Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento Problemas


Jakson Santos01

Posts recomendados

Olá galera estou com um problema no aterramento de um equipamento e não consigo resolver, gostaria de algumas dicas a respeito do que pode ser feito.

 

Problema:

 

Estou utilizando um medidor de vazão ( Flowmeter magnetico rosemount ) segue foto.

O problema está em aterrar o transmissor do tubo, pois o local em que ele está instalado parece estar com fuga no aterramento ou fuga para massa, pois se medimos a tensão na alimentação que vem para o transmissor obtemos os seguintes valores:

 

Fase + Terra= 115V

Neutro + Terra = 115V

Terra + Massa = 90V

 

A alimentação provem de um gerador que alimenta toda sonda, e o local onde está instalado o flowmeter é uma plataforma de perfuração de petróleo.

 

Tive este problema no meu ultimo embarque, e não consegui resolver, retirei o terra mas o transmissor necessita do terra para dar referencia ao tubo. Fazendo isto a leitura de vazão não e real e o transmissor fica doido dando valores errados.

 

 

Gostaria de saber se ha algum tipo de aterramento quimico que possa ser usado ou simulador de aterramento ou ate mesmo se eu usar um gerador somente para o aparelho resolveria o problema?

 

 

Grato pela ajuda de todos !

post-691285-0-80527600-1389102385_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jakson Santos01 Me diz uma coisa:

 

Geralmente nestas plataforma de petróleo se usa geradores certo?

E estes variam terrivelmente, por isso não se usa equipamentos eletrônicos sensíveis ligados a eles certo?

 

É muito provável que tenha um no-break no loca e este tenha transformador isolador na saída, com bobina secundária isolada.

Provavelmente estas bobinas estejam flutuando sem um ponto de aterramento. O certo seria aterrar um dos polos de saída do no-break, para que este formasse um neutro. Assim você teria um terra e uma fase.

 

Verifique isso. Veja se tem algum no-break alimentando e se os polos de saídas estão sem referência de terra. Se não estiver, peça para que um eletricista aterre aquele polo que é o neutro de saída. Assim da próxima vez que você medir vai estar tudo certo.


Antes que alguém cite que o procedimento é errado: Estes no-breaks que possuem transformadores isolados precisam que o neutro seja aterrado. Caso contrário as tensões de saída ficam flutuando conforme o criador do tópico informou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente albert... Foi também o que aconteceu com minha fonte flyback... O neutro sempre é aterrado por uma haste... A rede eletrica ja é aterrada, mas quando se é gerado, nenhum dos polos da saida é em relaçao ao terra, um é em relaçao ao outro e os dois flutuntes..

No caso da minha fonte, um conversor ac dc, também é a mesmo coisa, deu uma serie de problemas ate eu descobrir isso.. Ja que o neutro da rede é aterrado, então eu não preciso fazer um novo aterramento só para o negativo do secundário issolado, só tinha q por ele no mesmo potencia do neutro da rede, todos os problemas acabarão e ta funcionando perfeitamente...

Provavelmente deve ser o mesmo problema que o meu!

Mas ele esta tendo 115V da fase para o terra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente albert... Foi também o que aconteceu com minha fonte flyback... O neutro sempre é aterrado por uma haste... A rede eletrica ja é aterrada, mas quando se é gerado, nenhum dos polos da saida é em relaçao ao terra, um é em relaçao ao outro e os dois flutuntes..

No caso da minha fonte, um conversor ac dc, também é a mesmo coisa, deu uma serie de problemas ate eu descobrir isso.. Ja que o neutro da rede é aterrado, então eu não preciso fazer um novo aterramento só para o negativo do secundário issolado, só tinha q por ele no mesmo potencia do neutro da rede, todos os problemas acabarão e ta funcionando perfeitamente...

Provavelmente deve ser o mesmo problema que o meu!

Mas ele esta tendo 115V da fase para o terra...

 

 

No seu caso é errado. Não se deve usar neutro como aterramento pois a fiação de aterramento é principalmente um meio de proteção para vidas humanas.

Vou lhe recomendar um bom livro sobre o assunto:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlbGV0cm9udGVjY29tYnJ8Z3g6NzdlNjZjNDJiMzExNGFiMg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...