Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Doody

M848lu Vs Fonte

Recommended Posts

Oi Pessoal!

Estou usando essa configuração aqui:

Athlon XP 2000+

Placa Mãe Pcchips M848LU

Placa de Vídeo ATI Radeon 9200SE

2 Hds (1 de 4 Gigas e outro de 40 Gigas)

384 Megas de Memória DDR

1 Combo LG

Uma Placa de Rede

1 Drive de Disquete

Fonte Satéllite 500W

O meu problema é o seguinte:

Desde que instalei a M848LU, noto que o Cooler do Processador não faz mais o mesmo ruído de quando estava instalado na minha antiga ECS L7VMM2.

Fica como se ele estivesse alterando de rotação, fraquejando e na L7VMM2 ele aparentava funcionar com mais força. Detalhe: na L7VMM2 eu usava uma VCOM de 400W.

Suspeito que possam ser as voltagens da fonte.

Aí vão elas para vocês conferirem.

Estou usando o programa Speed Fan

Temperatura do Processador 42 Graus (Cooler Girando a 3835 RPM~3924 RPM

Temperatura Ambiente 25 Graus

Obs: O Gabinete está aberto.

Vcore1 ---> 1.60V

Vcore2 ---> 2.48V

+ 3,3V ---> 3,30V

+ 5V ---> 5,13V

+12V ---> 11,78V~11,84V

-12V ---> 0,80V

-5V ---> 5,56V

+5V ---> 5,00V

Vbat ---> 3,31V

Esses dados estão normais? tudo aí está bom ou tem alguma coisa errada?

A Fonte é uma Satéllite de 500W.

Obs: O computador não está reiniciando, travando ou resetando.

Postem a opnião de vocês, preciso muito saber se não estou danificando o meu sistema com essa fonte.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá normal não. Preste ateção na linha -12 v. você postou corretamente??? Se postou, troca rapidinho essa fonte e teste de novo.

Agora, as outras tensões estão dentro da normalidade (variação de até 5% é válido...)

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por grtecno®@18 jun 2004, 18:23

Tá normal não. Preste ateção na linha -12 v. você postou corretamente??? Se postou, troca rapidinho essa fonte e teste de novo.

Agora, as outras tensões estão dentro da normalidade (variação de até 5% é válido...)

Postei corretamente sim, é o que aparece no programa Speed Fan.

O que esse -12V do que jeito está pode causar? Não entendo... o computador está funcionando normalmente. :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

As voltagens parecem estar boas sim... Mas dê uma verificada diretamente no setup, o SpeedFan não está demonstrando a linha -12v corretamente, pode ser q as outras também...

Sua antiga placa mãe utiliza a linha 5v para alimentar o processador. Isto influencia nas voltagens gerais do micro, normalmente o +12v fica um pouco acima, e o +5v abaixo do especificado(sem contar a menor potência da fonte utilizada, apresentando uma maior variação), ao contrário da sua placa atual, em q o +12v fica abaixo e o +5v um pouco acima... Deve ser este o fato, agora, da rotação menor desta fan.

Quais eram as variações medidas pela L7VMM2, você c lembra? Ah! E q fan é este?(não me parece o original do VCOM 21B) Qual a velocidade relativa, atribuída pelo fabricante?

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico,se me permitem,acho que as voltagens da minha máquina(vide assinatura)não estão corretas mão,vejam(SpeedFan):

VCORE: 1,58V

+3.3V: 3,5V

+5V: 4,92V

+12V: 11,49V

-12V: 0,72V

-5V: 1,99V

+5VSB: 5,38V

VBAT: 0,00V

:help::help::help::help:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Phoenyx@18 jun 2004, 19:13

As voltagens parecem estar boas sim... Mas dê uma verificada diretamente no setup, o SpeedFan não está demonstrando a linha -12v corretamente, pode ser q as outras também...

