Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre voltagem na mobo M5A78L-M LX - Ajudaa!


T1ago

Posts recomendados

Galera,

Estou com um problema com a placa mãe M5A78L-M LX, minha configuração é a da assinatura, vou tentar explicar:

O PC começou a reiniciar com a minha fonte antiga, uma C3 Tech 500w, ela era bem velha, de uma configuração antiga, tem uns 5 anos de uso, pesquisei aqui no forum e vi que era classificada como produto bomba.

Com ela eu deixava o anti-surge da mobo desativado pois ele ficava ativando toda hora. Mesmo com o anti-surge desligado, o pc reiniciava e dava trabalho para funcionar novamente, acontecia o tempo todo, as vezes reiniciava antes de iniciar o Windows e até mexendo na bios reiniciava! :wacko:

Resolvi trocar a fonte por uma Corsair CX 500w V2, sei que a V2 é capada em potência, mas achei um preço muito bom, e sei que ela dá conta do pc sem problema, até uma CX 430 daria...

O problema pareceu ter parado, então ativei o anti-surge da mobo novamente e a mensagem continua aparecendo, mas com menos frequência, as vezes fica dias sem aparecer, estou pensando em desativar o anti-surge novamente.

Mas olhando a bios para achar algum problema vi que a tensão está estranha, sou totalmente leigo nessa parte, gostaria que alguem me informasse se os valores estão normais:

foto32.jpg

Outro detalhe, um amigo meu tem um PC "IGUAL" ao meu, só muda o HD e uma fonte que é CX 600w, mesma placa mãe, placa de vídeo e memórias, o anti-surge ligado desde o dia que eu montei o pc dele e nunca deu a mensagem.

EDIT: Tentei deixar a imagem normal mas não rolou, só fica de cabeça pra baixo! uhaeuhaueah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

São vários os casos desse anti-surge dar alarme falso e o pessoal desativar sem problemas.

 

Você pode, com um multímetro baratinho, aferir a tensão da linha de 5V quando o BIOS estiver acusando o problema.

 

No conector ATX de 24 pinos, quando conectado á placa-mãe, você encaixa a ponteira preta em um dos fios pretos do conector e a vermelha do multímetro nos outros coloridos até encontrar as linhas de 5V e isso com o seletor em tensão contínua de 20V.

 

Assim você fica sabendo se a tensão de 5V está normal ou não, caso esteja +/- 5% e resolve se essa aferição do BIOS está correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...