Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aparente incompatibilidade entre memória e placa mãe. Gigabyte 970A-D3 e kingston

ilkyest

Posts recomendados

• Membro VIP

pessoal.. minhas memorias estão na foto A memória instalada, atualmente, é de 12Gb... no linux detecta 8. Conforme eu ligo na mobo pega até 4, no sistema operacional, outras vezes vai a 12Gb, porém... numa dessas trava, e volta a 8Gb as memorias estão boas. Testei até o teste 9 do memtest, com todas elas, com uma, com duas, com 3, e com 4 Essa placa mãe não tem "memory hole remapping" elas tem alimentação a 1,5V. A BIOS é FD, última versão... Teria como forçar alguma configuração? Achei que fosse a bateria da CMOS, mas troquei e persiste o erro. Processador é 965BE, não uso overclock, e tem duas ventoinhas em cima das memórias (os calorões estão judiando aqui no RS)

post-391122-0-41762100-1389458094_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

eu tentei de tudo já... onde "mais detecta" é 1-2 com 4gb e 3-4 com 2 pentes de dois

1-3 2-4 fica em 8

1-2 2gb e 3-4 4gb fica em 8

1-4 com 4 gb

2-3 com 2gb

fica com  3gb

double ou single sided... tu queres dizer se elas "tem duas fileiras de dentes" em cada lado ou uma só?isso?

Link para o comentário

• Membro VIP

Single-sided - tem os bancos de memória somente em um dos lados do "pente" de memória

Double-sided - tem os bancos de memória em ambos lados do "pente" de memória.

Se você estiver misturando Single e Double-sided, talvez este seja o problema de as vezes reconhecer e as vezes não. Segundo o Manual da Placa-mãe, ela oferece suporte para ambos. Porém, acredito que não ao mesmo tempo/misturando.

Link para o comentário

• Membro VIP

Fui consultar as informações sobre essas Memórias no site da Kingston, e a única diferença entre elas são os bancos de memória, Mas isto é obvio, já que se tratam de módulos de 4GB e 2GB, com 8 x 512M e 8 x 256M, respectivamente.

Com tudo isto, acho que só resta mesmo a questão de a Placa-mãe não ter ido com a cara desses módulos de memória ou até mesmo, quem sabe, a Placa-mãe não ter gostado de você ter misturado módulos de tamanhos diferentes 4GB+2GB.

Eu iria dizer para que você tentasse nivelar as Latências dos Módulos manualmente no BIOS. Mas, pelo que pude ver nas especificações, elas tem mesmo CL e Latência. 

Link para o comentário

• Membro VIP

Tem uma opção no BIOS denominada(segundo o Manual online):

-> DCTs Mode

* Ganged - Sets memory control mode to single dual-channel.

* Unganged - Sets memory control mode to two single-channel. (Default)

Tenta alterar pra "Ganged", pra ver o que acontece.

Link para o comentário

• Membro VIP

Eu estava mais por dentro do que era Ganged e Unganged quando tinha um X6, mas se não me engano é mais ou menos assim:

Ganged: Utiliza os dois canais de uma vez para fazer uma coisa por vez.

Unganged: Os canais de memória são independestes e cada um pode ler e gravar independente do outro.

Sempre utilizei Unganged.

No seu caso, como o bios já está atualizado, pode ser que ela não esteja se dando muito bem com essa mistura de módulos com capacidades diferentes. Ou talvez devido a misturar capacidades diferentes com memórias single sided (chips mais densos pois possuem a "mesma" capacidade de memórias double sided, com a metade dos chips).

No seu caso, se funcionasse bem, eu ficaria "apenas" com 2x4GB, que já devem lhe atender super bem. Aproveite a alta dos preços nas memórias e venda esses 2x2GB.

Link para o comentário

• Administrador

Já utilizei essa placa, e só consegui fazer a identificação correta das memórias, utilizando pentes iguais.

Mesmo assim, vale a pena lembrar que essa placa mãe, utiliza uma quantidade de memória para uso do sistema, ela faz essa reserva automática. Na versão 1.0, que foi a que eu testei, não tinha observado onde modificava isso no SETUP.

Dá uma verificada na sua, quanto ela está alocando de memória para o uso do sistema, quanto mais memória, sua máquina tiver, maior a quantidade de memória que ela aloca.

Talvez na bios mais atual isso tenha se corrigido, mas certamente a sua está alocando uma quantidade de memória para o sistema, é característica desse modelo de placa mãe.

Link para o comentário

• Membro VIP

pois é... mas, então seria caso de dar um "toram=12000" no linux e ver...

mas é estranho, porque em windows, aparece aquela coisa incômoda de "memória usável" e por vezes detecta de boa 12Gb.

tu não lembras Rayke essa opção, mais ou menos, como era?

Link para o comentário

• Membro VIP

No Manual Online referente ao BIOS (F8h), na página 39, consta:

--> Standard CMOS Features

Memory

These fields are read-only and are determined by the BIOS POST.

* Base Memory - Also called conventional memory. Typically, 640 KB will be reserved for the
MS-DOS operating system.
* Extended Memory - The amount of extended memory

E, se na versão mais recente do BIOS (F12), a Gigabyte não tiver liberado a opção de modificar essas campos, não tem jeito. Porque como informa no Manual,  são campos somente-leitura e determinados pelo BIOS POST.

Manual Online
Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...