Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador reiniciando aleatoriamente.


ptkato

Posts recomendados

Olá pessoal, bom, o problema é que eu estou de boas mexendo e do nada reinicia, acontece com mais frequência quando executo algum jogo, não dura nem 30 minutos jogando e reinicia... Já passei uma borracha nas memórias, chequei os conectores, tirei a poeira, formatei, chequei a saúde do HD, fiz até um sistema de ventilação para evitar aquecimento, mas não resolveu. Suspeito que seja a fonte, mas não tenho certeza...

 

Configs:

DualCore Intel Pentium E2200

Memória 4GB DDR2

Placa mãe Pegatron IPN73-BA

Placa de vídeo integrada

Não lembro o modelo da fonte, mas sei que tem apenas 250W e provavelmente é genérica.

 

Antes era uma fonte de 200W, reiniciava em intervalos muito menores, troquei e os intervalos aumentaram, mas não consigo ter certeza se o problema é realmente a fonte ou algum outro fator.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troque a pasta térmica pode ta ressecada e dando super aquecimento como você falou a maioria do reiniciamento  é quando joga. Ou pode ser a fonte com problemas tem varios fatores que pode ta acontecendo ou placa mãe ruin,processador ruin ou superaquecendo como tinha citado de troca de pasta térmica e etc se não for isso leve em um técnico de confiança que ele terá os recursos para fazer testes e descobrir o que  é. um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é a fonte ou a placa mãe como fala ai falta de energia teste uma fonte real ou de 400w pra cima  se continuar o problema testa a sua fonte atual em outro computador é um desses ai não sou muito especializado em eletrônica não mais acho que é um deles valeu!!

 

 

OBS:A Fonte deve ta dando pouca energia para os componentes os componentes juntos deve ta dando mais potência que a fonte distribui e não precisa de colocar uma fonte real uma genérica de 400w pra cima ta bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, finalmente pensei e resolvi dar uma olhada no log do windows... Todas as vezes que reinicia, aparece um desses:

 

sem_ta10.png

 

De duas, uma: problema no conector da fonte na placa mãe ou a fonte é fraca demais.

 

Por favor se tiver como... nessa imagem que você postou clique em detalhes e informe o numero completo que contém em BugcheckCode e também o numero do PowerButtonTimestamp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BugcheckCode: 313

PowerButtonTimestamp: 0

 

De vez em quando aparece telas azuis, mas não é sempre.

Uma deu page_fault_in_nonpaged_area

Outra deu kernel_security_check_failure

 

Também apareceu um log de eventos aqui:

O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x00000139 (0x0000000000000003, 0xfffff8800ba06690, 0xfffff8800ba065e8, 0x0000000000000000). Um despejo de memória foi salvo em: C:\Windows\MEMORY.DMP. Id de Relatório: 012114-17815-01.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigo

Um outro fator que pode ter alguma influencia, é o fornecimento de energia para o pc.

Como esta ai nesse momento? tem algum estabilizador, nobreak, ou afins a exceção do filtro de linha.

Havendo, já testou ligando diretamente na tomada apenas para testar se o comportamento do pc muda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo

então ja peguei esse mesmo erro do kernel power em uma maquina, e mesmo trocando a fonte, coloquei uma profissional alias, ainda sim ocorria o problema.

o que fiz foi limpar muito bem todos os contatos, comprei um limpador de contato eletrico e passei em todos eles. Depois o problema aconteceu mais 1 vez ou 2, e depois parou.

Pode ser que seja a fonte seu problema, mas como você disse que tinha outra e ainda sim dava problema, então fica meio incerto o que pode ser.

Nesse meu caso aqui por exemplo, não era a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BugcheckCode: 313

PowerButtonTimestamp: 0

 

De vez em quando aparece telas azuis, mas não é sempre.

Uma deu page_fault_in_nonpaged_area

Outra deu kernel_security_check_failure

 

Também apareceu um log de eventos aqui:

O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x00000139 (0x0000000000000003, 0xfffff8800ba06690, 0xfffff8800ba065e8, 0x0000000000000000). Um despejo de memória foi salvo em: C:\Windows\MEMORY.DMP. Id de Relatório: 012114-17815-01.

 

Você tem dois problemas ai...

 

O primeiro, page_fault_in_nonpaged_area  é um problema relacionado à memória, se não me engando acontece geralmente quando não se consegue escreve/ler as "instruções" na mesma.

 

O segundo, é o erro do Bugcheck 313 que é o mesmo do endereço 0x00000139 que por seguinte está relacionada ao erro kernel_security_check_failureEsse erro acontece por diversos motivos, os mais comuns é o de fonte,hardware com defeito, driver etc etc. Ele pode está relacionado ao primeiro erro relatado por você(page_fault_in_nonpaged_area). Gerando aquele erro chamado Kernel Power.