Sua antiga placa mãe utiliza a linha 5v para alimentar o processador. Isto influencia nas voltagens gerais do micro, normalmente o +12v fica um pouco acima, e o +5v abaixo do especificado(sem contar a menor potência da fonte utilizada, apresentando uma maior variação), ao contrário da sua placa atual, em q o +12v fica abaixo e o +5v um pouco acima... Deve ser este o fato, agora, da rotação menor desta fan.

Quais eram as variações medidas pela L7VMM2, você c lembra? Ah! E q fan é este?(não me parece o original do VCOM 21B) Qual a velocidade relativa, atribuída pelo fabricante?

Oi Phoenix!

Muito obrigado pela ajuda.

O Fan não é o VCOM21B. É porque aqui em casa tem 2 computadores. Esse que está na minha assinatura é o meu computador pessoal, que fica no meu quarto. Já esse que descrevi aqui no Tópico é o computador geral de toda a minha Família, ele fica na sala. O Fan dele eu não sei dizer a marca porque foi colocado na loja onde foi comprado e montado o computador. Olhei e não tem nenhuma marca escrita nele, só aquelas inscrições básicas tipo: Ball Bering... essas coisas. Não tem a rotação escrita. O dissipador dele é todo de cobre. Talvez ele seja até genérico, não sei dizer. Não me lembro das voltagens da L7VMM2 e nem da rotação do cooler. Mas acho que você tem toda razão. Esse -12V deve estar com algum problema na configuração do Setup e ele não está aparecendo direito no Speed Fan. Essa mesma fonte (Satellite 500W) era usada antes em um Pentium III 933 e não apresentava nenhum problema nessa linha -12. Então deve ser configuração na Placa Mãe mesmo, até porque se estivesse tão baixo assim (0,80V), acho que o computador nem ligava ou já tinha apresentado algum problema. Estou com ele a mais de 24Hrs ligado e sem nenhum reset, travamento ou desligamento.

Fiquei desesperado com medo que pudesse queimar alguma coisa, mas depois da sua explicação estou mais tranquilo.

Ah! o Cooler está girando até em uma rotação legal, bem próximo dos 4000 RPMs. Ele só faz um ruído como se fosse uma pequena variação de rotação, sobe e desce porém nada muito perceptível. Deve ser como você falou, por essa Placa usar uma linha de +12V acabou diminuído um pouco a rotação do Cooler.

Um grande abraço. :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Snake 6@18 jun 2004, 19:23

Aproveitando o tópico,se me permitem,acho que as voltagens da minha máquina(vide assinatura)não estão corretas mão,vejam(SpeedFan):

VCORE:  1,58V

+3.3V:  3,5V

+5V:  4,92V

+12V:  11,49V

-12V:  0,72V

-5V:  1,99V

+5VSB:  5,38V

VBAT:  0,00V

:help:  :help:  :help:  :help:

Ajudem!Quero saber se as voltagens estão corretas! :help::help::help::help:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Snake 6+19 jun 2004, 20:54-->
Snake 6@18 jun 2004, 19:23

Ao que tudo indica não estão boas não. Qual fonte você está usando?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Doody+21 jun 2004, 02:14-->
Postado Originalmente por Snake 6@19 jun 2004, 20:54

Estou usando uma Maxxtro 400W que veio no gabinete.O que posso fazer para normalizar a situação?Se trocar por uma fonte decente(Thermaltake,Seventeam,SuperFlower,com PFC ativo e tudo mais)resolve esse problema?Agradeço desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Snake 6+21 jun 2004, 19:03-->
Postado Originalmente por Doody@21 jun 2004, 02:14

Postado Originalmente por Snake 6@19 jun 2004, 20:54

Estou usando uma Maxxtro 400W que veio no gabinete.O que posso fazer para normalizar a situação?Se trocar por uma fonte decente(Thermaltake,Seventeam,SuperFlower,com PFC ativo e tudo mais)resolve esse problema?Agradeço desde já!

Com certeza amigo. Essas fontes que você citou são de excelente qualidade. Pode pegar qualquer uma que você não vai se arrepender. :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais