Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

particionar hd windos 8


Paulo Lana28

Posts recomendados

  • 4 semanas depois...

Olha Paulo, particionar não tem a ver com o SO.

O SO é instalado numa partição do disco, que é registada no MBR como ativa e bootable.

Particionar é algo que deve ser feito aquando da formatação do HDD. Se não for, a partição C: é sempre criada e o SO colocado nela.

Agora podes usar qualquer programa específico para operar sobre discos para criares mais uma partição em teu disco, mas isso será feito sempre no boot do computador e antes do BIOS entregar o computador ao SO. Isto é, o programa corre em Windows pois esse é o teu SO, mas a partição em si já não é feita com o SO a correr.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abre o Meu Computador, no painel da esquerda vai ter o ícone "Computador" clique com o botão direito nele e depois em "Gerenciar", vai abrir uma tela. Nessa tela selecione "Gerenciamento de Disco", vai aparecer um gráfico com todas as suas partições, clique com o botão direito  na C:  e depois em "Diminui", agora é só preencher os dados das próximas telas (tamanho que você vai diminuir*, nome e letra da nova partição etc).

 

* - Se você quiser uma nova partição de 50gb por exemplo, coloque 50000, 100gb 100000, 8gb 8000, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Edu, eu não sugeri esse caminho porque nunca usei as ferramentas do Windows par esse tipo de trabalho.

Curiosamente ainda agora experimentei tentar encolher uma drive com 400GB e 350 GB livres e ele só me permitia encolher 37 GB, pois não pode encolher para além do úlrimo ficheiro inamovível, certamente um ficheiro de sistema (talvez a MFT?). Desconheço o restante comportamento pois nunca utilizei. Mas nunca me pareceu ser a ferramenta indicada para operar com discos.

Costumo usar o Acronis Disk Director para fazer isso e já fiz todo o tipo de malabarismos com Volumes, nunca tive limitações para além do espaço efetivamente preenchido e nunca tive problemas. Este disco com o Acronis poderia encolher os 350 GB, embora não fosse recomendável, claro. O Acronis é pago mas há por aí milhentas ferramentas para esse serviço, como o Partition Magic (penso eu, pelo menos havia) ou outros que são gratuitos.

 

As minhas desculpas se não respondi concretamente à pergunta, mas a forma como foi formulada pressupõe que o Paulo sabe com o particionar um disco, só que não sabia como fazê-lo em Windows 8. O que eu pretendi dizer é que isso não tem a ver com o SO. É igual, no 8, no 8.1, no 7, no XP, etc. Ok Paulo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...