Ir ao conteúdo

Dúvida - Multímetro Analógico c/ Defeito

Ir à solução Resolvido por Oliver Queen,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal. Tudo bem?

Sou iniciante em eletrônica. Esta semana estava testando alguns LED's com meu Multímetro Analógico MULTITESTER YX-360TRN. Os testes correram bem, retirei as pontas de prova do aparelho e o guardei. Quando o peguei outra vez, cerca de dois dias depois, percebi que não consigo zerar as escalas do ohmímetro do aparelho, pois toda vez que encosto as pontas de prova o ponteiro vai para a direita do visor e fica lá não importa o quanto eu gire o ajuste.

Para agravar a situação, ao tentar medir a tensão de uma bateria de 9V liguei as pontas de prova invertidas na bateria, sendo que o ponteiro foi para o extremo esquerdo do visor e depois voltou ao zero.

A situação agora é a seguinte: Não consigo zerar nenhuma escala do ohmímetro. Fazendo o teste com as escalas usando um resistor de 47k obtive os seguintes resultados:

Escala X1: O ponteiro não se move.

Escala X10: O ponteiro não se move.

Escala X1k: O ponteiro fica próximo ao 20 da escala do ohmímetro.

Escala X10k: O ponteiro vai para o extremo direito da tela.

Também testei o voltímetro:

Com uma pilha de 1,5V obtive o seguinte resultado: 165, na escala 2,5.

Na escala de 10 com uma bateria de 9V o ponteiro se deslocou para o extremo direito da tela.

Na escala de 50 com uma bateria de 9V obtive cerca de 12V.

Minha dúvida é a seguinte: Dá para consertar o multímetro em uma loja especializada de eletrônica? Sei que ele é um circuito crítico, o qual possui componentes raros no mercado. Mas o uso dele, por enquanto, é somente amador e para estudos, pois não necessito de um aparelho de ponta para esta finalidade. Vocês me aconselhariam a tentar consertá-lo ou a comprar outro novo?

PS: Caso alguém saiba qual o problema dele (resistor queimado, diodo zener, etc) gostaria que me falasse, pois eu mesmo tentaria consertá-lo.

Desde já agradeço.

Abraços!

Postado