Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
LEANDRO MAP

Desempenho do pc !!! O que fazer mais ????

Recommended Posts

Galera, tenho um micro com as seguintes configurações:

Intel Celeron D 2.8 GHZ

2 GB de memória DDR2 533

HD Sata 80 GB

XP SP3

A Placa mãe é a P4M800PRO-M (V1.0) da ECS

O Problema é o seguinte:

O micro está um lentidão, o que me recomendam fazer para melhorar o desemprenho do mesmo ?

O HD influencia ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O HD provavelmente influencia sim. Por ser 80GB deve estar bastante cheio.

Botando um HD melhor e um outro pente de memória igual ajudaria consideravelmente. (confira se sua placa mãe tem 2 slots de memória) Provavelmente tenha.

Lembrando: se eu estiver errado corrijam-me

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
O HD provavelmente influencia sim. Por ser 80GB deve estar bastante cheio.

Botando um HD melhor e um outro pente de memória igual ajudaria consideravelmente. (confira se sua placa mãe tem 2 slots de memória) Provavelmente tenha.

Lembrando: se eu estiver errado corrijam-me

Também recomendo o mesmo.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
Galera, tenho um micro com as seguintes configurações:

Intel Celeron D 2.8 GHZ

2 GB de memória DDR2 533

HD Sata 80 GB

XP SP3

A Placa mãe é a P4M800PRO-M (V1.0) da ECS

O Problema é o seguinte:

O micro está um lentidão, o que me recomendam fazer para melhorar o desemprenho do mesmo ?

O HD influencia ?

Pode ser falta de limpeza das peças por acúmulo de poeira ou oxidação de contatos.

Pode ser formação de bad blocks no HD.

Pode ser vírus.

Pode ser temperatura muito alta.

Pode ser instalação errada de peças.

Pode ser muita coisa.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

A placa mãe aceita no máximo 2 GB, e nela já tem dois pentes de 1 GB.

Mas tipo o HD não esta cheio, pois a dois dias atrás eu formatei a maquina,

A maquina esta bem limpa, limpei a mesma com aqueles produtos anti estáticos.

Como faço essa formatação de bad blocks no HD ?

Vírus, eu acredito que não tenha, pois formatei ela á dois dias atras, e até no processo de formatação demorou um pouco.

A temperatura da placa fica na faixa de 40º C e a do processador até 60º C, mais não chega a isso, fica na faixa de 50º C, mas as vezes aumenta até mais.

como verifico instalação de peças erradas ?

Me ajudem pessoal !!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Leandro, não é "formatação" de bad blocks e sim "formação" de bad blacoks rs.

Para verificar isso, instale o HD Tune( a versão pró tem 15 dias de trial), selecione a aba "Error Scan" e aperte o Botão start no lado direito da tela.

Ele irá verificar todos os setores do seu hd, aonde, verde é ok e o vermelho é com problema. Se o seu hd estiver com muitos vermelinhos, ou mesmo alguns, achamos o problema.

De uma verificada na aba "Health", ele verifica os atributos do HD. Veja se tem alguns com amarelo ou vermelho. O amarelo nem sempre é confiável, pois ja peguei alguns hd com eles, e após uma boa manutenção, formatação, voltaram ao status normal.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Um detalhe que não podemos deixar de mencionar, com o tempo um hardware perde desempenho, na veradade não que ele tenha ficado mais fraco, mas os programas vão ficando mais pesados com Navegadores (as páginas na internet se tornam mais pesadas e exigem mais do processador) e antivirus. 

Tudo que o pessoal falou é verdade, mas a configuração mencionada pelo autor do tópico deixa claro que é um hardware antigo, veja as memórias. Portanto, no somatório (instalação antiga ou seja um sistema operacional instalado a muito tempo e com muitos programas; problemas de hardware e até vírus ou programas mais pesados rodando em segundo plano sem que seja percebido) o pc tende a ficar muito lento.

Com o tempo somos obrigados a migrar de hardware, já que o antigo não dá conta de "empurrar" os programas atualizados.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

É problema de junta.. junta tudo e troca. :D

Mas se a grana está curta, considere um SSD.

Pro Windows XP seu micro tem tudo o que precisa, com folga. O SSD é uma das poucas coisas que você pode mexer aí e que compensam, porque trocar processador e memória pode ser difícil e caro demais.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Evandro  ---> É problema de junta.. junta tudo e troca.  :D

Na hora pensei no mesmo  :lol:

Olá LEANDRO MAP

Tudo bem?

Mas falando sério, eu tenho que concordar com OpaioX, esse seu hardware já ficou para trás.

E falo por experiencia. Montei uma configuração quase idêntica, só que com uma placa-mãe da Gigabyte, com o mesmo shipset GA-VM800PMC e acho que com mesmo processador.

2 GB de memoria DDR 400, um HD de 160GB e uma fonte Akasa 350.

O PC foi presente para o meu filho quando fez 6 anos (em 2010).

Fiz um casemod do Ben10 (deve ter algumas fotos por aí)  :)

Enfim, instalei o Windows XP e naquela época ate que não ficou tão lento assim.

Mas depois, já no inicio de 2013, o bichinho não deu para mais. Acabei passando o meu netbook Asus de 10" para ele poder navegar e curtir na boa.

E o PC ficou aí largado até que decidi tentar dar um upgrade nele e dar de presente para o filho da nossa diarista.

