Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
fredxyz

Temperatura Pro Pentiumii (2)

Recommended Posts

Gente tenho aqui em casa um pc P2, que começou a travar (congelar) e travar cada vez mais. Reparei que a noite (quando fica mais frio) eu consguia usá-lo melhor travando menos, então supondo ser o problema de temperatura, passei a usar o gabinete aberto com um ventilador (eletrodoméstico) do lado dele ventilando. Não deu outra, parou de travar, foi raro travar com o ventilador.

Tudo bem, o problema é temperatura! :rolleyes:

Na bios mostra acho que sem ventilador 46º no processador. Não sei onde fica o medidor de temperatura no P2, nem qual a temperatura boa pra ele. Por isso queria que alguém me confirmasse se essa temperatura tá alta, ou seja, se o problema é no processador mesmo, pra que eu não perca tempo e ainda corra riscos mexendo no processador se o problema não for lá.

Esse pc tem muita poeira, muita mesmo, o que me leva a crer que o problema seja poeira no cooler do processador. Ele é um daqueles (acho que foram poucos fabricados) que vem em uma caixa plástica preta, com um selinho holográfico colado, que nem aparecia na propaganda na época :P . Essa caixa plástica preta inclui o cooler, e o processador é colocado no slot assim, perpendicularmente.

Alguém pode aproveitar e me dar dicas de como removê-lo, desde como tirá-lo do soquete, como abrí-lo e principalmente como limpá-lo?

Isso vale pro gabinete como um todo também, gostaria de limpá-lo antes de vender. Posso usar um pincel qualquer (desses de pintar com tinta guache na escolinha)? Posso usar um secador de cabelo como jato de ar? Devo usá-lo quente, frio ou médio?

Edit: Achei no site da intel falando dele, mas a parte de temperatura o site não funciona mais.

O meu é desses aí um p2 350mhz. Se não me engano é o da esquerda.

secc2x.gif

Edit2: Olha o que eu achei: "Thermal Spec 75°C". Mas como pode? Será que é o sensor de temperatura que fica do lado de fora, em uma parte mais fria? Ou o problema de temperatura pode ser em outro lugar, no chipset, na bios? O hd não creio q seja é um quantum fireball 8.4gb pelo dedômetro ele me parece bem frio. O que eu faço?

http://processorfinder.intel.com/scripts/d...=ALL&CorSpd=ALL

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest carmagedon666

B) O recomndado é 50ºC máx temp.

æ É possível flexibilizar o barramento PCI aumentando a latência das transações por meio do parâmetro PCI Latency Timer encontrado na BIOS. Quanto maior o valor, menos exigente serão os dispositivos nele conectados. Se for possível altere a operação do PCI de síncrona para assíncrona, forçando assim a operar no máx a 33 MHz (o ideal), mas sob perda de eficiência.

æ tambén é possível reduzir o nível PIO (o + exigente é 4) ou o nível Ultra DMA ( o + exigte é 2) dos dispositivos IDE;

æ Se quiser "afrouxar" um pouco a gravata na memória aumente a latência (SDRAM CAS Latency) dos DIMMs ou alterar os parâmetros de leitura e escrita no caso de SIMMs para 5333 (Precharge Time para 5 e DRAM Read Burst e DRAM Write Burst para x333) além de aumentar a latência de transição entre RAS e CAS (Row Address Selection - Column Address Selection). Em alguns dá pra aumentar o tempo de acesso das memórias pra 70ns, mesmo q não seja o caso.

æ Aumente a latência do Barramento ISA. Pode-se fazer isso aumentando os ciclos de 8bit I/O Recovery Time e 16bit I/O Recovery Time;

Verifique se a sua motherboard permite alteração da tensão do núcleo do processador, os PII 350MHz tem:

Núcleo de 0,2V, Freqüência do bus (MHz) de 100, Multiplicador travado em 3,5X,

Você pode tentar um overclock aumentando a freqüência do bus (MHz) para 112 elevando para 400MHZ. (112 X 3,5 = 392), se for com memórias PC 100aumente o FSB pra 100MHz, se tiver AGP, Trazendo o AGP pra 66MHz eo PCI pra 33MHz.

(66MHz + 33MHz = 99MHz).

Não é possível ter acesso pra o dissipador do Cooler do Processador sem violar o mesmo, então acho q é impossível fazer isso sem riscos desnecessários.

Um pincel muito fino é bom pra desenhar, use pincel de pintura, o meu é Nº 20.

Pra manipular internamente é preciso conhecimento técnico, e ferramentas, assim como a pulseira anti-estática da eletrônica.

Dê preferência a um aspirador ao invés de Secador de cabelos.

Mas, sintetizando uma geral:

Nunca toque nas soldas e circuitos das placas, manipule pelos cantos e principalmente pela placa de metal onde a placa é parafusada no gabinete, essa placa é pra isso mesmo,

Anote a configuração antes de desligar, comece pelos cabos de alimentação, depois as interfaces IDE (HDs e Players tipo ROM, Floppy (disquetes) e PRNT (impressoras). Tem fios finos entre a Placa de Som e os CDROMs, e fios finos entre o gabintete e a motherboard.

Retire as placas desparafusando, nos conectores passe borracha branca e limpe com papel toalha macio.

Nos Slots é ideal o Spray de Contato, ou dê uma pincelada de leve sem produto nenhum.

As memórias são liberadas usando os dedões, afastando os pinos, ela assumirá uma posição de 45º, a mesma pra religar a memória, cuidado pra não inverter o lado.

:bandeira::-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

eu não acho essa temperatura alta... o meu , quando eu tinha, p2 400 512kb cache.. ficava mais que 50° e abaixo de 60°!... e praticamente não travava.

Compartilhar este post

Link para o post

Limpa isso tudo , o bom mesom é o bom e velho aspirador de poh, e um pincelzinho, na bios, dev er alguam opção do tipo, "Load Setup Defalts", esse carrega no modo mais frouxo tambén, mas não no pior... se você notar q não está mais travando, vai melhorando, se tiver "Load Optimized" use isso ou siga as dicas do carmageddon666, uma coisa importante, esse teu cooler do cpu deve ter anos... de trabalho, bota um pouco de óleo de máquina nele, q girando mais rápido, refrigera mais, e cpu quanto mais frio, mais estável... (não confie muito nesse sensr térmico, se não me engano ele não vem direto do chip, mas do circuito (placa q conecta o processador no soquete). Eu tiv eum problema parecido quando resolvi "reciclar" um P-3 550, consegui over de 680MHz nele depois... só fazendo isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Não é possível ter acesso pra o dissipador do Cooler do Processador sem violar o mesmo, então acho q é impossível fazer isso sem riscos desnecessários.

Se eu abrí-lo posso não conseguir mais fechar do mesmo jeito, é isso? É perigoso abrí-lo? Porque se for questão de garantia isso já não tem mesmo hehe, o pc tem uns 5 anos.

Bom acho que vou tentar limpar com o aspirador, pincel e papel higiênico mesmo.

Essa questão de aumantar as latências e tal parece interessante, pra exigir menos do pc e evitar travamentos. Mas não é estranho pensar que antes eu usava bem e agora vai ter que ficar assim? Deve dar pra restaurar e fazer e ele funcionar bem sem sub-utilizá-lo não? E também não é anti-ético eu vender o pc todo lento?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais