Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

[Duvidas] Ventoinhas e PC Silencioso !

Recommended Posts

Visitante

Ola,

Tenho um PC "Gamer" e de fato uso ele mais para jogos e etc,só que de um tempo para cá,ele começou a fazer muito barulho ao rodar alguns jogos,então queria tirar algumas duvidas aqui no Forum,antes de tomar qualquer atitude,espero que vocês possam me ajudar ^^

Meu PC:

Processador: Intel Core I5 3570

Placa de Video: HD Radeon 7850 2GB

Placa Mãe: GA-B75M-D3H

Memoria: 8Gb 1333Mhz

Fonte: Corsair Cx 500

HD: 500GB (Nao lembro a Marca)

Gabinete: Cooler Master Haf 912 Plus

Primeiramente irei fazer algumas perguntas menos especificas,depois irei perguntar mais especificamente 

Bem,irei começar com a "serie" de perguntas:

1- De onde pode estar vindo o barulho ? (Creio eu que da Placa de Video,pois quando minimizo meu jogo o barulho para)

2- Tem como limpar a Placa de Video ?

3- Meu PC usa 50-70% das Ventoinhas e a temperatura fica entre 65-75°C (Isso durante um jogo Pesado),é normal essa temperatura ?

4- Atualmente tenho um Gabinete "Corsair Carbide 500R",pretendo trocar meu gabinete para esse outro,existe algum problema em trocar ?

5- Junto desse outro Gabinete tambem tem uma "Fonte Corsair Hx850",existe algum problema em colocar uma fonte mais forte ?(Problemas de calor e etc)

====================================================================================================================================================================

Agora irei fazer outro tipo de perguntas,relacionadas em geral a Fans e Barulho do PC

Esse outro Gabinete que eu tenho sobrando era de um amigo,só que ele troco de PC e sobro o Gabinete e a Fonte,então ele me deu de presente,o motivo dele ter trocado de Gabinete foi o Barulho que ele fazia,só que até hj ele nao descobriu se era as Placas de Video ou o Gabinete que fazia barulho

Dito isso,vamos as perguntas :

1- Tem como ligar as Fans que estão no Gabinete,sem ter que montar a placa-mãe e etc ? (Para fazer testes de ruido)

2- Se eu nao me engano o "Corsair Carbide 500R" usa cerca de 10 Ventoinhas e uma maior na lateral,vale a pena trocar elas por 10 ventoinhas "Cougar Vortex" ?

3- Colocar muitas ventoinhas,aumenta o barulho causado pelo PC ?

ACABOU !! Ufa...

Sinto muito por fazer tantas perguntas,é que não quero ficar criando diversos topicos,então criei um só envolvendo todas minhas duvidas ^^

Obrigado desde já !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

1- De onde pode estar vindo o barulho ? (Creio eu que da Placa de Video,pois quando minimizo meu jogo o barulho para)

Não dá pra saber só com isso de informação, abre o gabinete e vai de ouvido.

Tem e deve! Toda ventoinha deve ser limpa de tempos em tempos. Abre o gabinete, tira qualquer cabo de fonte ligado na vga, solte a vga da PCI-e(é bem simples). Limpe o fan com um pincel e re-coloque.

Talvez também seja bom trocar pasta térmica, dependendo do tempo que tem de uso.

3- Meu PC usa 50-70% das Ventoinhas e a temperatura fica entre 65-75°C (Isso durante um jogo Pesado),é normal essa temperatura ?

Não sei se é CPU ou GPU, mas de qualquer forma, considero um pouco alta. Recomendo limpar os coolers e testar, caso continue alta, troque a pasta térmica.

4- Atualmente tenho um Gabinete "Corsair Carbide 500R",pretendo trocar meu gabinete para esse outro,existe algum problema em trocar ?

Não entendi direito, vai pegar um CM Haf 912? Não terá problemas.

5- Junto desse outro Gabinete também tem uma "Fonte Corsair Hx850",existe algum problema em colocar uma fonte mais forte ?(Problemas de calor e etc)

Nenhum problema, normalmente o problema de calor com fonte é exatamente o contrário, uma fonte fraca que acaba fazendo os componentes esquentarem.

