Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Divide a conexão com o vizinho? QoS? Thomson Technicolor Gateway 580V2?


pvNico

Posts recomendados

Se você não busca nada que tenha neste titulo, não é aqui seu lugar, (ou sim) mas eu venho aqui postar este tutorial por uma simples questão, que deixo em aberto aqui para quem quiser discutir também: Como a Internet está fraca de conteúdo hoje em dia, estou a 2 meses (ou mais) buscando uma forma de resolver as minhas duvidas, mas ainda não encontrei tudo o que procurava na Internet, antigamente não era assim... Mas acho que está falta de informação deve-se ao fato de que as tecnologias evoluem muito rápido, não dando tempo para as pessoas se importarem muito.

 

Mas este não é o caso, e já estou levando a coisa para outro lado. E como diria Jack vamos por partes!

Eu divido a minha Internet (GVT 15mbps) com meu vizinho mais o irmão dele, mais o pai dele (notebook), mais minha mulher(netbook), mais uma SmartTV, mais uns 3 celulares! UFA! Haja banda nessa joça, ok eu posto uma imagem do esquema de rede.. E o problema é o seguinte: Em momentos de muito uso chegamos a ter mais de 8 dispositivos acessando a Internet ao mesmo tempo, isso sem falar no meu vizinho que não respeita e coloca torrents para baixar o tempo todo.. Isso tudo carrega demais a conexão, para todos, fica difícil, jogar um Battelfield 3, ou assistir um vídeo na TV, e etc.

 

Acredito que muita gente tem esse tipo de problema, e já quis fazer algo em relação.

O modem roteador wireless que acompanha o meu pacote da GVT é um: Technicolor TG 580V2 e há muito pouca informação sobre ele na Internet, pricipalmente quando se trata deste assunto. E falando nisso o assunto principal é o QoS eu vou explicar aqui como eu estou conseguindo jogar battlefield com ping 30, assitir vídeos no youtube, enquanto meu vizinho baixa seus torrents de entretenimento adulto tudo numa boa utilizando este modem, configuração esta, que é muito difícil encontrar um tutorial na Internet.

O nosso esquema de rede:

 

2hdt.jpg

 

Que horror né? Mas tudo bem, não estou aqui para fazer arte, mas espero que dê para entender!

Segue o modelo do meu modem novamente e com a versão da firmware que utilizo neste momento:

 

TECHNICOLOR TG580V2

FIRMWARE: 2.01.11.04D

 

Eu sei que este modem não é dos melhores, mas é o que tem pra janta, e não quero gastar com isso no momento!

Sei que muita gente recebeu esta $@#!!@# por contrato com a GVT então vou mostrar como eu faço aqui na minha rede sendo que tudo isso eu fiz no talo, sem ajuda, testando e mexendo pois há muito pouca informação sobre este Modem inclusive no proprio site da Techinicolor.:

 

Vale lembrar que com o QoS do TG580V2 do você pode:

-Definir qual PC ou PCs terão prioridade no trafego de conexão.

-Essas definições podem ser por: MAC ou por IP ou por um grupo de IPs ou para todos que utilizam a conexão ou até por protocolo (ex. www, ftp, VOIP etc)

-Possui 6 grupos de hierarquia (vou explicar mais tarde)

- Quem souber de mais alguma capacidade por favor, posta ai que eu também quero aprender!

 

QOS significa Quality of Service, encotrado nos roteadores mais modernos que quando ativo e bem configurado tem a intenção de priorizar e garantir banda para tráfegos mais importantes na rede, principalmente quando se trata de serviços como voz sobre IP e etc! Se quer saber mais sobre QoS procure no google, isso é fácil de achar, agora como usar é outra questão!

 

Comecei definindo nas configurações de rede do modem, por isso acesse a interface gráfica, para quem não sabe, abra um navegador e digite o ip que geralmente vem de fabrica 192.168.1.1 no modem, no meu caso como é da GVT o usuário e senha são: admin > gvt12345

 

Acesse a opção rede local como na imagem:

 

orb8.jpg

 

Neste 4º passo é muito importante notar o botão (quase invisível) para editar as configurações de rede do roteador no canto superior direito.

