Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
marcos_aurelio

Bilhete Unico

Recommended Posts

Bom é o seguinte:

Aqui em São Paulo foi implantado o BILHETE ÚNICO que funciona da seguinte forma:

É um cartão no qual você credita uma quantidade mínima de cinco passagens (8,50) em qualquer casa lotérica.

Utilização: Você pode num período de 2 horas usar quantas conduções quiser, debitando apenas uma vez ou seja 1,70.

Interessante, não é????

A pergunta seria :

1 - O cartão não contendo nenhuma tarja magnética e nem precisa encostar na catraca eletrônica como é identificado ? (alias vi um dia desses uma senhora que colocou apenas a carteira de couro preta não transparente perto e já liberou a catraca)

2 – Havendo uma central (acredito eu) como é feita essa triangulação (no caso de duas conduções, lembrando que posso pegar quantas conduções quiser no período de 2 horas).

1 – 1º ônibus / central / 2º ônibus

Enfim qual a tecnologia aplicada????

Microchip ?

E a transmissão? Via radio? Via satélite? Via se lá o que.

Bom, se alguma mente maldosa já pensou em trapassear e ganhar um 'QUARQUE' no ponto de onibus, pode esquecer. Na mesma conducao por exemplo ele só pode ser passado uma vez, caso contrario será debitado novamente 1,70.

Obrigado

Marcos Aurelio

B)

ps.: Sr. Moderador, este foi o FORUM que mais se aproximou para está postagem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é um SMARTCARD ( o mesmo dos celulares GSM ) que funciona via wireless..

Já é usado em várias partes do mundo (inclusive com esse propósito). Também é usado para, por exemplo, comtrole de entrada e saída (em uma empresa, por exemplo)

Aqui em Curitiba o sistema de ônibus também está migrando para esse sistema de "vale transporte"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho (estou supondo) que ele guarda as informações de hora da passagem no próprio cartão, ele não faz triangulação com nenhum lugar.

Se não fosse assim, cada vez que o ônibus passasse debaixo de um túnel, ninguém poderia passar na catraca, pois a antena não ia captar o sinal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A novidade do cartão não é nova, faz um bom tempo que vem sendo testada em Guarulhos

Mas pelo que ví do funcionamento dos cartões de Guarulhos o sistema funciona por campo eletro magnético que envia e recebe os sinais. No Japão havia um cartão semelhante em lojas de games, você tinha o cartão que quando comprava games o caixa pegava esse cartão e registrava créditos nele, ia chegando a um ponto que você usava esse cartão e comprava de graça em troca dos pontos.

Esses cartões não devem ser diferente, através destes campos eletro magnéticos é possivel alimentar o cartão (chip interno) e trocar dados com ele. A minha escova de dentes elétrica funciona assim, não há qualquer conector nela, mas ao encaixá-la no no soquete de plástico (sem contato metálico) o luz acende e ela recarrega.

Na SONY aonde eu trabalhei usavam-se cartões semelhantes, você entrava no refeitório, encostava o cartão na superfície e ele já tirava o seu nome e código de funcionário indicando o dia/hora que você comeu para debitar do salário.

Depois na central com um outro tipo de cartão você faz o download dos dados para um computador, na linha Grimaldi (AV Sapopemba), eu já ví o cara que cuida do ponto fazendo isso, ele libera a máquina com o cartão e com um aparelho puxa os dados que deve ir para uma outra central que faz o pagamento de quem fez o transporte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos.

Com uma dica aqui, outra acolá e um GOOGLE para ajudar, finalmente cheguei neste link :

Bilhetagem Automática - DERRUBANDO OS MITOS DO SMARTCARD :palmas:

Agradeço a todos

Abraços e bom final de semana

Marcos Aurelio

B)

Ps.: Wellington, escova de dente de MAGNATA, heim ?!?! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui em BH tambén tem nos ônibus, apesar de gostar de modernidade, não estou convencido ainda que foi um avanço, digo a respeito dos problemas que dá. Estes dias uma senhora no ônibus ficou um tempão até o maledito funcionar :muro: , e todo mundo ficava olhando parecendo que o cartão dela não tinha créditos. Esta é a parte chata dos avanços tecnológicos, defeitos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
não estou convencido ainda que foi um avanço, digo a respeito dos problemas que dá.

Aqui em São Paulo vi problemas parecidos, mas não podemos nos esquecer que há +/- 18 anos quando um banco lançou o primeiro cartão magnético era um tal de cai sistema aqui cai sistema ali e eu que era caixa na época, imagina, tinha cliente que queria me arrancar para fora do caixa. Problemas como esse acontece até hoje ou não??

Lembro que na época dois boys foram num banco dia e noite e fizeram um deposito com um envelope VAZIO e na mesma hora sacaram o dinheiro, ou seja, olha a ingenuidade dos Analistas. (será que mandaram embora????)

E os carros carburados?? Acabou a bateria só dá um 'tranquinho' e vamos que vamos. Hoje uma pane dessa num carro a injeção significa 'GUINCHO'.

Resumindo: A tecnologia tambem tem seu preço.

Abraços e bom final de semana

Marcos Aurelio

B)

Hoje é dia de :-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×