Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
T1ago

Dúvida sobre voltagem na mobo M5A78L-M LX - Ajudaa!

Recommended Posts

Galera,

Estou com um problema com a placa mãe M5A78L-M LX, minha configuração é a da assinatura, vou tentar explicar:

O PC começou a reiniciar com a minha fonte antiga, uma C3 Tech 500w, ela era bem velha, de uma configuração antiga, tem uns 5 anos de uso, pesquisei aqui no forum e vi que era classificada como produto bomba.

Com ela eu deixava o anti-surge da mobo desativado pois ele ficava ativando toda hora. Mesmo com o anti-surge desligado, o pc reiniciava e dava trabalho para funcionar novamente, acontecia o tempo todo, as vezes reiniciava antes de iniciar o Windows e até mexendo na bios reiniciava! :wacko:

Resolvi trocar a fonte por uma Corsair CX 500w V2, sei que a V2 é capada em potência, mas achei um preço muito bom, e sei que ela dá conta do pc sem problema, até uma CX 430 daria...

O problema pareceu ter parado, então ativei o anti-surge da mobo novamente e a mensagem continua aparecendo, mas com menos frequência, as vezes fica dias sem aparecer, estou pensando em desativar o anti-surge novamente.

Mas olhando a bios para achar algum problema vi que a tensão está estranha, sou totalmente leigo nessa parte, gostaria que alguem me informasse se os valores estão normais:

foto32.jpg

Outro detalhe, um amigo meu tem um PC "IGUAL" ao meu, só muda o HD e uma fonte que é CX 600w, mesma placa mãe, placa de vídeo e memórias, o anti-surge ligado desde o dia que eu montei o pc dele e nunca deu a mensagem.

EDIT: Tentei deixar a imagem normal mas não rolou, só fica de cabeça pra baixo! uhaeuhaueah

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

São vários os casos desse anti-surge dar alarme falso e o pessoal desativar sem problemas.

Você pode, com um multímetro baratinho, aferir a tensão da linha de 5V quando o BIOS estiver acusando o problema.

No conector ATX de 24 pinos, quando conectado á placa-mãe, você encaixa a ponteira preta em um dos fios pretos do conector e a vermelha do multímetro nos outros coloridos até encontrar as linhas de 5V e isso com o seletor em tensão contínua de 20V.

Assim você fica sabendo se a tensão de 5V está normal ou não, caso esteja +/- 5% e resolve se essa aferição do BIOS está correta.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais