Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
sidijrr

Qual fio soldar?

Posts recomendados

Oi, minha dúvida é bem basicona, eu sei, minha universidade foi de direito e economia, unica coisa que sei sobre estanho é que é um dos componentes da moeda.

A fonte do meu note DELL L502x vive dando problema perto da ponteira, torce, quebra, enfim... e como o note não consegue puxar todos os 130W de energia que necessita, dá isso e não carrega, bem como fica lento:

fonte_1.jpg

Cansei de mandar trocar o fio perto da ponteira, trocarem tudo desde depois da fonte e pagar 80 pila cada vez e ainda demorarem mais de semana pra fazerem.

Comprei pela internet o cabo e vou trocar eu mesmo.

Já abri, mas fiquei com dúvidas sobre qual fio vai em qual lugar...

Tô mandando então fotos pra esclarecerem,

qualquer nova foto ou pergunta estou à disposição!

Para desoldar usarei esse guia: http://bolaocelular.blogspot.com.br/2012/09/procedimentos-para-eletronica.html

a_1.jpg

a_2.jpg

a_3.jpg

a_4.jpg

a_5.jpg

Na penultima foto fica a ideia de ordem de qual fio soldar em qual lugar. Correta??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

olha cara, nao tem misterios para quem sabe um pouco de eletrica, mas vamos lá

sao 3 fios, o azul é o terra, o preto é o neutro e o branco, fase!

então, as fotos nao ajudam muito porque o cabo antigo q você ta querendo trocar tem 2 fios pretos, nao da pra saber qual deles é o fase, sendo assim, você teria q ter uma chave-teste dakelas q acende na presenca de energia e com muito cuidado, ligar o cabo na tomada e tocar em cada um desses pontos de solda, exceto do fio azul q você ja sabemos ser o terra.. a que acender, é a fase e nela você solda o fio branco.

no youtube tem videos explicando como identificar o fase e o neutro, peguei um video aleatoriamente

[ame=https://www.youtube.com/watch?v=pm8_IoQmEqE]Como usar chave de testes que identifica o fio positivo e o fio terra - YouTube[/ame]

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.... os 3 fios acenderam... :unsure: Tanto quando a fonte estava conectada ao note, quando não estava....

Vou filmar e botar aqui pra verem se eu fiz tudo certo.

[ame]

[/ame]

Qualquer dúvida ou informação estou aqui!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

então faca o seguinte

corte o fio de forma q a estrutura do cabo antigo sirva de parametro pra você depois, ou seja, acima dessa pessa de plastico q fica do lado de fora da fonte

com o cabo antigo já cortado, você descasca os 3 fios dele.. os 2 pretos e o azul..

separe bem eles de forma q nao fiquem proximos de forma alguma e com o mesmo cuidado, ligue na tomada

vá com a chave teste e veja qual é o fase.. quando identificar, você ja sabe q no cabo novo comprado, ele é o branco..

esse esquema é o adotado para o padrão de tomadas novas, você inclusive pode ver se na tomada antiga ou do cabo novo nao existe um N em um dos pinos.. se tiver, facilita bastante porque você sabe pelo posicionamento do cabo q aquele é o NEUTRO

Polarizacao_das_tomadas_el_tricas_novas.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado por toda a ajuda até agora amigo!!!

Bem, estão em obras aqui em casa, e meu pai pegou a chave de teste e ainda não conseguimos a reencontrar. Mais tarde eu faço os testes com ela ou compro uma nova.

Você disse:

corte o fio de forma q a estrutura do cabo antigo sirva de parametro pra você depois, ou seja, acima dessa peça de plastico q fica do lado de fora da fonte

com o cabo antigo já cortado, você descasca os 3 fios dele.. os 2 pretos e o azul..

2013_12_18_13_47_00.jpg

b_6.jpg

--- Aqui acontece que reparei 2 coisas: Primeiro que tem dois fios que estão unidos antes pra evitar que se toquem com o outro, e Segundo que depois esses dois acabam se juntando em um fio, e o outro preto que sobrou fica ao redor deles até no fim (no plugue)--

b_3.jpg

separe bem eles de forma q nao fiquem proximos de forma alguma e com o mesmo cuidado, ligue na tomada -- Aqui eu não entendi muito bem. Deveríamos botar fio por fio na tomada descobrir qual energizaria o fio interno do plugue que conecta no notebook? Creio que todas energizariam esse "fiozinho". Acredito que você pensou que dentro do cabo que estamos substituindo seriam 3 fios distintos, né?

b_4.jpg

Tá correto?---

- Ou entendi tudo errado e era pra desencapar os fios desta parte??

b_7.jpg

porque daí fica complicado o fato de que nao achei substituto para ele nem na internet---

vá com a chave teste e veja qual é o fase.. quando identificar, você ja sabe q no cabo novo comprado, ele é o branco..

esse esquema é o adotado para o padrão de tomadas novas, você inclusive pode ver se na tomada antiga ou do cabo novo nao existe um N em um dos pinos.. se tiver, facilita bastante porque você sabe pelo posicionamento do cabo q aquele é o NEUTRO

PS:Fui dando uma desencapada no fio que irei substituir, pra ver se conseguia ter uma ideia melhor, nao descobri nada...

b_5.jpg

PSS: Fui continuando a desmontar a fonte, mas desisti no meio do caminho porque nao sei que porcaria pode ocorrer, só desmontei isso, mas parece que toda a "carroceria" é feita dessas folhas encaixadas e fita.

b_2.jpg

E agora? Como seguem os testes?

Compartilhar este post

Link para o post
Ninguém tem nem uma noção??

Um chute???

O amigo lá em cima tentou ajudar, porém há que se dizer que seguir esses procedimentos utilizando a tensão da tomada para descobrir a polaridade dos fios é muito perigoso principalmente para quem não tem experiência com isso.

Provavelmente sua fonte vá queima, se jogar alta tensão alternada diretamente nas saídas da fonte ao fazer o teste sugerido sem dessoldar o cabo da fonte, nesse caso recomendo que leve a um técnico

Com um multimetro de 10 reais desses de camelô, você testaria a continuidade com risco zero, ou até mesmo usando algo caseiro como duas pilhas de 1,5v ligadas em série e um led qualquer.

Outra coisa o usuário rodrigo.dcvieira fez confusão ao se referir as polaridades da fonte. Fase e neutro dizem respeito a tensão alternada que sai da tomada, depois de passar pela fonte não existe mais fase e neutro, e sim positivo (+) negativo (-) e terra (GND).

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!