Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
GABRIELBANDEIRA

Trocando capacitores com referências diferentes.

Recommended Posts

Bom dia amigos. Sempre me deparo com placas de impressoras, monitores lcd, com capacitores "estufados" e os troco. Acontece que por vezes não tenho o capacitor idêntico. Para não ter erro ... o que posso fazer:

O capacitor novo pode ter tensão maior ou menor ?? Até quantos % de variação ??

O capacitor novo pode ter qnts nF de a mais ou a menos ??? Em qnts % pode variar??

É uma dúvida que sempre tive ... rs ... mas sempre esqueço de postar. Se puderem me ajudar agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha amigo, a tensão você pode variar para mais nunca para menos!! A não ser que você tenha noção da tensão exata e da variação que ela pode ter no circuito, do contrário nunca é recomendado usar a menos. Capacitância nunca se altera! Se o fabricante usa (no caso de placas mãe) um capacitor de 6.3V/820uF ao invés do comum de 1000uF pode ter certeza que tem uma razão, e alterar poderá causar mal funcionamento do circuito inteiro.

Quanto à temperatura, atualmente acredito que todos suportem até 105ºC, então se um dia realizar a troca em um aparelho antigo (receivers, videocassetes, televisores) que usarem eletrolíticos de 85ºC não se preocupe que não fará a menor diferença ;)

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exemplo ... um capacitor de 6,3v ... posso colocar um de 25v ?? Vai dar rolo não ?? Exemplo, em monitore LCD ... nunca acho capacitor de 820nF e 680nF e os próprios vendedores falam que pode colocar o de 1000nF ... Que que você acha ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma vez fiz essa modificação que você me disse! Passar de 820nF para 1000nF e o monitor ficou com uma imagem um pouco tremida ao fundo, bem de leve. Então fui até uma sucata, comprei uma placa mãe por 5 reais, retirei os capacitores de 820nF e coloquei no monitor e adivinhe só? O problema acabou!! Varia muito de circuito para circuito! Mais monitores LCD e LED precisam de trabalhar sempre com componentes o mais próximo do original possíveis, pois trabalham com CI's aonde a mínima variação de tensão pode causar danos irreversíveis. Quanto a tensão do capacitor, no seu exemplo, 6.3V ou 25V seria a tensão máxima suportada, logo usar um capacitor de 1000V, 10000V, 100000V porém com a mesma capacitância, não teria problema algum, já que seria utilizado apenas a tensão do circuito. O problema seria só o espaço entre a placa e a carcaça do monitor que geralmente é pequeno.

Uma dica é sempre baixar o esquema e ver as tensões que a placa trabalha para evitar que o capacitor possa voltar a estufar novamente. Geralmente alguns fabricantes para economizar no projeto, usam capacitores muito próximos da margem de tensão na qual trabalham. Um monitor que trabalhava com 5.5V e usava um capacitor de 6.3V tinha menos de 1V de sobra caso houvesse um pico de tensão. Uma simples troca por um de 10V daria 4.5V de sobra e provavelmente este capacitor não estufaria mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde

gostaria de saber se o capacitor 6.3v 820uf é compatível com 6.3v 471uf?

adicionado 7 minutos depois

existe diferença entre um capacitor da placa-mãe original e um comprado nas lojas de componentes eletrônicos, mesmo sendo os mesmos valores?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, francisco aparecido ferrei disse:

gostaria de saber se o capacitor 6.3v 820uf é compatível com 6.3v 471uf?

Não. 

9 horas atrás, francisco aparecido ferrei disse:

Existe diferença entre um capacitor da placa-mãe original e um comprado nas lojas de componentes eletrônicos, mesmo sendo os mesmos valores?

Dependendo do tipo de capacitor sim, hoje em dia costumam vender componentes de má qualidade. 

O difícil é saber se o componente é bonito ou não. 

Para capacitores isso não muda muito, pode comprar um igual e colocar sem problemas. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×