Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Philips 42PFL5332/78 - Desligando após 15 minutos -


Filipe Reinert

Posts recomendados

Olá,

BCpetronzio "Feliz ano novo"

 

Estou com uma TV da Philips 42PFL5332/78 na bancada e a mesma está desligando após uns 15 minutos, a principio pode ser os opto acopladores, na fonte dessa tv possui 4 deles: dois Optos 817, um Opto ET1102 e um Opto 2501A. Minha dúvida é, posso trocar todos por o Opto 817? Você teria mais alguma dica para esse defeito?

 

Aguardo o amigo....

 

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Infelizmente não tenho experiência nesses TVs, mas esses foto acopladores tem que ser trocados pelos originais!, já tive surpresas muito desagradáveis por colocar um foto acoplador comum (PC817) no lugar desses especiais!... (Queimou o Fet e o CI oscilador da fonte!!!!) o resultado foi que a fonte ficou inutilizada por não ter componentes compatíveis!

 

O que eu já ouvi falar sobre esse tipo de defeito (TV desligar após um tempo), é que o FET oscilador da fonte principal, fica com características alteradas e tem que ser substituído!!!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esse foto pode ser o mesmo sim! a nomenclatura inicial, muitas vezes muda de acordo com o fabricante...

 

Mas uma coisa eu acrescento!

Nunca vi um foto acoplador apresentar defeito após um tempo de ligado!, ou a fonte não parte (liga), ou queima o Oscilador (CI ou FET), ou parte com tensão descontrolada, (queima tudo ligado no secundário!)..., Parar de funcionar depois de um tempo de ligado, nunca vi!...

 

Já o FET oscilador, esta diretamente exposto à condições adversas de clima (temperatura, maresia etc.).

Mesmo que a fonte possua várias proteções, um FET/Transistor que trabalhou (dentro ou perto por alguns segundos), na "região de avalanche" da junção, ele jamais voltará a funcionar como foi projetado/construído.

 

Como praticamente TODOS esses componentes hoje são fabricados na China, acredito que a "tolerância" dos parâmetros estão muito mais restritas que num passado recente! E acredite! É com muita frequência que isso ocorre, o problema é que é extremamente difícil achar esses componentes para reposição! pois alguns nem datasheet possuem!!!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou efetuar o reparo da fonte com as dicas do amigo! Essa TV possui dois Fets P20NM60!

Nessa fonte já foi refeito as soldas, pois algumas estavam bem foscas "Pretas" devido o aquecimento, fiz uma limpa nos capacitores eletrolíticos, pois também poderia ser eles os responsáveis pelo defeito. Essa TV geralmente apresenta defeito no U202 é um Opto 2501, vou efetuar a troca do mesmo.

Obrigado pela atenção

BC,

Antes de mexer na fonte novamente, liguei a tv mais algumas vezes! Percebi que a mesma agora está desligando bem mais rápido, no máximo uns 20 segundos ligada na primeira vez e nas outras tentativas desliga logo em seguida.

Efetuei a troca de todos os Optos mas mesmo erro! Será que esse defeito é a fonte ainda, ou seria alguma lâmpada com problemas? Precisava do esquema dessa TV.

Fico no aguardo do amigo...

Abs,

BC,

não consigo encontrar esse esquema, preciso checar as tensões da saída!

Se tiver alguma dica, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

ilkyest, nesses casos não é programação, a fonte desarma (desliga) mesmo, precisa remover da tomada e religar para ela voltar a funcionar!....

 

Filipe, o esquema dela esta no link abaixo, copie e cole no seu navegador... (Meu navegador não permite colar o link diretamente no post com essa nova plataforma do fórum!!!).

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,3820/

Uma forma de perceber que uma lâmpada esta ruim, é verificar se tem vazamento de alta tensão nos conectores delas, (No escuro é mais fácil de visualizar o faiscamento).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bc,

As lampadas a princípio estão boas!

A fonte, testei todos os diodos, resistores, nada avariado, os capacitores só não troquei os de 1200uf 35V são três que ficam em baixo de um dissipador! Reetanhei a fonte completamente até mesmo os em SMD! Na saída chequei as tensões em stand by:

3,3V; 5V; 12; pelo que andei lendo tem que haver também  a de 24V, mas não tem! A TV liga e desliga em 2s, não tem com eu medir essa tensão de 24V.

Esse esquema eu já havia baixado, mas parece que não é o mesmo!

 

Preciso de uma ajuda...

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Verifique no conector que alimenta a placa principal, deverá ter um pino "POn" ou só "On"  (Power on) ou só (On), se tiver, aplique os 3,3V ou os 5V nesse pino ligando através de um resistor de 1K Ohms, com isso o circuito inversor será ativado com a presença dos 24V, se acontecer isso terá como você continuar os testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bc,

 

Seguinte, os cabos que saem da fonte são dois, mas não tem marcações na placa de nenhum pino "POn" ou só "On"  (Power on) ou só (On) , só tem "X412 e X405" esses dois cabos vão até a placa Principal! No esquema não mostra nada sobre os cabos e posições?! 

Fiz um teste trocando os capacitores do inverter tres de 1200uf 35V, a tv ficou ligada por uns 2 minutos e desligou! Ainda está com o mesmo defeito " Liga e desliga"

A Tensão de 24V aparece quando ligo, mas cai quando a tv desliga!

 

Ajuda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá BC,

 

Depois de quebrar a cabeça achei um terminal de uma lampada Oxidado, já tinha revisado tudo, mas voltei a dar uma olhada novamente, era dentro do conector de plástico, desmontei todos para ter certeza! A Tv já está ligada uns 3 dias. 

 

Obrigado pelas dicas!

 

Abraço... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...