Ir ao conteúdo

Virtualização estudo de caso

Fejaozim

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Queria trocar informações sobre virtualização de computadores, estou planejando o seguinte caso, gostaria que vocês criticassem para eu aprimorar minha ideia:

Formatar meu computador e colocar o windows de forma mais simples possível

Instalar um software de virtualização

instalar máquinas virtuais para cada caso

ex. PC para Jogos / PC para Desenvolvimento / PC para Editar Mídias / PC etc...

Vantagens dessa estrutura:

Cada PC terá uma snapshot inicial, quando tudo tiver instalado, e algumas no meio da sua vida que me permite qualquer problema voltar daquele ponto. (SandBox)

Configurações de sistemas indivíduais e que não vão impactar na máquina como um todo

separação do programas e apps onde elas fazem mais sentido

O que vocês podem sugerir ou criticar nesse estudo de caso?

Obrigado.

Postado

E aí, @Fejaozim!

Baseado no que me disse, eu sugiro:

1. Formate seu computador em duas partições, uma C:\ para seu sistema operacional e a D: para os dados, será na D: que ficarão as imagens de disco rígido virtual

2. Os dois principais programas de virtualização são o Oracle Virtualbox (gratuito) e o VmWare Player (gratuito para uso não comercial), aí depende do gosto da pessoa e a finalidade da máquina virtual.

3. Legal, organizar várias máquinas virtuais para fins específicos em cada uma, muito boa ideia. Isto também auxilia na segurança do seu pc, já que como citou, é possível usar sandbox  ;) 
    Segue minha opinião sobre cada finalidade que citou:

• Jogos & Gráficos: Apesar dos avanços e melhorias na área de virtualização, os gráficos 3D ainda deixam a desejar, no quesito desempenho, nas máquinas virtuais.  :!: 

• Se for usar PC para jogos, seria bom usar outro Sistema operacional físico ou mesmo no Sistema operacional hospedeiro, porém vale lembrar que muitos jogos costumam causar mais vírus/malwares que os aplicativos em geral, devido a alta demanda dos mesmos.

• No caso de PC para Desenvolvimento, uma máquina virtual executa suas funções apropriadamente e sem problemas. O IDE Netbeans pode ficar lento caso a memória ram virtual não seja bem alocada (reservada) para a máquina virtual.

• Não sei o que quis dizer com PC para editar mídias, mas eu penso que poderia deixar a edição de mídia na virtual de desenvolvimento. 

Isto não vale se mídia estiver se referindo a edição de áudio e vídeo, atente-se ao que escrevi no primeiro ítem de marcador circular, a respeito de gráficos 3d em máquinas virtuais. Além disso, será preciso muita memória RAM e não há garantia de bom desempenho.

​Claro, também existem soluções de virtualizações voltadas para empresas e são pagas, a citar:

• VMware ESX Server
  • Microsoft Hyper-V
  • Citrix XenServer

Porém para uso doméstico, as melhores soluções, pelo menos atualmente, são os dois programas que listei acima.

Espero ter ajudado e

dúvidas basta perguntar. No que eu puder auxiliar, conte comigo.

Abraços.

Postado

Olá amigo,

O melhor software gratuito para criação de máquinas virtuais e o virtualbox ele tem mais recursos comparado com os outros gratuitos. 

O Hyper-V não é pago pelo que sei, ele pode ser ativado no Windows 8 Pro 64 e Enterprise nos recursos do Windows. Basicamente o Hyper-V é o novo Virtual PC da microsoft que pode ser instalado grátis no Windows 7 a partir da versão Professional.

Se você vai montar um computador hospedeiro de maquina virtual eu recomendo montar ele com bastante memória e um ótimo processador especialmente se você pretende rodar mais de uma máquina virtual ao mesmo tempo já que os recursos de hardware vão ser compartilhados entre o computador físico e as máquinas viruais.

Postado

Eu sou bastante a favor de virtualização, seja em um ambiente empresarial, industrial ou residencial. Há tantas possibilidades de recursos, de sistemas que auxiliam (e muito!) na hora de desenvolver algum recurso ou alguma ferramenta, na hora de estudar ou implantar algo que sempre quis mas demanda um pouco mais de leveza em Sistema Operacional ou também robustez.

Para virtualização, eu mais utilizo VirtualBox, tanto em casa quanto na empresa. Eu prefiro VirtualBox por achar mais fácil de mexer, por ser grátis e, apesar de robusto, não é tão pesado (em minha opinião) quanto o VMWare.