 

Bom... Como o erro apontou para as memórias, vamos tentar a seguinte verificação....

 

PS.: Embora seja um teste que não apresenta riscos, não me responsabilizo por qualquer problema e Antes de realizar qualquer teste faça um ponto de restauração ou o Back up dos seus dados, Para se evitar qualquer transtorno..

  • No teclado aperte "Simbolo do windows" + R. Irá aparecer uma caixa.

 

  • Nessa caixa digite mdsched.exe e aperte enter.

 

  • Irá aparecer uma caixa com duas escolhas. Selecione a opção pra reiniciar o computador imediatamente e executar o diagnostico.

 

  • Esse teste irá verificar problemas em sua memória. Se não for encontrado nenhum erro, desligue o computador, mude a memória de slot na placa mãe e rode o teste novamente.

 

  • Se por acaso aparecer algum erro, provavelmente sua memória está com problema.

 

Se mesmo assim não aparecer nenhum erro no teste e continuar o problema. Você terá que testar todos os componentes em outra máquina,

 

Se não tiver como testar os componentes em outra máquina você poderia tentar usar a ferramenta de reparação do windows. Para isso você terá que usar o CD/pendrive com a instalação do S.O e executar o reparo na hora do boot.

 

Como ultima alternativa eu tentaria formatar a máquina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, antes tinha Windows 7 e reiniciava, formatei e coloquei Windows 8, como citei anteriormente.

E não tem como eu trocar a memória de slot, estou usando os dois. Tenho 2 pentes de memória de 2GB cada.

 

Fiz uma limpeza dos slots como o Hackvaysel sugeriu, usando limpa contato.

 

Você diz que o Kernel-Power é um erro relacionado a memória. Não seria relacionado a fonte, já que é energia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, antes tinha Windows 7 e reiniciava, formatei e coloquei Windows 8, como citei anteriormente.

 

Fiz uma limpeza dos slots como o Hackvaysel sugeriu, usando limpa contato.

 

Você diz que o Kernel-Power é um erro relacionado a memória. Não seria relacionado a fonte, já que é energia?

 

Vou tentar lhe explicar melhor....

 

Segundo a Microsoft o Kernel Power está relacionado com a perda de "conexão" do hardware com o resto dos dispositivos(geralmente o PC trava ou Reinicia). Os problemas podem ser diversos como: a Fonte que ja foi mencionado, com Driver, S.O corrompido,memoria, Placa Mãe..... Não é porque tem o POWER no nome que ele está necessariamente relacionado com Energia

 

O Windows grava um log de evento pra lhe ajudar a solucionar o Problema nesse seu caso seria o Kernel Power. Nele informa o código de erro(Bugcheck) e o outro erro que é o PowerButtonTimestamp(este está relacionado ao botão de energia da Maquina).

 

No seu, ele deu o erro em Decimal 313 que traduzido em Hexadecimal é 139. La no log, ele lhe da na forma 0x00000139 ou seja ja traduzido para Hexadecimal. Pela Microsoft os códigos 313/139 retorna o erro kernel_security_check_failure, que se não me falha a memória é um problema de acesso no Kernel ou algum arquivo do sistema corrompido.

 

Porém você disse que o seu PC retornou um erro page_fault_in_nonpaged_area, Esse erro está relacionado com as memórias. Se não me engano é um problema ao tentar fazer a leitura nos endereços da memória.

 

Agora vamos montar o quebra-cabeça.... Eu lhe disse que o Kernel Power pode está relacionado não somente pela falta de energia como também por algum hardware defeituoso, não foi??? Coincidentemente,segundo você, seu PC retornou um erro na memória.

 

Agora junte as ideias: Kernel Power + Erro de Memória. Os dois estão relacionados... se você fosse procurar algum erro com essas informações onde você procuraria??? Nas memórias obviamente....

 

 

 

 

E não tem como eu trocar a memória de slot, estou usando os dois. Tenho 2 pentes de memória de 2GB cada.

 

Você pode fazer sim o teste. Seu PC não precisa obrigatoriamente de 2 pentes para funcionar. Basta apenas você retirar um pente de memória e fazer o teste. Nesse caso você poderia fazer no seguinte esquema:

 

Pente de memória 1: Realizar o teste com apenas essa memória Sozinha em todos os Slot.

 

Pente de memória 2: Realizar o teste com apenas essa memória instalada, sem o pente de memória 1.

 

Ambos: Rodar o teste em Dual channel em todos os canais de memória. Com as duas juntas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, já se passaram quase 5 horas e o computador não reiniciou nenhuma vez, acho que o problema é no DIMM1 mesmo.

 

Parece que o log do windows tava certo...

 

Provavelmente o problema é no slot da placa mãe mesmo. Mas continue monitorando..... 5 horas ainda é muito pouco, mas ja é um avanço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...