 

wx0k.jpg

 

E aqui vemos um dos principais segredos na hora de se configurar o QOS neste modem, o Pool DHCP, nele podemos definir os Ips que o modem vai entregar automaticamente aos dispositivos que forem conectados a rede (tanto Wifi quanto cabo), quando este dispositivo estiver configurado para receber os IP automaticamente pelo DHCP.

 

7c44.jpg

 

Aqui você configura as definições de rede do modem, já que é ele servidor de Internet dentro da rede. Então deixe as configurações como eu fiz no 5º passo exceto no nome do Host e nome do domínio, isso ali é de acordo com você mesmo, você pode colocar o nome que quiser!

 

No 6º passo eu defini que o modem vai entregar IPs entre o 192.168.1.2 até o 192.168.1.90 ou seja, quando vir aquele seu cunhado chato que aparece todo final de semana e pede a sua senha do wifi, quando ele conectar, o note dele vai receber um IP dentro deste grupo. Aqui você pode definir o numero que quiser desde que esteja de acordo com a rede!

 

E no 7º passo deixe está opção marcada, ela define que sempre que este seu cunhado vir na sua casa ele sempre vai ganhar o mesmo endereço de ip, é como se o modem reserva-se em uma memória o MAC do note do seu cunhado definisse um ip sempre pra ele!

 

8º Pressione APLICAR, há dois botões Aplicar, mas clique no primeiro e aguarde o modem salvar as alterações!

 

62r6.jpg

 

Novamente no menu lateral esquerdo, acesse (passos 10 e 11) para as benditas configurações do Qos!

Podemos ver que está pagina é toda em inglês, o que dificulta mais ainda para quem não manja dos paranauê!

Comece ativando o modulo Qos. Clicando no checkbox (passo 12):

 

tpdg.jpg

 

Abaixo veremos uma tabela que são 6 grupos de hierarquia, como eu disse que ia explicar mais tarde, vai um breve resumo:

 

d4p3.jpg

 

Perceba o nome de cada grupo no passo 13:

BE: é o grupo com que recebe menos prioridade

AF1x ao AF4x: são grupos com media prioridade mas o grupo AF4x tem mais prioridade que o AF1 por exemplo.

EF: É o que tem mais prioridade.

 

No 14º passo a única informação que tenho, é que deve ser desmarcado todas as checkbox, até hoje não descobri o que faz aquilo, e se alguém souber eu te obrigo a responder rsrsrsrs

É serio..

 

E no 15º definimos em % a quantidade de banda, (preferia que fosse em Kbps) que o grupo a ser utilizado irá receber!

 

Eu estou utilizando o grupo AF4x para o meu vizinho e defini 40% da banda para este grupo!

Os computadores da minha casa estão no grupo EF onde defini 60% da banda.

Os próximos passos, que é o mais importante, e muitos não sabem proceder: Como definir quem vai estar nestes grupos?

 

uddf.jpg

 

No passo 16 vocês podem perceber que já está configurado as regras para o meu vizinho e para minha casa! Lembra (nossa ta grande este post) la no inicio, a primeira imagem que eu postei, o meu esquema de rede, os IPs da minha casa vão entre o 192.168.1.2 até o 192.168.1.130 e do meu vizinho vai entre 192.168.1.131 até 192.168.1.254.

 

Pode se perceber na imagem que a regra “MINHA CASA” esta definido para EF (grupo com prioridade máxima).

 

E a regra “VIZINHO” está definido para AF4x (grupo com prioridade media).

Vamos entender melhor como criar essas regras clicando no botão do passo 17...

 

rsxa.jpg

 

Este é um modulo para criação das regras, no passo 18 definimos primeiramente o nome da regra! Em seguida clique no botão do passo 19...

 

6v7s.jpg

 

Aqui eu mostro como fiz a regra para o Vizinho, no passo 20 eu seleciono a opção IP Range que me permite definir um IP inicial até o final que farão parte desta regra.

 

Remote Adress e Traffic Type eu deixo “Any” – se alguém souber sobre estas opções, por favor, responde ae!

E no passo 21 você escolhe entre os 6 grupos de hierarquia, claro, deve ser selecionado apenas o grupo que foi definido uma porcentagem da banda la na tela do Qos!

 

Direct to você eu também não sei o que é e espero ficar sabendo um dia!

Após fazer isso clique em aplicar (passo 22) E depois que salvar, clique em aplicar novamente na tela do QOS logo abaixo dos grupos de hierarquia para completar o processo.

 

E é apenas isso, para configurar o QOS, parece difícil mas fica simples, gostaria de saber mais sobre as opções que temos neste modem, o pior ainda é que muda muito de acordo com o fabricante, os menus são totalmente diferentes, o ideal seria que tivesse um sistema igual para todos, padronizado..

 

Algumas observações:

 

Na rede da minha casa, o DHCP do do modem está entregando IPs entre 192.168.1.2 até 192.168.1.90, o meu computador eu defini o IP manualmente, nas configurações do Windows. É ideal definir IP manual para os dispositivos que são fixos.

 

No meu vizinho o roteador dele, que está em bridge entrega Ips entre 192.168.1.131 até 192.168.1.254, este roteador apenas faz a ponte entre a minha casa e a dele, podendo ele ter rede wifi e cabeada também.

 

Qualquer duvida, postem ai, se encontrou algum erro fala ai, e quem quiser me dar dicas para melhorar esta rede também aceito!

 

Muito obrigado pessoal

Abraços!

 

 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pvNico Olá!

 

Parabéns pelo tutorial e por pensar assim: se não tem nada sobre o assunto, então eu vou escrever  e postar! Pode ter certeza, irá ajudar muita gente, já que a tendência é das pessoas terem mais equipamentos em casa dividindo a mesma conexão. E disso decorre os problemas que  já sabemos, principalmente para quem gosta de jogar online: o aumento do ping (lag). 

 

Já vi muitos tópicos neste fórum onde as pessoas  nem faziam  ideia o porquê do ping aumentar do nada em casa ou, o que fazer para quando alguém começar a ver um vídeo, o ping não subir. Isso é um problema comum... mas eu não uso o QoS, por enquanto. Achei outro método, mais trabalhoso (nem tão assim), penoso( este sim para os pcs que sofrem as limitações) e que sacrifica outros pcs dependurados na rede interna, mas eficaz no meu caso (para jogar). Para isso eu simplesmente limito as velocidades máximas de download e upload para cada micro conectado ao router, que também é conhecido como controle de banda.

 

Mas penso que o ideal seria usar a função apropriada, que é o QoS, já que com essa função se não tiver ninguém mais usando, e um pc com prioridade baixa usando, ele vai usar o máximo disponível de banda. O que de fato é mais inteligente, ao contrário do controle de banda, que se você esquecer de desmarcar (tirar o limite impostos alguns IPs) deixará aqueles PCs com velocidade limitada, mesmo quando ninguém mais estiver utilizando a internet.

 

Tenho acesso a um TD 5130 fornecido pela OI VELOX de MG e lá as configurações de QoS não são assim pelo que me lembro. Vou dar uma olhada - estudar - no que eu tenho aqui e podemos trocar informações e dicas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@pvNico Olá!
 
Parabéns pelo tutorial e por pensar assim: se não tem nada sobre o assunto, então eu vou escrever  e postar! Pode ter certeza, irá ajudar muita gente, já que a tendência é das pessoas terem mais equipamentos em casa dividindo a mesma conexão. E disso decorre os problemas que  já sabemos, principalmente para quem gosta de jogar online: o aumento do ping (lag). 
 
Já vi muitos tópicos neste fórum onde as pessoas  nem faziam  ideia o porquê do ping aumentar do nada em casa ou, o que fazer para quando alguém começar a ver um vídeo, o ping não subir. Isso é um problema comum... mas eu não uso o QoS, por enquanto. Achei outro método, mais trabalhoso (nem tão assim), penoso( este sim para os pcs que sofrem as limitações) e que sacrifica outros pcs dependurados na rede interna, mas eficaz no meu caso (para jogar). Para isso eu simplesmente limito as velocidades máximas de download e upload para cada micro conectado ao router, que também é conhecido como controle de banda.
 