O Hyper-V é um sistema de virtualização que vem juntamente com Windows Server 2008 e, em comparação com o VirtualBox, é mais fácil (em minha opinião) de gerenciar máquinas virtuais. O que meus colegas de trabalho normalmente fazem é manter o sistema operacional da máquina real como Windows Server 2008 (R2 de preferência) e rodar o restante de aplicações e ferramentas em máquinas virtuais pelo Hyper-V. Algumas referências de funcionamento, instalação e outros:

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753637(v=ws.10).aspx

http://www.microsoftvirtualacademy.com/training-courses/instalando-e-configurando-o-hyper-v#?fbid=4M_KiHEQExO

Não sei se seria uma solução pra você, já que está tentando usar um sistema operacional para jogos e, por experiência própria, recomendo utilizar a máquina real para jogos. Tanto pela placa de vídeo quanto pelos recursos que a máquina real pode proporcionar.

Mais um adendo, eu utilizaria uma máquina com bastante memória em disco (com VM's dinâmicas, que crescem a utilização de memória em disco com o tempo), bastante memória RAM (ao menos 8 GB) e, se possível, um processador no mínimo quadcore.

Postado

Obrigado pelas dicas.

Estou pensando, se eu for usar os jogos em máquina hospedeira eu vou perder no SandBox, pois estarei "vulnerável" enquanto jogo, se eu receber alguma infecção de vírus não irei conseguir reverter pro estado original.

Sobre o computador, o que comprei é um i7 4770 com 16 gb de ram e 1Tb de HD. Sem placa de vídeo.

Jogos eu penso em algo mais simples, vou deixar minha irmã jogar não sei o que ela vai querer instalar, mas no meu caso um FIFA e talvez um FPS no mínimo.

Será que existe algum software para virtualizar em nível de DOS? Ou seja, eu só ter o DOS na minha máquina e conseguir instalar  VMs de windows e gerenciar as snapshots?

Alguém conhece / já trabalhou com essas virtualizações de aplicativos?

Obrigado, pessoal!!

Postado

Olá

Obrigado pelas dicas.

Estou pensando, se eu for usar os jogos em máquina hospedeira eu vou perder no SandBox, pois estarei "vulnerável" enquanto jogo, se eu receber alguma infecção de vírus não irei conseguir reverter pro estado original.

Sobre o computador, o que comprei é um i7 4770 com 16 gb de ram e 1Tb de HD. Sem placa de vídeo.

Jogos eu penso em algo mais simples, vou deixar minha irmã jogar não sei o que ela vai querer instalar, mas no meu caso um FIFA e talvez um FPS no mínimo.

Será que existe algum software para virtualizar em nível de DOS? Ou seja, eu só ter o DOS na minha máquina e conseguir instalar  VMs de windows e gerenciar as snapshots?

Obrigado, pessoal!!

Olá amigo,

Porque acha que não vai poder reverter se pegar vírus? Primeiramente você deve ter um antivírus instalado que já vai dar uma boa segurança. Depois ainda existe a restauração do sistema e Backup de Imagem de Sistema com os quais você pode voltar para um ponto em que seu computador estava bom se algo der errado.

Eu recomendo fazer um backup de imagem de sistema a cada 2 meses mais ou menos (o backup de imagem de sistema faz backup de sua partição do Windows + todas as partições necessárias para boot e para que o pc funcione). A restauração de sistema faz pontos de restauração do sistema automaticamente por padrão.

Não da para rodar máquina virtual a partir do DOS, o DOS é um sistema totalmente primitivo que não suporta interface grafica, apenas texto.

Postado

Encontrei um pouco mais de recursos, em relação à virtualização. Na Microsoft Virtual Academy, há alguns vídeos e mais algumas explicações em relação a este conteúdo. Será necessário ter um Windows Live ID para poder ter acesso a este conteúdo e nada mais.

Vale a pena conferir:

http://www.microsoftvirtualacademy.com/training-topics/virtualizacao_topic_page_pt#?fbid=4M_KiHEQExO

Alguns Windows permitem realizar a instalação via Core, que não tem interface gráfica: é tudo feito via comando. Mas, o ponto negativo é que você terá de rodar tudo, absolutamente tudo, pelo command prompt, ou seja, terá de conhecer bastante sobre o sistema.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!