Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Engenharia Reversa: Como descobrir o código em que um .exe foi feito?


VitorF2014

Posts recomendados

Olá pessoal, tenho 15 anos, e estou começando a programar ...rs... aprendi HTML (sei que não é uma linguagem, mas aprendizagem nunca é demais), Javascript, e agora estou querendo começar a aprender C (sou auto-didata :D), então... depois de aprender o básico para programar penso em fazer apps, e principalmente jogos, e queria estudar a estrutura de um software, de um jogo :D e escolhi um jogo NÃO-COMERCIAL, FEITO POR FÃS, então, acho que não tenho problema, até porque só quero observar o código e NÃO USAR PARA FINS COMERCIAIS, APENAS PARA APRENDIZAGEM, e descobri que há descompiladores p/ download, que fazem o processo inverso da compilação, é verdade? Mas, parece que não há um descompilador universal, ou seja é preciso saber a linguagem em que o software foi feito :( fuçando aqui, descobri que o jogo (Alex Kidd is Back) usa um DLL chamado CNCS232, será que a partir disso posso descobrir o código fonte?? Será que posso descobrir a linguagem do game??? Obrigado, e feliz ano novo :D

ARÁ, descobri que o jogo usa XML :D

<xml xmlns:o="urn:schemas-microsoft-com:office:office">

<o:MainFile HRef="../alexkidd_description.htm"/>

<o:File HRef="image001.png"/>

...

</xml>

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Opa, você deve ter 15 anos mesmo... Falou coisa pra caramba numa velocidade fantástica! rsrs

 

HTML é linguagem sim, mas não de programação hehe.

 

Nãos se preocupe, raramente engenharia reversa é crime, ao contrário do que muitos pensam. Ela é a base por exemplo da implementação de versões abertas de protocolos de comunicação, aplicativos que lêem formatos proprietários, dentre dezenas de outras aplicações. Sim, os descompiladores existem e se você quiser chegar perto do código, digo chegar perto porque muitas coisas são perdidas, como nomes de variáveis por exemplo, é legal que saiba a linguagem na qual um .exe foi criado. Para isso você precisaria conhecer os tipos de dados inseridos por cada compilador. Por exemplo, programas compilados em Delphi possuem uma função RTMain, já em VB têm a dependência da VBRUN600.DLL e por aí vai. São várias características para avaliar, mas tem uma maneira mais fácil que é utilizando um software que já tenha essas regras pré-estabelecidas. O RDG Packer Detector possui esse recurso. Procura por ele aí. ;)

 

Talvez estes textos te interessem. Vários ali consideram engenharia reversa para fins de estudo.

 

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...