Ir ao conteúdo

Placa-mãe Wisecase HA18PL

Ricardo H

Posts recomendados

Postado

Primeiramente é uma grande satisfação participar pela primeira vez neste fórum. Já fiz inúmeras pesquisas no site, em busca de solucionar problemas, conseguir orientações, e obter subsídios através das avaliações de componentes de PC. O Clube do Hardware faz um trabalho gigantesco não somente na área técnica da informática, mas, ouso dizer, pela Educação no nosso país. Parabéns ao seu fundador e a todos os colaboradores.

Chamou-me a atenção esse debate sobre a Wisecase HA18PL, que acabei de adquirir para montar meu novo PC. O critério que me levou à aquisição desse produto foi, naturalmente, o de preço. Tinha colocado em mente a Gigabyte 970A ou a Asus M5A97, ambas na faixa de R$ 450,00. A escolha do chipset 970 já era uma “solução” mais econômica frente a outras placas dos mesmos fabricantes com o chipset 990 (+ R$ 600,00). Paguei R$ 300,00 pela Wisecase, foi uma compra no escuro, uma oferta que surgiu na loja por sugestão do vendedor e que eu resolvi aceitar sem ter realizado uma pesquisa prévia sobre a placa. Terminei a instalação completa do computador, rodei diversos aplicativos ao mesmo tempo e também o Batlefield 3, tudo sem quaisquer problemas. Gostaria, portanto de compartilhar algumas breves impressões iniciais sobre a mesma.

Trata-se de uma placa-mãe sobre a qual se fala muito pouca coisa, sendo difícil de encontrar referências ou “reviews”, mesmo em grandes sites especializados. No próprio website da Wisecase a informação da lista de processadores suportados está defasada e necessita ser revista. Existem também informações discrepantes sobre a capacidade de memória suportada, anunciando-se até 32 GB, porém seu manual e site oficial informam somente até 16 GB. Aliás, sobre o manual, ele é muito mal feito, é uma tradução literal do original em inglês da Jetway, que também não é bom, os textos não casam com as figuras e as ilustrações são de baixa qualidade. Poderia ser bem melhor. Acompanha CD com drives, o do som tive que instalar duas vezes, pois na primeira as caixas ficaram fazendo ruídos e chiados aleatórios. Com a reinstalação o barulho cessou.

No website da Wisecase não encontrei drive para atualização da bios, se quiser tem que buscá-lo no site da JETWAY. Neste é recomendada a atualização da BIOS somente por meio da escolha um de dois programas disponíveis no próprio site. Não consegui instalar nenhum deles e desisti de tentar atualizar a BIOS. Na verdade eu estava tendo problemas de tela azul e depois disso acabei descobrindo tratar-se de um dos pentes de memória ter vindo com defeito (já foi substituído). Assim, a atualização tornou-se dispensável. Não indicaria a placa para quem vai montar um computador sozinho pela primeira vez, mas não vejo problemas para quem já tem certa experiência. Além do alimentador do fan da CPU com 4 pinos, ela tem mais dois encaixes de 3 pinos para fans, o que achei pouco, pois instalei mais ventoinhas, de acordo com a disponibilidade do gabinete, porém os conectei diretamente à fonte por meio de um adaptador.

A alimentação requer uma fonte com 24 + 8 pinos. Ela não tem saída de vídeo no painel traseiro, requerendo, obviamente, a instalação de placa de vídeo. Vem com duas PCI Express 16.0, o que permite a utilização de duas placas em CrossFireX. Considerei falha a placa não oferecer uma conexão para a USB 3.0 que compõe o painel frontal nos gabinetes mais modernos (ela tem duas USB 3.0 no painel traseiro). Estou pensando em utilizar um adaptador chinês para utilizar essa entrada como USB 2.0 mesmo e/ou adquirir um cabo extensor para uma porta USB 3.0 traseira.

Enfim, não são muitas as informações que disponho no momento, mas a máquina está rodando bem, e o baixo preço, bem mais em conta, foi fundamental para a escolha da mesma. Espero que ela tenha vida longa. Um cordial abraço a todos.

Ricardo H

Placa Mãe Wisecase HA18PL / Processador AMD FX-6300 3.5GHz 14MB AM3+ / 8 GB Memória Kingston 1333 MHz (2x4GB) / Hard Disk (1) 1 TB 7200RPM 64MB Sata 6.0 – WDC WD10EZEX / Hard Disk (2) 1 TB 5400RPM 32MB Sata – Samsung HD103SI / Placa de Vídeo XFX AMD Radeon HD 6670 / Fonte Thermaltake TR2 600W / Gabinete Thermaltake Versa II / CPU Cooler Multilaser Wing.

Postado
Amigo no manual diz que suporta processadores até 125W, esta usando um FX-6300 que é 95W, será que ele suporta 125W?

O manual traz a seguinte info:

Soquete AMD AM3+

· Suporta processadores AMD AM3+ FX e processadores

AMD AM3 Phenom™ II / processadores Athlon™ II X (O

consumo de energia da CPU deve ser inferior a 125 W)

· Suporta HT 3.0

· Para informações de suporte a CPU mais detalhadas visite

o nosso website

No website tem a lista (incompleta, acredito) dos processadores suportados:

http://www.wisecase.com.br/arquivos/produtos/site-179.pdf

O 4170 não está explicitamente listado, mas tem outros AMD de 125W, como o 8150, 8120 e o 4100. O meu processador 6300 também não está listado ali, mas está rodando...

Postado

Ricardo H, obrigado pela resposta!

No site da Jetway e Wisecase tem processadores até 125W, mas quando ligo o PC ele deu a tela da bios e depois de alguns minutos trava, não sei o que pode ser, mandei uma mensagem para o suporte da Wisecase e to esperando a resposta.

Já testei tudo que podia com as peças que tenho em casa, agora vou ter que testar com outro processador até 95W ou este processador em outra placa, bah a coisa ta feia!

Mas Valeu quando eu tiver uma resposta desta situação eu posto o resultado.

Talvez este post possa ser considerado fora da área correta, mas é importante obtermos esta informação, caso a placa não suporte este processador esta pode ser uma informação muito importante para as pessoas que buscam adquirir esta placa mãe.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!