Mas penso que o ideal seria usar a função apropriada, que é o QoS, já que com essa função se não tiver ninguém mais usando, e um pc com prioridade baixa usando, ele vai usar o máximo disponível de banda. O que de fato é mais inteligente, ao contrário do controle de banda, que se você esquecer de desmarcar (tirar o limite impostos alguns IPs) deixará aqueles PCs com velocidade limitada, mesmo quando ninguém mais estiver utilizando a internet.
 
Tenho acesso a um TD 5130 fornecido pela OI VELOX de MG e lá as configurações de QoS não são assim pelo que me lembro. Vou dar uma olhada - estudar - no que eu tenho aqui e podemos trocar informações e dicas.

 

Olá OpaioX

Muito obrigado!

 

E realmente, seria de grande valia se todos pudessem expor suas dicas e segredos sobre compartilhamento domestico, pois cada caso é um caso, devido a quantidade de equipamentos que existem para este fim.

 

E mexendo mais um pouco, acabei resolvendo a duvida que tive no Passo 14 deste tutorial. - Os checkbox que forem marcados ali, irão entregar a banda completa, sem limitações quando um grupo de maior prioridade não estiver conectado no momento. Não havendo desperdício da conexão.

 

Através deste metodo eu consigo jogar tranquilamente com ping baixo, e quando não estou com o pc ligado os demais conseguem utilizar 100% da banda de internet.

 

É isso ai, espero ler muitos casos de sucesso e que poderemos resolver muitas duvidas também. e aguardo o seu post OpaioX

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Parabéns!
Mudou minha vida!

Acredito que existem muitas pessoas como eu que sofrem com o compartilhamento de internet.

Usar o QoS para compartilhar a internet aqui em casa mudou a minha vida, pois aqui também temos o problema de além de não respeitarem a o uso ainda possuem notebooks com virus que são verdadeiros sangue-sugas de banda de conexão.
Ao utilizar este recurso reservei 40% para todo o resto e 60% para mim!

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns!

Mudou minha vida!

Acredito que existem muitas pessoas como eu que sofrem com o compartilhamento de internet.

Usar o QoS para compartilhar a internet aqui em casa mudou a minha vida, pois aqui também temos o problema de além de não respeitarem a o uso ainda possuem notebooks com virus que são verdadeiros sangue-sugas de banda de conexão.

Ao utilizar este recurso reservei 40% para todo o resto e 60% para mim!

 

Muito obrigado!

Obrigado Kawasaki!

 

Bom saber que isso é util! Ainda mais com o pouco conteúdo sobre isso na internet..

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@pvNico Amigo, desculpe a falta de conhecimento, mas, neste caso você teve que configurar manualmente também o ip fixo no roteador do seu vizinho? Se não, o mesmo roteador dele não poderia pegar um ip dentro do grupo denominado "minha casa" e ficar atribuído no grupo de maior prioridade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 4 meses depois...

@OpaioX Bom, realmente foi de grande ajuda, em parte porque eu tava perdida e pelo menos achei um pequeno atalho (não me levou a lugar nenhum na verdade mas pelo menos vi uma luz no fim do túnel!). Meu modem é o famigerado TD5136v2 da Oi. Mesmo com todo o conhecimento do idioma inglês, não consegui configurá-lo direito mas, como disse o tutorial deu uma luz pois muita gente disse que ele não tem a opção de limitar a banda e ele tem sim, só q diferente dos outros modens você tem q fazer uma séééérie de configurações pra chegar lá!! Uh "Ó" maluco!!!

Quem sabe galera, com o pouco q aprendi nesse tuto + a boa vontade de alguém não conseguimos decifrar esse "maledeto" e passamos pro povo q como eu tem o mesmo problema hã? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 24/03/2016 às 16:27, alyssonsilva13 disse:

Pode me ajudar a configurar o QoS do TD 5136v2?!

Então... Depois de muito sofrimento eu acho q consegui domar o bicho! 

Olha só, vou resumir deduzindo q você já sabe como entrar no setup do modem etc.

- Em SETUP vai em Local Network role a barra até Static DHCP e coloque o IP e o endereço MAC dos aparelhos conectados a sua rede. Eu coloquei as das minhas vizinhas c quem divido a conexão. Para ter essa informação, você tem q ir em outra tela e saber qual aparelho é de quem. Vá na guia STATUS, Lan Clients e veja lá o IP e o MAC, anote esses dados e add no Static DHCP.

- Depois eu fui em ADVANCED, Quality of Service, IP QoS Configuration, General Setting, em: 

*IP QoS : enable 

*Default DSCP Mark : AF11(001010)

*Default Rate : desmarque a opção auto e coloque a qtd de kbits q você quer que essa regra use. Eu coloquei 1024 q corresponde a 1Mb.

Agora vá em QoS Queue Configuration, Queue config, add, Configure IP QoS Queue e dê nome aos aparelhos (eu coloquei o nome das minhas vizinhas), Status : enable, 

Bandwidth Expression : eu coloquei em percent e dei 100 (porque criei uma regra em q elas vão receber 1Mb lembra?), Apply.

- Volte e vá em QoS Classification, add, em Configure IP QoS Classification, coloque o nome q você deu aos aparelhos, enable. Em Basic Classification Criteria,

Ingress Interface, selecione a sua rede somente. Em Classification Results:

*Assign Classification Queue : selecione o nome do aparelho q você deu e assim sucessivamente com os outros.

*Set VLAN Priority : No Change (não vai fazer diferença qual a prioridade a não ser q você queira q alguém em sua rede receba + privilégios).

*VLAN Operation : Reserve Inbound VLAN

*Mark DSCP :  AF11(001010) e dê Apply.

 

Buenas... se tá realmente funcionando, eu não sei. Mas que agora eu consigo navegar melhor ahhhh isso sim! Tô meio sem graça de pedir p testar a conexão delas (até p saber se deu certo) porque é no celular e acho q seria uma invasão de privacidade... Vou testar no meu celular e depois dou a resposta certinha.

Valeu!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jane Wild disse:

Então... Depois de muito sofrimento eu acho q consegui domar o bicho! 

Olha só, vou resumir deduzindo q você já sabe como entrar no setup do modem etc.

- Em SETUP vai em Local Network role a barra até Static DHCP e coloque o IP e o endereço MAC dos aparelhos conectados a sua rede. Eu coloquei as das minhas vizinhas c quem divido a conexão. Para ter essa informação, você tem q ir em outra tela e saber qual aparelho é de quem. Vá na guia STATUS, Lan Clients e veja lá o IP e o MAC, anote esses dados e add no Static DHCP.

- Depois eu fui em ADVANCED, Quality of Service, IP QoS Configuration, General Setting, em: 

*IP QoS : enable 

*Default DSCP Mark : AF11(001010)

*Default Rate : desmarque a opção auto e coloque a qtd de kbits q você quer que essa regra use. Eu coloquei 1024 q corresponde a 1Mb.

Agora vá em QoS Queue Configuration, Queue config, add, Configure IP QoS Queue e dê nome aos aparelhos (eu coloquei o nome das minhas vizinhas), Status : enable, 

Bandwidth Expression : eu coloquei em percent e dei 100 (porque criei uma regra em q elas vão receber 1Mb lembra?), Apply.

- Volte e vá em QoS Classification, add, em Configure IP QoS Classification, coloque o nome q você deu aos aparelhos, enable. Em Basic Classification Criteria,

Ingress Interface, selecione a sua rede somente. Em Classification Results:

*Assign Classification Queue : selecione o nome do aparelho q você deu e assim sucessivamente com os outros.

*Set VLAN Priority : No Change (não vai fazer diferença qual a prioridade a não ser q você queira q alguém em sua rede receba + privilégios).

*VLAN Operation : Reserve Inbound VLAN

*Mark DSCP :  AF11(001010) e dê Apply.