Beleza. Marquei com o garoto (16 anos) e juntos pegamos um gabinete velho, pintamos com primer e spray (ficou lisinho), arrumamos, instalamos alguns coolers com led e montamos o mesmo PC só que dessa vez com um HD maior e com 2GB de DDR2 533. E aí instalamos o Windows 7.

Não sei se foi a memoria ou o SO, mas com o Win 7 ficou até mais rápido no inicio. 

Claro, para um garoto que nunca teve um PC ficou uma maravilha.

Mas depois, ao passo que ele e a irmã navegavam na internet e ficavam instalando joguinhos e programas meio bestas, o PC acabou ficando lento novamente.

Não tem jeito. O PC tem hardware muito velho. Tem que mudar par uma configuração mais atual.

Se puder junte uma grana e com 1.500 reais já da para montar uma configuração mais atual e melhor.

Abraço

Chile

PS: Seu Evandro, será que essa placa-mãe com esse chipset consegue gerenciar um HD SSD?

Tenho as minhas duvidas.

Para mais informação aqui os links das placas-mãe e do processador:

ECS P4M800PRO-M (V1.0)  

http://www.ecs.com.cn/ECSWebSite/Product/Product_Detail.aspx?CategoryID=1&DetailID=552

GA-VM800PMC (rev. 1.0)

http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=2471#sp

Intel® Celeron® D Processor 336 

http://ark.intel.com/products/27119/Intel-Celeron-D-Processor-336-256K-Cache-2_80-GHz-533-MHz-FSB

No comparativo do CPU World da para perceber a diferença no desempenho frente aos processadores mais atuais:

http://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=Intel+Celeron+D+3.20GHz&id=694

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Chile

Tá sendo muito bom te ver por aqui. :)

Cara, aguenta sim, meu Athlon64 (comprado em 2005) está com um SSD aqui e está muito, muito bom de usar.

Se o micro é só pro básico eu sugeriria fortemente pro autor (e pro caso deste micro que você montou) o uso de linux.

Sim, tem suas limitações, as que mais me irritam são o Open Office bagunçar arquivos e a dificuldade em se instalar jogos, mas fora isso, tem muitas vantagens.

Compartilhar este post

Link para o post

E aí seu @Evandro

Tempão, né?

Agora estou com mais folga, e por conseguinte com mais tempo para o ócio, e consigo dar umas voltas por aqui no fórum.

O ócio desde o ponto de vista de Domenico de mais, é claro. :D

Estou até desenvolvendo um projeto de casemod novo. Do zero.

Já estou no final do primeiro protótipo, e acho que já resolvi varias questões, que me levaram a definir uma nova organização e por conseguinte a desenhar já o protótipo n° 2.

Mas enfim, quando avançar mais um pouquinho postarei o log do projeto aqui no fórum.

Então seu Evandro, prazer em estar de volta e poder compartilhar com você e os outros colegas do fórum.

Um abraço

Alvaro

PS: estive todo o mês de Outubro no Chile... tá muito bom por lá... e os preços dos eletrônicos em geral, a metade daqui...

Compartilhar este post

Link para o post

Olá.

1º- o Hd sata não tem influencia nenhuma na velocidade a não ser, atenção, que ocorra o caso que um outro membro acima falou; que o Hd tenha Bad Blocks, mas se não tiver os Bad Blocks então não tem nada a ver, com a peça física.

2º- um excelente programa para saber se é realmente defeito no Hd é o HDD Regenerator. Eu uso nos meus HDs e nos HDs dos meus clientes há anos e nunca me falhou.

3°-Digam o que quiserem, mas 2GB ddr2 para o windows xp é mais do que suficiente para ele estar rápido. Eu instalo o windows xp sempre nos clientes que apenas têm 1 Gb de ram e fica sempre com boa velocidade, não fica um ferrari óbvio, mas não fica lento. Aliás, o padrão é; para máquinas com memória até 1 Gb no máximo, instalar o xp, para máquinas com 2gb para cima, instalar o windows 7.

4º-Vírus e software poderia até ser o problema, mas tendo em conta que voce acabou de instalar o windows de novo, então esse problema á partida estará descartado.

5º-Poderá então ser problema com a placa mãe, ou por ja ser antiga, ou também por ela estar com algum defeito, como por exemplo, capacitores estufados ou outro defeito que sinceramente apenas analisando se poderá descobrir, como por exemplo problema no chipset.

6º- poderá ser também apenas problemas nos cabos sata ou nos cabos de dados.

7º- poderá ser também problema de memória como já disseram antes, do género, voce tem 2 GB mas pode estar apenas reconhecendo 1 ou menos até.

8º- pode também ser algum problema de fonte, se bem que se fosse problema de fonte o pc estaria provavelmente a reiniciar a toda a hora ou mesmo a desligar a toda a hora.

9°-pode ser também como um membro acima falou peças mal instaladas, se bem que geralmente, e eu digo geralmente, quando é isso o pc nem custuma entrar sequer no windows.

emfim, infelizmente pode ser uma enorme variedade de coisas, algumas destas que falei têm muito mais chances de ser o problema do que outras cujas são mais raras acontecer e mais dificeis de afetar o desempenho, mas não impossiveis, por isso que mencionei.

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico Trancado.

Caso o autor retorne e necessite de ajuda quanto a Recomendção de Produtos e/ou Upgrades, deverá entrar em contato com a Moderação e solicitar a reabertura do mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais