Ir ao conteúdo

PC Reinicia aleatoriamente. Mensagens da BIOS de pico de energia da fonte.

SamusBresolino

Posts recomendados

Postado

Primeiro de tudo, Bom dia/tarde/noite à todos, obrigado pela atenção desde já.

Resumo: Após montar meu PC, ele funcionou perfeitamente por alguns dias, porém agora ele reinicia em intervalos totalmente aleatórios, sendo que por duas vezes ele reiniciou e depois reiniciou novamente antes mesmo da tela de carregamento do Windows. Quando isso ocorreu, nos dois casos apareceu uma mensagem da BIOS naquela tela estranha da "American Megatrends" que não aparece normalmente, dizendo que a placa mãe desligou o pc para protegê-lo de um surto de energia vindo da fonte, apertar F1 para ir ao SETUP, bla bla bla.  Ironicamente, também há dias que o problema simplesmente não ocorre mesmo com o pc ligado o dia inteiro.

Meu pc:

i5 4670k @ clocks e configurações de fábrica (tentei overclockar mas desisti depois desses problemas)

Cooler de CPU Hyper 212 EVO

ASUS Maximus VI HERO (todos drivers e BIOS foram atualizados)

2x8 Gb @ 1600MHz de RAM DDR3 Corsair Vengeance

Fonte de 800W Corsair GS800

Placa de Vídeo Gigabyte R9 290

Gabinete HAF XM

SSD de 250 Gb Samsung 840 series

3 Hdds da seagate (500GB, 1TB, 2TB)

Tudo isso ligado em um "NoBreak de 1300VA Mono SMS monovolt 115V" (copiei tudo da caixa, não entendo de nobreaks)

Mais informações: esses erros ocorrem sem o menor aviso prévio e sem um padrão aparente; às vezes ocorre enquanto estou navegando na net, as vezes quando estou convertendo ou assistindo um vídeo, as vezes ele reinicia duas vezes em seguida e é quando aparece essa mensagem:

"Power supply surges detected during the previous power on. ASUS Anti-Surge was triggered to protect system from unstable power supply unit! Press F1 to run SETUP"

Foi neste ponto que descartei a possibilidade de vírus, já que o problema ocorre mesmo antes do sistema operacional carregar. 

Minhas observações: Bom, já que o problema é de picos de energia, os principais suspeitos são a fonte e o nobreak. A GS800 é um produto recomendado pelo Clube do Hardware, então estou menos suspeito quanto à ela, se bem que posso ter tido a sorte de pegar uma "unidade premiada",se é que você me entende. Ela tem uns 150W à mais do que eu realmente preciso, mas a diferença de preço entre uma GS700 e ela era tão pequena que acabei levando a de 800W mesmo.  Já o nobreak... Não era minha intenção comprá-lo, mas o vendedor insistiu muito e acabou convencendo minha mãe, que estava financiando boa parte do orçamento, logo teve a última palavra ("Você precisa proteger isso tudo direito!"). Minha dúvida é: se os picos vêm do nobreak, eles não deveriam ser neutralizados de alguma forma ao passarem pela fonte? Não sei bem como ela funciona mas como li por diversas vezes aqui no fórum que é recomendável ligar o pc direto na parede do que em um estabilizador ou nobreak, imagino que ela própria tenha alguma proteção que deveria barrar surtos...

Por enquanto, vou comprar um filtro de linha baratinho e testar o pc nele (se funcionar, vou devolver o nobreak e pedir o dinheiro de volta, e comprar um filtro de linha decente como o Clamper/UPSAI ou alguma outra recomendação que você puder me fazer), qualquer novidade eu posto aqui assim que possível, e novamente agradeço pela atenção, assim como qualquer sugestão/ideia/tentativa de ajuda.

Obrigado!

Postado

Testei hoje o pc ligado num filtro de linha, e os problemas continuaram da mesma forma que antes. Pode ser que tenha realmente pego um lote ruim dessa fonte, ou o uso do nobreak acabou danificando ela, mas creio que agora a maior suspeita é realmente a GS800.

Alguma ideia de como testá-la, ou outra possibilidade? Eu não disse antes, mas para meu pc reconhecer os dois pentes de 8gb eu tive que mover um de lugar porque o 212 EVO estava empurrando ele, e ele não estava sendo reconhecido. Os pentes não estão nas posições recomendadas no manual da placa (primeiro slot vermelho, primeiro preto), mas agora meu pc está deveramente com 16 GB e em dual channel... Se tivesse algum problema com os pentes a placa mãe pararia no POST não é? Posso estar falando besteira...

No aguardo por mais idéias, agradeço novamente. 

Postado

Bom, ontem eu troquei minha GS800 (que ao ser testada pelo técnico, realmente acusou defeito) e o Nobreak por uma TX850M, um filtro de linha da UPSAI e um pente de memoria 4GB pra minha mãe haha. Excelente negócio, não acham? O pessoal da Matrix na Santa é super gente boa... E se o Extreme Power Supply calculator é confiável, é exatamente 850W o que eu preciso pra fazer um Crossfire de R9 290s no futuro, se precisar *_* Diliça....

Funcionando perfeitamente ontem e hoje, problema resolvido, topico pode ser fechado né, apesar de ter sido mais um monólogo do que qualquer oura coisa  :P. Fica de exemplo pro pessoal que pesquisar os tópicos.

• Membro VIP
Postado

Obrigado por ter postado a solução do problema @SamusBresolino. E foi uma excelente escolha trocar o Nobreak por um filtro de linha da UPSAI, e você ainda ganhou um pente de 4GB.

Na fonte você levou um "vantagenzinha" também  :cool:

Abraços.

Resolvido!

Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!