cinzas. Instalei no Windows 7 um aplicativo chamado Easeus Partition Free Edition, para tentar solucionar esse problema. Eu clico com o botão direito do mouse na partição C, vou na opção Resize/Move Partition, e digito em Partition Size 653868,0 MB, que é o espaço atual da partição C + o espaço não alocado. Na primeira vez que fiz isso, simplesmente quando reiniciei deu uma mensagem de erro no Easeus, e na segunda vez, simplesmente, deu "tela preta, com a frase: Error no such partition. Só consegui reiniciar o PC normal quando formatei a partição D com o Ubuntu (Obs: antes, quando eu instalei o Ubuntu, eu não tinha ido nas configurações avançadas, pra gerenciar as partições, porque, quando eu percebi, já havia clicado em "Instalar o Ubuntu ao lado do Windows 7"). Agora, tô querendo testar o Easeus de novo, pra ver se dá certo, mas tô com medo que aconteça a mesma coisa. Obs: Por favor, não me recomendem o Partition Magic, pois vi em vários artigos que ele só era bom na versão pra Windows XP!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Nessynha,

O Windows só pode estender uma partição para a direita, ou seja você só vai conseguir estender a partição (pelo Windows) se tiver espaço não alocado a direita dela pelo gerenciamento de disco.

Então o motivo pelo qual não está disponível a opção estender é porque já tem um linux naquele espaço.

Acho que a solução mais simples e fazer backup do linux, remover a partição do linux. Estender a partição do Windows para o tamanho que você quiser.

Ai instalar o linux novamente.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Nessynha,

O Windows só pode estender uma partição para a direita, ou seja você só vai conseguir estender a partição (pelo Windows) se tiver espaço não alocado a direita dela pelo gerenciamento de disco.

Quando você diz "estender para a direita" quer dizer que a UNIDADE D teria que estar como espaço não alocado, ou você quer dizer que visualmente, no Gerenciador de Computador do Windows, o espaço não alocado tem que estar literalmente à direita da partição C?

Eis a imagem de como está:

Gerenciador_HD_Windows.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço aos que me ajudaram.

Eu usei o Easus para mover a partição C para a esquerda, para que o espaço não alocado ficasse no lado direito.

Depois, consegui estender a partição C.

Para poder transformar aquele espaço não alocado numa nova partição, tive que excluir a partição swap do Linux, pois, mesmo sendo lógica, o Easeus, já que roda no Windows, reconhece como se fosse primária.

Daí depois, usando o Minitool bootável, criei a partição lógica swap à direita da partição C, e a partição lógica D, para meus arquivos.

Tive que fazer isso, porque, como vocês devem saber, partição estendida também é considerada como partição primária.

Então, ficaram as 4 partições primárias (nessa mesma ordem):

(Z): Reservado pelo Sistema

(*): Linux

©: Windows

E a partição estendida, contendo 2 partições lógicas:

(*): swap e

(D): Arquivos

;)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Agradeço aos que me ajudaram.

Eu usei o Easus para mover a partição C para a esquerda, para que o espaço não alocado ficasse no lado direito.

Depois, consegui estender a partição C.

Para poder transformar aquele espaço não alocado numa nova partição, tive que excluir a partição swap do Linux, pois, mesmo sendo lógica, o Easeus, já que roda no Windows, reconhece como se fosse primária.

Daí depois, usando o Minitool bootável, criei a partição lógica swap à direita da partição C, e a partição lógica D, para meus arquivos.

Tive que fazer isso, porque, como vocês devem saber, partição estendida também é considerada como partição primária.

Então, ficaram as 4 partições primárias (nessa mesma ordem):

(Z): Reservado pelo Sistema

(*): Linux

©: Windows

E a partição estendida, contendo 2 partições lógicas:

(*): swap e

(D): Arquivos

;)

Nossa, muito espertinha você. Como eu pensei que você era uma dessas usuárias básicas, nem pensei em sugerir o uso de programas que gerenciam partições como EaseUs, Gparted, Minitool etc.

Pensei que provavelmente você iria danificar seu Windows, e vir nos culpar aqui depois. Obviamente eu estava engando, tiro aqui meu chapéu para você :o

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

fácil, simples e direto, sem programas nem nada: [ame=http://www.youtube.com/watch?v=DKGWMhHGTT0]Alterando o espaço do disco C: (quando já tem outra partição do lado!) - YouTube[/ame]

Compartilhar este post

Link para o post
Pensei que provavelmente você iria danificar seu Windows, e vir nos culpar aqui depois.

Kkkkkkkk..... #EuRi...

:lol::lol::lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais