Ir ao conteúdo

Como funciona o circuito multiplicador de tensão?

New Nerd

Posts recomendados

Postado

Oi!

Para quem é bom na eletrônica deve ser fácil de responder. É o seguinte gostaria que alguém me explicasse como funciona o circuito multiplicador de tensão???

image.jpg

:confused:

Eu entendo um pouco como funciona o diodo e capacitor mas não entendo este circuito, o que acho é que cada capacitor acumula um pouco para depois liberar todos de uma só vez, seria isso?

Mais uma coisa este circuito funciona com corrente continua?

Muito Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Vou te explicar com uma analogia que usava para que os alunos do curso técnico entendessem como opera um dobrador de tensão. Multiplicador é derivado disso..

Imagine um trabalhador enchendo dois conteiners com terra, com uma pá, do seguinte modo..

Uma pá de terra ele joga no conteiner da sua frente, outra pá ele joga no conteiner de suas costas e no final coloca um conteiner sobre o outro. Vai ter o dobro de altura de terra..

O trabalhador, o homem e sua pá, é representado por uma tensão AC;

O atirar uma para frente e outra para trás é conseguido com diodos, um semiciclo alimenta um capacitor e outro semiciclo outro capacitor;

Evidente que os conteiners são os capacitores, que somados, um sobre o outro, apresentam de extremo a extremo, o dobro da tensão..

Postado

Muito Obrigado por me responder faller!

Eu gostaria de saber também por que em corrente alternada eu tomo choque apenas em um dos fios??? (aquele choque fraco chato)

Pelo que já me explicaram AC é uma troca de positivo e negativo entre os fios, então porque tomo choque só em deles?

É isso ai, muito obrigado!

• Membro VIP
Postado
Muito Obrigado por me responder faller!

Eu gostaria de saber também por que em corrente alternada eu tomo choque apenas em um dos fios??? (aquele choque fraco chato)

Pelo que já me explicaram AC é uma troca de positivo e negativo entre os fios, então porque tomo choque só em deles?

É isso ai, muito obrigado!

Não é porque é AC que você toma choque e sim porque a alimentação AC comercial, de sua casa, é referenciada ao terra, o neutro é ligado ao potencial de massa , lá na entrada da energia em sua casa, debaixo do relógio medidor de energia..

Então, se tocares o fio fase, aquele que dá choque, poderá passar através de seu corpo, até o piso, desde que estejas com sem sapatos ou com um calçado minimamente condutivo uma corrente que será percebida como um choque..

Do outro fio, o neutro, até o terra não poderá existir corrente pois estão em, um mesmo potencial, ai não leva choque. Já viste um passarinho pousado no fio de alta tensão, de 13.000 Volts. Ele não leva choque pois ambos seus pés estão em um mesmo potencial..

A sensação de choque é causada pela circulação de corrente através de nosso corpo.. Para isso tem de haver uma diferença de potencial e isso existe entre o fio fase e a massa, o terra, o piso, a parede de alvenaria, etc..

Postado
Não é porque é AC que você toma choque e sim porque a alimentação AC comercial, de sua casa, é referenciada ao terra, o neutro é ligado ao potencial de massa , lá na entrada da energia em sua casa, debaixo do relógio medidor de energia..

Então, se tocares o fio fase, aquele que dá choque, poderá passar através de seu corpo, até o piso, desde que estejas com sem sapatos ou com um calçado minimamente condutivo uma corrente que será percebida como um choque..

Do outro fio, o neutro, até o terra não poderá existir corrente pois estão em, um mesmo potencial, ai não leva choque. Já viste um passarinho pousado no fio de alta tensão, de 13.000 Volts. Ele não leva choque pois ambos seus pés estão em um mesmo potencial..

A sensação de choque é causada pela circulação de corrente através de nosso corpo.. Para isso tem de haver uma diferença de potencial e isso existe entre o fio fase e a massa, o terra, o piso, a parede de alvenaria, etc..

Então obrigado novamente! Acho que deu para entender!

:D

Como determinar o valor em farad e em volts dos capacitores para o circuito multiplicador de tensão?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!