Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Robotica: Inteligencia artificial e eletronica

cromagnon

Posts recomendados

Olá pessoal, tenho 25 anos e sou técnico em informatica, sempre tive vontade de fazer um curso superior e só agora me surgiu a oportunidade. Meu interesse é na área relacionada a robótica, principalmente inteligencia artificial e eletrônica (parte mecânica não me interessa muito, gosto mesmo é de algoritmos/programar!). Quais os cursos possui um foco nessas áreas? Vi que existem várias oferecendo mecatrônica e controle/automação porém analisando a grade me parece que estudam um pouco de tudo e não focam em nada no final. Qual seria mais indicado?

1- Matemática computacional

2- Engenharia de Computação

3- Ciência da computação

4- Engenharia elétrica

5- Engenharia de controle e automação

Se puder citar a universidade seria grato, já que variam em foco também

Acho que já vi essa duvida por aqui mas os tópicos estão em branco, espero não ser repetitivo.

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os cursos 1 a 3 são bem parecidos. Eu faço o curso 2.

Você vai ver quase nada de inteligência artificial no curso 4 e 5. Tanto que essa cadeira nem existe neles.

Na minha faculdade, a gente trabalha com robos que jogam futebol por exemplo. E precisamos de pessoas da computação, eletrônica e mecânica. O mecânico é importânte pra fazer com que o robo chute melhor, rode as peças. O eletrônico cuida da parte intermediária, como vai conectar o software que da ordens pro robo pras partes mecânicas dele. E o pessoal da computação é o que tem mais trabalho, pois criar uma boa inteligência artifícial da muito trabalho.

Não sei o que o 1 faz exatamente, mas deve ser ciência da computação aprofundando em cálculo numérico e matemática. O 2 tem diploma de engenheiro pois faz as matérias do ciclo básico de engenharia e tb vê um pouco de linguagem baixo nivel, como Assembly. O 3 é pra trabalhar com software. O 4 é pra geração de energia e o 5 não sei direito.

Pelo que eu entendi de você, eu estaria em dúvida entre o 2, 5 e engenharia eletrônica. Se quiser trabalhar com robótica, talvez se decepicione com o curso 1, 2 e 3 enquanto estiver fazendo ele. Mas se quiser programar e fazer inteligência artificial, vai se decepicionar com o 4, 5 e eletrônica.

Link para o comentário

Valeu cara! acho que o caminho mesmo é ciência da computação, vou dar uma olhada nas grades e áreas de pesquisa das universidades que tenho em mente e ver qual delas disponibiliza um bom projeto de inteligencia artificial.

Uma duvida que tenho é a seguinte; Se tu quiser continuar na faculdade fazendo a pós, mestrado, doutorado e participando das pesquisas, como se manter financeiramente? recebe-se algo enquanto pesquisador ou só ganha dinheiro dando aula na própria universidade?

Link para o comentário

• mês depois...

Cara como o amigo ai em cima falou, o melhor mesmo seria Ciência da Computação que é o que pretendo fazer, e sobre a renda imaginou que você deva trabalhar por fora em uma área ligada a faculdade que você fez, e pra conseguir isso acho que seria bom tentar conseguir um estagio, afinal eu acho que os estágios servem para isso, Obrigado pelo tropico, também me tirou varias duvidas

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...