Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de pré-amplificador + controle de ton


SkyFire161

Posts recomendados

Ola!

Gostaria que alguém me indicasse um bom e simples pré-amplificador com controle de ton (grave e agudo) que seja estereo. De preferência algo que não envolva CI.

No trafo do power amp existem tensão de 15v, 18v e 35v e o trafo é de 2A que podem ser usadas para alimentar esse pré.

Aguardo retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei uma bem simples no MercadoLivre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-523569589-kit-placa-pre-amplificador-volume-graves-agudos-montada-_JM com controle de Volume, Graves e Agudos, que não usa CI's apenas transistores e com um preço bem interessante. Esta pode ser ligada nos 18V do trafo (se precisar use uma ponte retificadora de qualquer valor pois o consumo é de apenas 7mA).

Agora se quiser um divisor de frequências 2.1, recomendaria este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-531061520-placa-lisa-para-amplificador-21-com-tda7377-tda7375-tda7379-_JM que apesar de utilizar CI's na montagem, são todos fáceis de achar e baratos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Obrigado leonardo69. Gostei bastante desse pré amplificador, simples e de baixo custo. Tudo bem se ele for alimentado com 15V ? Vou utiliozar o TL072.

 

Uma pergunta, para plugar um instrumento musical nele, qual seria a entrada mais indicada ? Ou talvez dar uma alterada no circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SkyFire,

 

O circuito apresentado está bem longe de ser "bom".... até vai funcionar, mas lembre-se de que a entrada dele é de baixa impedância, e vai complicar a interligação dos outros aparelhos. E o Baxandall apresentado sobre bastante interferência dos controles uns nos outros.

 

Se for pensar em qualidade, existem no mercado livre placas prontas de qualidade bem superiores, ainda mais feitos com o NE5532 , e já contendo a fonte regulada dentro. Esquece esse TL072, o NE5532 dá de 10 a zero nele.

 

Para se ligar um instrumento musical, você vai ter de usar uma etapa de pré-amplificador, com uma boa impedância de entrada relativamente alta, e um bom ganho, antes de ligar no seu controle de tonalidade.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta, paulo. Até pensei em comprar pronto mas a intenção original desse projeto é que seja feito todo por mim ou pelo menos a grande maioria.

 

Saberia me indicar outro projeto/esquema de um bom pré-amplificador que possa ser usado para reproduzir som proveniente de um MP4 e que possa ser plugado algum instrumento musical que tenha resultado satisfatório ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sinal do MP4 já vem com nivel alto, e é de baixa impedáncia, ele não precisaria ser amplificado antes de passar pelo seu controle de tonalidade.

Já sobre o instrumento musical, vai depender do captador utilizado. Eu não entendo disso, mas sei que vai precisar usar um circuto pré-amplificador , e o ganho vai depender justamente do tipo do captador.

Qual é o instrumento musical que você vai ligar ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, o som do MP4 vai vem bem bom. O liguei no power amp direto e o resultado foi otimo, porém não pude regular os tons. Estive pensando em montar um pré-amplificador de guitarra ja com os controles de tons. Problema é que não são feitos para som estéreo.

 

Seria utilizado para plugar um violão elétrico que usa apenas um captador Single coil simples e um contra-baixo. Vou dar uma olhada no capacitor do baixo e posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que amplificador de instrumento musical não é estéreo amigo, mas a ideia é usar a função estéreo para amplificar o som de um MP4 e usar apenas um canal como entrada de snal de um instrumento musical. Talvez deva ser alterado o circuito para receber o sinal de um instrumento, como foi dito antes pelo colega aphawk.

 

Sobre as especificações, não tenho conhecimento suficiente para lhe informar isso. O que quero é um controle de tonalidade simples e satisfatório que realmente regule os graves e agudos.

 

 

Que diga ai o que você quer... Faixa de corte? o que e grave para você? E o que e agudo?

 

O que quero é um esquema de pré-amplificador com controle de tonalidade, não precisa ser o projeto do ano, mas que seja funcional e com qualidade razoável.

 

Graves e agudos ? Aqueles controles que se encontram em amplificadores tanto de instrumentos musicais como em amplificadores multiuso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acha bom esse pré ? Sim, quero um controle de tonalidade que pode ter médios também.

 

Esse pré amplificador aqui me parece bom:

http://www.te1.com.br/2013/10/circuito-pre-amplificador-estereo-simples-utilizando-amplificador-operacional-ajuste-volume-ne5532/#axzz2qRJF3tKU

 

Esse outro tambem parece bom e tem controle de tonalidade e balanço, só não se sera fácil de encontrar esse TA7630p...

http://eletronicaeasy.blogspot.com.br/2011/04/pre-amplificador-estereo-com-controle.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...