Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar LED em 220vac fase+fase (110+110)?


Luan Mateus

Posts recomendados

Coloque um resistor de 1M em // com o capacitor, para que ele se descarregue ao desligar o circuito. Isso evita a chance de choque.

Pode também reduzir um pouco o valor do capacitor, algo como 220nF/650V.

A dissipação do resistor de 1500 vai ser de aprox. 1W. Talvez deva reduzir o valor para 330 ohms, 1/2W. Isso para o valor original do capacitor.

Com capacitor de 220nF, o resistor pode ser de 680 ohms por 1/2W. Vai dissipar cerca de 1/4W.

também pode substituir o diodo por outro led. Aí vão ter dois com iluminação.

A vantagem do resistor de 1500 ohms é que ele vai limitar a corrente para valores seguros, quando houver transição na rede, mas aí teria que elevar a potência do resistor para 2 a 5W, pois vai esquentar.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sugeri o novo circuito que você postou. Há diferenças com relação ao que eu sugeri.

 

Quanto ao seu circuito:

O resistor  de 1M que você colocou pode ser retirado.

O resistor de 680 ohms pode ser para 1/2 (ou 0,5) Watt de dissipação.

Por segurança, sugiro que você mostre o circuito montado a qualquer técnico em eletrônica, antes de ligá-lo na energia.

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde MOR.

Coloquei o resistor de 680r de 2w porque era o que eu tinha aqui, e em todo caso esquentaria menos ainda.

Posso retirar o resistor de 1m e manter o circuito como está acima?

Teria como o senhor me passar um esquema que conhece ou utilizou?

Não conheço nenhum técnico em minha cidade, moro no interior.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confira bem o circuiro antes de ligá-lo, pois em 220 VCA a coisa é perigosa.

Procure usar ferramnetas com isolamento elétrico. Monte em uma placa de circuito impresso, para que os componentes fiquem fixos. Isso evita curtos devido a ocasionais "encostos" de fios. Procure um técnico de TV para mostrar-lhe o seu trabalho. É quase certo que haja um técnico de TV em sua cidade.

R1 vai atuar como um fusível, caso ocorram transientes na tensão de 220V. Por isso é que o valor de 1/2W é o mais indicado. Para queimar logo e abrir o circuito.

Tenho alguns circuitos semelhantes montados e ligados na rede de 110V já há mais de um ano. Um led queimou e troquei e voltou a funcionar.

Confirme o valor do isolamento do capacitor. É o componente mais crítico.

Só estou sugerindo este circuito. A utilização é por sua conta e risco. Recomendo que não o monte sem maiores conhecimentos em eletrônica.

 

 

 

LED_CA_zps345b4bcd.jpg

 

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...