 

Buenas... se tá realmente funcionando, eu não sei. Mas que agora eu consigo navegar melhor ahhhh isso sim! Tô meio sem graça de pedir p testar a conexão delas (até p saber se deu certo) porque é no celular e acho q seria uma invasão de privacidade... Vou testar no meu celular e depois dou a resposta certinha.

Valeu!

 

 

Em 16/01/2014 às 17:41, pvNico disse:

Se você não busca nada que tenha neste titulo, não é aqui seu lugar, (ou sim) mas eu venho aqui postar este tutorial por uma simples questão, que deixo em aberto aqui para quem quiser discutir também: Como a Internet está fraca de conteúdo hoje em dia, estou a 2 meses (ou mais) buscando uma forma de resolver as minhas duvidas, mas ainda não encontrei tudo o que procurava na Internet, antigamente não era assim... Mas acho que está falta de informação deve-se ao fato de que as tecnologias evoluem muito rápido, não dando tempo para as pessoas se importarem muito.

 

Mas este não é o caso, e já estou levando a coisa para outro lado. E como diria Jack vamos por partes!

Eu divido a minha Internet (GVT 15mbps) com meu vizinho mais o irmão dele, mais o pai dele (notebook), mais minha mulher(netbook), mais uma SmartTV, mais uns 3 celulares! UFA! Haja banda nessa joça, ok eu posto uma imagem do esquema de rede.. E o problema é o seguinte: Em momentos de muito uso chegamos a ter mais de 8 dispositivos acessando a Internet ao mesmo tempo, isso sem falar no meu vizinho que não respeita e coloca torrents para baixar o tempo todo.. Isso tudo carrega demais a conexão, para todos, fica difícil, jogar um Battelfield 3, ou assistir um vídeo na TV, e etc.

 

Acredito que muita gente tem esse tipo de problema, e já quis fazer algo em relação.

O modem roteador wireless que acompanha o meu pacote da GVT é um: Technicolor TG 580V2 e há muito pouca informação sobre ele na Internet, pricipalmente quando se trata deste assunto. E falando nisso o assunto principal é o QoS eu vou explicar aqui como eu estou conseguindo jogar battlefield com ping 30, assitir vídeos no youtube, enquanto meu vizinho baixa seus torrents de entretenimento adulto tudo numa boa utilizando este modem, configuração esta, que é muito difícil encontrar um tutorial na Internet.

O nosso esquema de rede:

 

2hdt.jpg

 

Que horror né? Mas tudo bem, não estou aqui para fazer arte, mas espero que dê para entender!

Segue o modelo do meu modem novamente e com a versão da firmware que utilizo neste momento:

 

TECHNICOLOR TG580V2

FIRMWARE: 2.01.11.04D

 

Eu sei que este modem não é dos melhores, mas é o que tem pra janta, e não quero gastar com isso no momento!

Sei que muita gente recebeu esta $@#!!@# por contrato com a GVT então vou mostrar como eu faço aqui na minha rede sendo que tudo isso eu fiz no talo, sem ajuda, testando e mexendo pois há muito pouca informação sobre este Modem inclusive no proprio site da Techinicolor.:

 

Vale lembrar que com o QoS do TG580V2 do você pode:

-Definir qual PC ou PCs terão prioridade no trafego de conexão.

-Essas definições podem ser por: MAC ou por IP ou por um grupo de IPs ou para todos que utilizam a conexão ou até por protocolo (ex. www, ftp, VOIP etc)

-Possui 6 grupos de hierarquia (vou explicar mais tarde)

- Quem souber de mais alguma capacidade por favor, posta ai que eu também quero aprender!

 

QOS significa Quality of Service, encotrado nos roteadores mais modernos que quando ativo e bem configurado tem a intenção de priorizar e garantir banda para tráfegos mais importantes na rede, principalmente quando se trata de serviços como voz sobre IP e etc! Se quer saber mais sobre QoS procure no google, isso é fácil de achar, agora como usar é outra questão!