1- Tem como ligar as Fans que estão no Gabinete,sem ter que montar a placa-mãe e etc ? (Para fazer testes de ruido)

Tem sim, é só dar um curto na fonte com os coolers ligados diretamente nela.
É só ligar os coolers e depois fazer o processo desse vídeo(bem simples):

2- Se eu nao me engano o "Corsair Carbide 500R" usa cerca de 10 Ventoinhas e uma maior na lateral,vale a pena trocar elas por 10 ventoinhas "Cougar Vortex" ?

Provavelmente vai aumentar o ruido, esses fans maiores(de 200mm) na lateral costumam ser de baixa rpm e ruido. Pelo que eu vi você pode substituir por 2 dessa Cougar Vortex, que são de 140mm.

Sim.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Raitos, você possui um corsair carbide 500r e quer trocar? É isso mesmo que eu entendi? Se for isso mesmo, acho que irá fazer mal negócio, pois esse gabinete é muito bom, posso opinar pois tenho um corsair carbide 400r e é muito bom.

Seja um pouco mais claro nas suas dúvidas.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    7
    Visitante

Caro Raitos, você possui um corsair carbide 500r e quer trocar? É isso mesmo que eu entendi? Se for isso mesmo, acho que irá fazer mal negócio, pois esse gabinete é muito bom, posso opinar pois tenho um corsair carbide 400r e é muito bom.

Seja um pouco mais claro nas suas dúvidas.

Abraço.

Pensei ter sido claro,mas de qualquer jeito me desculpe ^^

Eu tenho um Haf 912 Plus e pretendo trocar o Haf para o Carbide 500r(tenho um sobrando),mas a pessoa que me deu esse Gabinete nao gosto dele,pois fazia muito barulho,então queria saber se vale a pena ou nao comprar outras fans para esse gabinete

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    7
    Visitante

Vamos lá:

Não dá pra saber só com isso de informação, abre o gabinete e vai de ouvido.

Tem e deve! Toda ventoinha deve ser limpa de tempos em tempos. Abre o gabinete, tira qualquer cabo de fonte ligado na vga, solte a vga da PCI-e(é bem simples). Limpe o fan com um pincel e re-coloque.

Talvez também seja bom trocar pasta térmica, dependendo do tempo que tem de uso.

Não sei se é CPU ou GPU, mas de qualquer forma, considero um pouco alta. Recomendo limpar os coolers e testar, caso continue alta, troque a pasta térmica.

Não entendi direito, vai pegar um CM Haf 912? Não terá problemas.

5- Junto desse outro Gabinete também tem uma "Fonte Corsair Hx850",existe algum problema em colocar uma fonte mais forte ?(Problemas de calor e etc)

Nenhum problema, normalmente o problema de calor com fonte é exatamente o contrário, uma fonte fraca que acaba fazendo os componentes esquentarem.

Tem sim, é só dar um curto na fonte com os coolers ligados diretamente nela.

É só ligar os coolers e depois fazer o processo desse vídeo(bem simples):

Provavelmente vai aumentar o ruido, esses fans maiores(de 200mm) na lateral costumam ser de baixa rpm e ruido. Pelo que eu vi você pode substituir por 2 dessa Cougar Vortex, que são de 140mm.

Sim.

Obrigado por esclarecer minhas duvidas

A Ventoinha da lateral eu troquei por um Mega Flow,mas ainda nao testei...

Só pra esclarecer,quantas Cougar Vortex voce aconselha colocar no Carbide 500R ? (Se possivel informe aonde coloca-las e em qual sentido o ar ira passar)

Compartilhar este post

Link para o post

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Gabinete-Corsair-Carbide-Series-500R/2389/2

Cabem 2 fans de 120 na frente, esse cougar vortex é 140(pelo que eu procurei). O fluxo é o ar entrando pela frente do gabinete e saindo por tras.

Ar frio desce, ar quente sobe. Por isso os coolers frontais costumam ser em baixo(ar frio) e o traseiro mais em cima(ar quente).

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    7
    Visitante

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Gabinete-Corsair-Carbide-Series-500R/2389/2

Cabem 2 fans de 120 na frente, esse cougar vortex é 140(pelo que eu procurei). O fluxo é o ar entrando pela frente do gabinete e saindo por tras.

Ar frio desce, ar quente sobe. Por isso os coolers frontais costumam ser em baixo(ar frio) e o traseiro mais em cima(ar quente).

Ok,obrigado 

O Cougar vortex tem o modelo 120mm e 140mm

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais