Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oq E isso?


dForce

Posts recomendados

A primeira copia o BIOS da placa de vídeo para a memória cache do processador.

A segunda copia o BIOS da placa mãe para a memória cache.

Como a memória cache é muito mais rápida que o chip de BIOS, o sistema poderá acessar as informações desse mais rapidamente, a memória RAM també é muito mais rápida que os chips de BIOS, mas não tão rápida quanto a cache.

Atualmente elas não fazem muita diferença, mas em muitas placas eles deixam cacheable e shadow como se fossem a mesma coisa.

A shadow é parecida, só que usa a memória RAM do sistema.

É só fazer as contas, um BIOS de placa atual tem 2Mbits, ou seja 256KB. A memória cache de um Athlon XP t-bred é de 256KB e então acabaria a cache toda. Não sei como é o modo de armazenamento atual, mas normalmente não vale muito a pena.

Já o modo shadow se torna bem mais acessível, pois a memória de sistema é muito grande e 256KB não fará diferença.

Apesar de parecer que a performance aumenta, isso só será notado quando o sistema buscar informação no BIOS que será acessado mais rapidamente, só que o sistema acessa essas informações poucas vezes. O problema fica por ocupar desnecessariamente grande parte da memória cache, tornando-se mais viável usar o shadow. Outro ponto negativo desses modos é que essa informação pode ser corrompida facilmente, pois agora está numa memória muito mais volátil, podendo acontecer alguns problemas nada graves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...