 

Comecei definindo nas configurações de rede do modem, por isso acesse a interface gráfica, para quem não sabe, abra um navegador e digite o ip que geralmente vem de fabrica 192.168.1.1 no modem, no meu caso como é da GVT o usuário e senha são: admin > gvt12345

 

Acesse a opção rede local como na imagem:

 

orb8.jpg

 

Neste 4º passo é muito importante notar o botão (quase invisível) para editar as configurações de rede do roteador no canto superior direito.

 

wx0k.jpg

 

E aqui vemos um dos principais segredos na hora de se configurar o QOS neste modem, o Pool DHCP, nele podemos definir os Ips que o modem vai entregar automaticamente aos dispositivos que forem conectados a rede (tanto Wifi quanto cabo), quando este dispositivo estiver configurado para receber os IP automaticamente pelo DHCP.

 

7c44.jpg

 

Aqui você configura as definições de rede do modem, já que é ele servidor de Internet dentro da rede. Então deixe as configurações como eu fiz no 5º passo exceto no nome do Host e nome do domínio, isso ali é de acordo com você mesmo, você pode colocar o nome que quiser!

 

No 6º passo eu defini que o modem vai entregar IPs entre o 192.168.1.2 até o 192.168.1.90 ou seja, quando vir aquele seu cunhado chato que aparece todo final de semana e pede a sua senha do wifi, quando ele conectar, o note dele vai receber um IP dentro deste grupo. Aqui você pode definir o numero que quiser desde que esteja de acordo com a rede!

 

E no 7º passo deixe está opção marcada, ela define que sempre que este seu cunhado vir na sua casa ele sempre vai ganhar o mesmo endereço de ip, é como se o modem reserva-se em uma memória o MAC do note do seu cunhado definisse um ip sempre pra ele!

 

8º Pressione APLICAR, há dois botões Aplicar, mas clique no primeiro e aguarde o modem salvar as alterações!

 

62r6.jpg

 

Novamente no menu lateral esquerdo, acesse (passos 10 e 11) para as benditas configurações do Qos!

Podemos ver que está pagina é toda em inglês, o que dificulta mais ainda para quem não manja dos paranauê!

Comece ativando o modulo Qos. Clicando no checkbox (passo 12):

 

tpdg.jpg

 

Abaixo veremos uma tabela que são 6 grupos de hierarquia, como eu disse que ia explicar mais tarde, vai um breve resumo:

 

d4p3.jpg

 

Perceba o nome de cada grupo no passo 13:

BE: é o grupo com que recebe menos prioridade

AF1x ao AF4x: são grupos com media prioridade mas o grupo AF4x tem mais prioridade que o AF1 por exemplo.

EF: É o que tem mais prioridade.

 

No 14º passo a única informação que tenho, é que deve ser desmarcado todas as checkbox, até hoje não descobri o que faz aquilo, e se alguém souber eu te obrigo a responder rsrsrsrs

É serio..

 

E no 15º definimos em % a quantidade de banda, (preferia que fosse em Kbps) que o grupo a ser utilizado irá receber!

 

Eu estou utilizando o grupo AF4x para o meu vizinho e defini 40% da banda para este grupo!

Os computadores da minha casa estão no grupo EF onde defini 60% da banda.

Os próximos passos, que é o mais importante, e muitos não sabem proceder: Como definir quem vai estar nestes grupos?

 

uddf.jpg

 

No passo 16 vocês podem perceber que já está configurado as regras para o meu vizinho e para minha casa! Lembra (nossa ta grande este post) la no inicio, a primeira imagem que eu postei, o meu esquema de rede, os IPs da minha casa vão entre o 192.168.1.2 até o 192.168.1.130 e do meu vizinho vai entre 192.168.1.131 até 192.168.1.254.

 

Pode se perceber na imagem que a regra “MINHA CASA” esta definido para EF (grupo com prioridade máxima).

 

E a regra “VIZINHO” está definido para AF4x (grupo com prioridade media).

Vamos entender melhor como criar essas regras clicando no botão do passo 17...

 

rsxa.jpg

 

Este é um modulo para criação das regras, no passo 18 definimos primeiramente o nome da regra! Em seguida clique no botão do passo 19...

