Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
jvirtuarts

Iniciante em suporte técnico

Recommended Posts

Boa tarde!

Ontem fui contratado para trabalhar como auxiliar de informática. Gosto muito da área, no entanto a minha especialidade é programação de computadores. Aceitei o emprego porque eu estava desempregado e também porque tenho noções básicas de redes, hardware e sistemas operacionais, além de gostar de fuçar em computadores e por ter muito interesse na área de suporte.

O meu medo é começar a trabalhar e surgir "problemas cabeludos" que exijam conhecimentos avançados em redes ou de hardware. Será que vão estar dispostos a me ensinar e dar treinamento adequado? Nunca trabalhei na área, nem com programação, por isso não faço a menor ideia dos problemas que surgem para os profissionais de suporte resolverem.

Alguém aqui tem alguma coisa a dizer a respeito disso?

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso depende da política da empresa e do que voce disse na entrevista.

Existem empresas que providenciam cursos e treinamentos internos mesmo para pessoas sem experiencia e normalmente tem alguém experiente para orientar.. Agora se voce se apresentou como uma pessoa com experiencia e treinamento suficientes para dar o atendimento a problemas técnicos de qualquer tipo, aí pode ter algum tipo de problema, principalmente se voce estiver sózinho na função.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pedrax, na entrevista que tinha conhecimentos básicos de redes, hardware, que sabia fazer configurações básicas em roteadores. O que me preocupa é o fato de eu ter respondido sim a uma pergunta sobre se eu seria capaz de resolver problemas com switch ou hub. Sei o que são esses equipamentos, mas nunca peguei uma na mão!

Se surgir, por exemplo, problemas relacionados a periféricos, impressoras, conectores RJ45, enfim, problemas que normalmente usuários inexperientes causam eu resolveria numa boa.

Na entrevista perguntaram se eu sabia fazer redirecionamento de fila de impressão, caso uma impressora parasse de funcionar. Mesmo não sabendo respondi que sim, pois imaginava que não seria difícil. Agora estou correndo atrás desse conhecimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, voce não disse se tem um supervisor com voce.Equipamentos como roteadores, switches e hubs funcionam de forma parecida, servem para distribuir e controlar o tráfego na rede, difícilmente dão problemas e se der , é caso de enviar diretamente a uma assistencia técnica ou substituir, conforme o caso, pois são muito baratos. E redirecionar filas implica em conhecer bem de servidores de rede e ter acesso a direitos de supervisor de rede ( acho que não vão te dar por enquanto). Se o seu chefe for legal, vá pedindo dicas aos poucos e aconselho a fazer cursos de administração de servidores e redes, vai ser muito útil a voce. Tem muitos cursos na internet, é só buscar "apostilas servidores redes"

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, terei sim um supervisor. O que disse também foi que terei que dar suporte remoto, além de suporte presencial. Suporte remoto suponho não ser algo tão complexo, que eu não consiga aprender.

Eu tenho facilidade de aprendizado e, como é o meu primeiro emprego na área, quero aprender muito. Tenho quase certeza que nos primeiros meses vou aprender mais do que ensinar.

O que está me incomodando (e tirando o meu sono) é o medo de não dar conta e decepcioná-los.

Obrigado pela dica de curso. Vou procurar estudar sobre servidores de redes para, pelo menos, ter conhecimentos teóricos sobre o que vou ter que resolver.

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×