 

6v7s.jpg

 

Aqui eu mostro como fiz a regra para o Vizinho, no passo 20 eu seleciono a opção IP Range que me permite definir um IP inicial até o final que farão parte desta regra.

 

Remote Adress e Traffic Type eu deixo “Any” – se alguém souber sobre estas opções, por favor, responde ae!

E no passo 21 você escolhe entre os 6 grupos de hierarquia, claro, deve ser selecionado apenas o grupo que foi definido uma porcentagem da banda la na tela do Qos!

 

Direct to você eu também não sei o que é e espero ficar sabendo um dia!

Após fazer isso clique em aplicar (passo 22) E depois que salvar, clique em aplicar novamente na tela do QOS logo abaixo dos grupos de hierarquia para completar o processo.

 

E é apenas isso, para configurar o QOS, parece difícil mas fica simples, gostaria de saber mais sobre as opções que temos neste modem, o pior ainda é que muda muito de acordo com o fabricante, os menus são totalmente diferentes, o ideal seria que tivesse um sistema igual para todos, padronizado..

 

Algumas observações:

 

Na rede da minha casa, o DHCP do do modem está entregando IPs entre 192.168.1.2 até 192.168.1.90, o meu computador eu defini o IP manualmente, nas configurações do Windows. É ideal definir IP manual para os dispositivos que são fixos.

 

No meu vizinho o roteador dele, que está em bridge entrega Ips entre 192.168.1.131 até 192.168.1.254, este roteador apenas faz a ponte entre a minha casa e a dele, podendo ele ter rede wifi e cabeada também.

 

Qualquer duvida, postem ai, se encontrou algum erro fala ai, e quem quiser me dar dicas para melhorar esta rede também aceito!

 

Muito obrigado pessoal

Abraços!

 

 

Geeeeeenteeeeeeee! Deu certo!  

UHUUUUUUU!!!! Consegui configurar o QoS do modem TD5136v2.

Acabei de testar no meu celular e realmente funciona! 

Valeu pvNico! Graças ao seu tuto entendi como funcionam as tais  regras AF1X etc e pude fazer essa configuração nesse modelo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/04/2016 às 13:43, Jane Wild disse:

Geeeeeenteeeeeeee! Deu certo!  

UHUUUUUUU!!!! Consegui configurar o QoS do modem TD5136v2.

Acabei de testar no meu celular e realmente funciona! 

Valeu pvNico! Graças ao seu tuto entendi como funcionam as tais  regras AF1X etc e pude fazer essa configuração nesse modelo.

Como sabe que deu certo? o teste de internet pelo celular so atingiu 1MB ?

Aqui em casa tenho o mesmo modem que o seu TD5136v2 e o que fiz foi dar prioridade ao pc usando 40% e 60% para o wifi que e usado pelo xbox e 2 smarts. O problema que a net sao so 5Mb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 7 meses depois...
  • 2 meses depois...

Não consegui configurar. Não entendi esse guia seu. como você está limitando a conexão pra determinado aparelho se em lugar nenhum você colocou o MAC ou o IP dos aparelhos? Eu tenho um TD5136v2 e não consigo fazer o controle de banda. Parece que é o pior modem do mundo, cheio de coisa estranha. Se fosse igual os outros tava fácil, mas em lugar nenhum achei um tutorial pra fazer o QoS dele. Pelo amor de deus me ajude!

adicionado 3 minutos depois

@Jane Wildleia o post acima por favor, esqueci de te marcar antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Amigo, criei uma conta no site somente para lhe agradecer pelo ótimo tutorial e também para sanar a dúvida que você ficou no passo 14 do tutorial. É o seguinte, aquelas caixas, se marcadas, vão autorizar que o roteador libere mais banda para o respectivo grupo, mas a banda só será liberada se não tiver em uso por outros grupos. Por exemplo: Suponhamos que estamos configurando o grupo AF4x e colocamos 30% de banda para ele(af4x), ao marcar a caixa "allow more" fará com que o grupo af4x use mais que os 30%, mas somente se não tiver em uso pelos outros grupos, se não marcada o grupo aF4x so poderá usar os 30% de banda que foi definido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 11 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...